Manta de crochê para bebê: 40 modelos, gráficos e receitas!


Sabe aquela história de que quando alguém anuncia que está esperando um baby, logo em seguida alguém da família já começa a tricotar?! Isso não é algo raro, e a técnica usada pode não ser exatamente o tricô, mas sim o crochê. Então, se você é essa pessoa que já prepara as agulhas para começar os trabalhos antes da chegada do baby, hoje tem modelos, gráficos e receitas de manta de crochê para bebê. Afinal, todo bebezinho precisa de algumas mantinhas, e nada mais delicado que uma peça feita a partir de um trabalho manual, como é o crochê.

modelos

 

 

Modelos de manta de crochê para bebê

Ponto conchinha

Para quem está procurando um tipo de ponto para a manta de crochê para bebê, uma das possibilidades de ponto é o modelo conchinha, que pode seguir a versão tradicional ou ser em relevo, deixando a mantinha com mais volume. Esse ponto lembra uma pequena concha e por isso recebe o nome de ponto conchinha

manta branca

Se você está em dúvida sobre qual cor fazer a manta de crochê para bebê ou ainda não sabe o sexo do baby, não tenha medo de se arriscar com uma mantinha branca. A cor é clássica e o resultado fica lindo! Neste modelo, a manta foi feita em pontos conchinha com relevo, e para o acabamento a aposta foi por um barrado simples e curto que dá a volta em toda a manta.

modelo amarelo com barrado

O laço de cetim deixa a manta delicada

Outro modelo feito em ponto concha é esta mantinha. Neste caso, a peça foi feita em uma tonalidade de amarelo clarinho e o ponto conchinha foi usado em todo o comprimento do cobertorzinho, enquanto o detalhe do acabamento nas bordas foi feito em outro ponto – segredo.

ponto concha com barrado ponto segredo

A tonalidade rosa claro é delicada

Entre as opções e modelos feitos em ponto conchinha, há essa opção de mantinha rosa. Assim como a versão anterior, este modelo é um mix de ponto concha e segredo e ainda tem o detalhe da fita de cetim que passa por todo o contorno da manta e dá um toque ainda mais delicado para a peça.

 

Mais fotos

conjunto crochê para bebê

O kit inclui manta, chapeuzinho e sapatinho

manta amarela e azul

O detalhe azul no barrado adiciona uma segunda cor para a mantinha

modelos ponto conchinha

Ponto segredo

O ponto segredo é um velho conhecido quando o assunto é fugir dos pontos clássicos do crochê. Esse tipo de ponto é caracterizado por espécies de argolas que são unidas e formam uma espécie de rede no trabalho. Para quem pretende usar esse tipo de ponto na manta de crochê para bebê, a dica é usar o estilo segredo apenas em detalhes, já que a abertura dos pontos não deixa a manta tão quentinha, e ainda pode fazer como que o baby enrosque os dedinhos no ponto.

ponto leque e segredo

Neste trabalho artesanal feito em crochê. a aposta foi de usar um ponto mais fechado ao longo da manta para bebê e usar o ponto segredo apenas como acabamento, como na barra. O resultado é um mix de pontos que dá um estilo lindo para a manta de crochê para bebê, e faz com a peça siga dois tipos diferentes de pontos em um só trabalho.

manta duas cores

O mix de rosa e branco é delicado

Neste modelo de manta para bebê o trabalho com crochê também valorizou esse mix de pontos usados em uma só peça. Como na versão anterior, aqui o ponto segredo foi usado como barrado da manta, e por ser um barrado mais largo, ganha bastante destaque. O resultado fica super harmônico e o ponto segredo combina com tantos outros estilos de pontos.

 

Mais fotos

modelo decorado com fita de cetim

A fita de cetim decora a peça

modelo branco e vermelho

O acabamento em fita vermelha dá destaque para a peça branca

modelo com flor de crochê

A flor de crochê é um detalhe a mais para a peça

ponto segredo

Ponto leque

Pelo nome já dá para se ter uma dica do estilo do ponto, não é?!  O ponto faz sim uma referência a leques de se abanar, e o formato do ponto lembra o leque aberto, por isso recebe esse nome.  Esse tipo de ponto costuma ser mais fechado e isso é ótimo, já que deixa a mantinha para bebê mais quentinha, e protege a criança do vento.

manta duas cores

Neste modelo que foi feito através de um duo de cores – lilás e branco – a peça foi toda feita em ponto leque. O resultado é uma graça, e a vantagem é que o trabalho e tipo de ponto fica lindo dos dois lados da manta, o que faz com que a peça possa ser usada  de qualquer um dos lados e sem ter avesso.

modelos manta bebê

Outra inspiração de manta de crochê para bebê são estes modelos. Aqui as peças foram feitas seguindo um mesmo estilo – ponto leque fechado por toda a peça e o barrado foi feito em ponto segredo. A mistura de dois pontos diferentes valoriza a peça e dá um estilo ainda mais bonito para o trabalho artesanal. Além disso, a escolha da linha também é algo importante, e neste caso a linha mais macia deixa a mantinha com mais volume.

 

Mais fotos

barrado manta

O barrado foi feito em ponto segredo

manta com fita de cetim

A fita de cetim decora a mantinha

modelo verde

O ponto leque maior também foi usado no barrado

modelos com ponto leque

De ursinho

Para quem quer seguir uma temática infantil na hora de fazer a manta de crochê para bebê, há algumas possibilidades, e uma delas é fazer ursinhos ao longo da peça. O personagem delicado é uma aposta ótima e deixa a mantinha uma graça e com jeitinho de criança.

manta com quadrados

Se você já se aventura entre os sapatinhos de crochê, uma das possibilidades é se aventurar entre as mantinhas temáticas para bebê. Neste modelo, o tema de ursinhos foi a escolha e manta segue a técnica de quadrados (square), que são feitos separadamente e depois unidos. Os quadrados foram decorados com flores e com ursinhos, que ganham um ponto de relevo e foram feitos em quadrados de diferentes cores, dando um toque colorido para a manta de crochê para bebê.

manta simples com ursos

Se você está em busca de um modelo mais simples com desenho de ursinhos, já pode se inspirar neste modelo. Para fazer a manta, a ideia foi de usar pontos estilo corretinha que se misturam entre abertos e fechados e formam o desenho de pequenos ursos ao longo do trabalho. O resultado fica uma graça e o barbante branco deixa a peça clean e ideal tanto para meninos, quanto para meninas; o que faz com que a peça seja unissex.

 

Mais fotos

modelo temático

Os ursinhos foram feitos em barbante mais escuro

modelo decorado com ursos

O barbante rosa foi a escolha para esse modelo

modelo colorido

O mix de cores deixa a mantinha colorida

modelo com ursinhos

Com flores

Outra opção de desenho para decorar a manta de crochê para bebê são as flores. O desenho delicado pode fazer parte da mantinha de diversas maneiras:

  • Ser feita a partir de pontos integrados e formar um desenho 2D;
  • Flores em relevo que se sobrepõe da mantinha;
  • Aplicação de flores de crochê sobre a manta.

modelo moderno

Se você está buscando inspiração de um modelo com desenho 2D, esse modelinho é ótimo. A peça foi feita com a composição das cores rosa e cinza, e o desenho de flores forma toda a mantinha. O resultado é uma graça e o desenho sem relevo também é destaque.

modelo com aplicação de flores

A opção aqui é um modelo de mantinha que tem as flores em relevo. Para fazer a peça, a aposta foi pela combinação de branco e amarelo, cores neutras e que combinam super bem. A técnica square (junção de quadrados) foi a escolha para formar a manta, que tem flores na parte central de cada quadrado. As flores foram feitas de barbante branco com o miolo amarelo, mantendo a combinação de cores usadas em toda a manta.

 

Mais fotos

flores em relevo

A mistura de cores suaves é delicada e alegre

modelo simples

As pequenas flores em crochê foram aplicadas sobre a peça

manta de barbante

O barbante branco deixa a peça clean

modelo com flores

Flores em cor de rosa decoram a peça

Como fazer passo a passo – gráfico e receita

Se você gostou das inspirações e trabalhos manuais para as mantinhas, separamos alguns tutoriais de como fazer manta de crochê para bebê; assim você pode colocar algumas ideias em prática.

modelo com gráfico

passo a passo gráfico e receita

como fazer

 

 

 

 

 

 

 

Agora que você já tem inspirações e ideias para a manta de crochê para bebê é só pegar as agulhas, separar o rolo de barbante e começar os trabalhos, afinal a mantinha precisa ficar pronta antes da chegada do baby!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *