Primeiro Banho do Bebê: O Que Você Precisa Saber!


Alguns bebês realmente amam a água, mas é um momento estranho e muito íntimo para depois da saída de um espaço seguro que é a barriga da mamãe. Para as marinheiras de primeira viagem existem algumas regras importantes a serem seguidas para um primeiro banho do bebê seguro, simples de serem cumpridas. Nunca deu um banho em um bebê? Não tem problema, nem todo mundo nasce sabendo, mas o instinto de proteção maternal é um guia excelente. É super simples de aprender e depois de quebrado o mito, você vai sentir como se tivesse feito isso a vida toda.

primeiro banho do bebê

Como dar o Primeiro Banho no Bebê

Organize todos os itens do banho – jamais o bebê deve ficar sozinho na banheira. Os bebês podem se afogar em menos de três centímetros de água e pode levar apenas alguns segundos para um bebê escorregar ou cair na água e ser indefeso, por isso mantenha sempre uma mão em apoio ao menos nos primeiros meses. O indicado é no primeiro banho sempre ter ajuda, nunca o fazer sozinho. Deixe tudo ao lado da banheira ou da sua área de banho e potes e tampas destampados para facilitar o acesso.

foto do bebê em seu primeiro banho
Temperatura da água – A temperatura de um banho para bebê perfeita está entre 37 graus C a 38 graus C, muito próxima da temperatura corporal. Se você não estiver usando um termômetro, uma maneira rápida de verificar é usar o cotovelo em vez de sua mão para medir a temperatura.

  • A água do banho deve estar confortavelmente quente, mas não muito. Coloque água fria primeiro e em seguida, adicione a água quente.
  • Misture o líquido com as mãos limpas para se certificar de que não existem quaisquer pontos quentes, reduzindo tanto o desconforto da criança como as chances de queimaduras. Um dos erros mais comuns é colocar o bebê primeiro e depois ir adicionando a água. Seria o inverso: primeiro prepare a banheira e nunca coloque seu bebê na banheira.
  • Cuidado com a água quente demais. Com a pele sensível, um bebê pode ficar com queimaduras de segundo e terceiro grau em apenas segundos na água muito quente.
  • A temperatura da água pode mudar rapidamente dependendo do clima de sua cidade, por isso você pode querer comprar um termômetro para verificar a temperatura correta, mas não é necessário. A sua pele é um bom medidor para saber se está tudo certo ou não.
  • Alguns termômetros também são um brinquedo divertido para a criança e tem até pequenos animais e você pode usar para distrair o pequeno morador novo da casa também.

Profundidade da água – recém-nascidos e bebês até seis meses de idade devem ter a banheira cheia em cerca de 13 centímetros de profundidade. Outra forma de medir é encher a banheira o suficiente para que seu bebê se instale na água com os ombros bem cobertos. Nunca encha mais do que a altura da cintura (na posição sentada) para os bebês mais velhos e crianças.

Quantos banhos por dia? – A mãe é quem decide. O banho pode ser um divertimento e intimidade para mãe e bebê e até um ritual relaxante, mas não exagere. O indicado é de dois s três banhos por dia durante o primeiro mês no máximo. Em alguns casos de crianças sensíveis pode ser indicado apenas cinco banhos por semana no máximo. Uma boa dica de rotina é começar a fazer do banho de parte de sua rotina de dormir, assim a criança dorme limpa e relaxada.

Como dar o primeiro banho do bebê? – Posicione o bebê na posição sentada na banheira já com a água. Segure-o firmemente nas costas com uma mão na parte de trás do seu pescoço e ombros. Sua outra mão deve ficar livre para banhar a criança, usar o sabonete e shampoo e esfregar as partes necessárias, sempre com movimentos delicados.

foto do bebê em seu primeiro banho na maternidade

Primeiro Banho do Bebê na Maternidade

Logo após o parto o bebê precisa se manter quente, então não deve  tomar um banho logo após ele nascer. Os enfermeiros são os responsáveis pelo primeiro banho da criança a seco, usando panos limpos e toalhas quentes. O primeiro banho deve acontecer apenas após duas de nascimento, mas também pode ser no segundo dia . No primeiro banho da maternidade a enfermeira deve ajudar e ensinar o passo a passo.

bebê tomando banho a seco
Os recém-nascidos podem perder o calor do corpo muito rapidamente, por isso o banho deve ser rápido e preciso e logo em seguida levar a criança para uma toalha limpa o mais breve possível. Deixe tudo organizado sempre que for dar banho ou fazer a limpeza na necessidade de troca de fraudas.

Ainda na maternidade, é bom verificar se o restante do cordão umbilical caiu e fazer a devida limpeza na área para evitar infecções. Seque com cuidado após o banho esta parte e faça o curativo se o medico indicar.

Algodão e frauda úmida – A mamãe pode dar a seu bebê um banho já no primeiro dia ou ainda usar algodão e uma frauda úmida ou esponja para fazer a limpeza nos primeiros dois dias. O indicado é começar na maternidade porque a mãe terá uma ajuda profissional para orientação de como fazer, principalmente em caso de primeira maternidade.

primeiro banho do bebê usando esponja
bebê tomando banho com esponja

Primeiro Banho do Bebê em Casa

Para a primeira semana de vida em casa nova pode ser indicado apenas um banho de esponja de bebê com um pano quente e úmido. Lave o rosto e as mãos da criança, limpe a área genital. A criança pode ficar em cima da cama forrada com uma frauda limpa ou manta ou em sua banheira, mas sempre com o apoio com a mão nas crianças.

primeiro banho na banheira
O banho de banheira é indicado apenas quando o cordão umbilical já caiu. Nos primeiros dias de vida ou primeiro mês, os pais podem usar usar a pia da cozinha ou uma pequena banheira de bebê de plástico em vez de uma banheira normal. Um dos acessórios mais usados é o ofurô.

Quanto tempo deve durar um banho de bebê? – Alguns bebês relaxam muito na água morna, então o banho pode durar um pouco mais se o clima não estiver muito frio e a criança dê sinais de contentamento. Outros choram durante todo o banho e para evitar que haja taquicardia, soluços e outros problemas, seja o mais breve possível.

Balde Ofurô para Bebê

A banheira para o bebê é um acessório para quando ele é um pouco maior e pode lidar bem com o espaço e a mãe também. Ainda pequeno uma dica legal é o ofurô para bebê, um pequeno balde criado apropriadamente para banhos de bebês. Os baldes já são usados para banhar recém nascidos há um tempo, apenas houve uma adaptação mais moderna e chique.

O modelo é comprado em lojas de produtos para bebê e como o fundo é pequeno, tem a vantagem de evitar que a criança deite-se e por não conseguir levantar, afogue-se.

Segundo os especialistas o ofurô tende a deixar o bebê mais calmo porque reproduz as condições do útero em posição e sensação de envolvimento da criança, sendo muito útil para aquelas crianças que não conseguem relaxar diante da água.
balde de ofurô para bebê
balde ofurô para primeiro banho do bebê


You may also like...

1 Response

  1. Janaina (Curitiba/Paraná) disse:

    Gostaría de saber como faço para encomendar lembrancinhas de nascimento??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *