ATIVIDADES DE ARTES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


Escolas modernas trabalham muito mais com atividades artísticas que com atividades decorativas de números e nomes. Tais atividades ajudam a melhorar a coordenação motora, são uma forma excelente de exercer o conhecimento sobre cores e objetos e ajudam as crianças a desenvolver um dos dons mais comuns de surgirem nos primeiros anos escolares: a pintura. Grandes gênios da pintura moderna foram descobertos ainda na educação infantil ou criaram prazer pela pintura em sala de aula. Vale a pena investir.

atividades de artes para sala de aula

Ideias de tarefas lúdicas

As primeiros anos de vida da criança também são cheios de descobertas e criatividade e as atividades de artes para educação infantil ajudam a desenvolver isso. Os pequenos querem colorir seu universo, como o vêem e mostrar suas preferências em cores e desenhos quando não podem em palavras ainda. O pedagogo alemão Friedrich Fröebel, um dos grandes nomes da educação na infância, foi o maior defensor de atividades artísticas em sala de aula como tarefa lúdica, bem como o incentivo ao uso do brinquedo pelos educadores para estimular o aprendizado. A escola precisa para ser atrativa sobretudo divertida e usar elementos do dia a dia da criança é essencial para potencializar o aprendizado, por isso o brinquedo é tão importante.

Aos nossos leitores educadores vale a pena destacar o quão é importante a vigilância constante em atividades de artes para sala de aula de acordo com cada faixa etária. Cuidado com as tintas e qualquer outro objeto que possa ser ingerido facilmente. Por mais que seja hipoalergênico, tais produtos podem fazer mal ao organismo sensível da criança. Cuidado é essencial.

Atividades de artes para educação infantil com tinta guache

A tinta guache é um dos materiais mais legais para se trabalhar em sala de aula. Como a criança domina pouco a coordenação motora, usando os dedos para pintar ela consegue fazer artes mais reais e se diverte muito mais. Há a versão para pintura com os dedos e também com pincel, depende do professor. O segredo é trabalhar com as duas em sala de aula e observar qual a criança lida melhor em sala de aula

  • Painel de mãos – nos primeiros anos de vida as crianças são verdadeiramente fascinados pelas formas humanas e as mãos são seu primeiro contato. A pintura das mãos para criar um mural é uma forma inteligente de criar uma atividade em sala de aula e não precisa de muito. Una algumas cartolinas juntas e uma vasilha de tinta e pronto: as crianças devem ir até o mural uma a uma e colocar a sua mão com tinta para fixar a sua forma, recebendo seu nome abaixo. Pode colocar em uma folha de papel também e deixar as crianças levarem para casa o formato de suas mãos.

    atividades de artes para educação infantil com tinta guache

    Mural com mãos

  • Pintura livre – não precisa de nada mais que as tintas em copinhos e folhas de papel. Pensando na sujeira, providencie alguns aventais ou que os papais enviem para a escola uma camiseta extra. Contudo, a tinta guache sai tranquilamente com água. As crianças devem ser convidadas a desenhar o que quiser, uma verdadeira pintura livre com folhas de papel em branco. Elas devem desenhar apenas um desenho por vez.
    Caso sinta-se seguro com seus alunos, que tal uma pintura temática? Pode ser apenas sobre o tema praia e o que se encontra por lá, ou família, escola, brinquedos, dentre outros. As crianças vão mostrar a sua visão do tema e devem ser estimuladas a isso, com diversos elogios independente se ficarem fiéis a imagem ou não. Elogios são a forma mais simples de incentivar em atividades artísticas.

    atividades de artes para educação infantil 4 anos

    Pintura livre

    atividades para aula de artes

  • Colorindo desenhos – uma forma simples de estimular o uso da tinta guache em sala de aula é as crianças colorirem ou completarem desenhos com a ponta dos dedos. No caso são usadas impressões e elas podem apenas terminar um desenho ou testar seus conhecimentos de cores, como todo céu precisa ser azul, o sol deve ser amarelo, dentre outras dicas dos professores.
    técnicas de artes para educação infantil

    atividades de artes para educação infantil 5 anos

    desenhar árvores

  • Pintura de cenário – que tal decorar a sala de aula com um novo cenário? As crianças podem ajudar a compor a pintura com tinta guache e alguns pincéis. Os educadores desenham o cenário e as crianças devem se manter nas margens pintando com as cores indicadas, devidamente orientadas. Elas vão se sentir participativas na decoração do espaço e com orgulho do seu trabalho ter uma finalidade real, um uso em sala de aula para todos verem.

    atividades de artes para educação infantil 4 anos

    Dicas para professores e educadores

Atividades de artes visuais na educação infantil

Atividades de artes visuais na educação infantil não precisam ser chatas e nem ao menos sem uso como pintar papel por pintar. O mais legal é ensinar aos pequenos a decorar objetos e eles podem levar para casa e dar a seus pais ou cuidadores. Você pode usar os mais diversos artigos em sala de aula sem oferecer perigo aos pequenos e criar arte para mostrar um resultado mais real, que eles realmente colocarão a mão na massa. Algumas dicas são:

  • Arte com macarrão – use os coloridos e do tipo furadinho. Você só precisa de cordão e já pode ensinar a meninos e meninas como criar um colar. O macarrão pode ser colado em papel para criar bonecos também ou apenas servir de base para colorir papel.
    modelos de atividades de artes
  • Arte em prato de papel – busque alguns elementos coloridos como tinta guache, talvez conchinhas do mar e barbantes com botões e ensine crianças a decorar prato de papelão. Elas podem dar a seus pais de presente ou você pode criar um mural legal em sala de aula por um tempo, próximo a reunião de pais e mestres para os pais apreciarem a arte também.

    atividades lídicas para educação infantil de 0 a 5 anos

    pratos enfeitados


You may also like...

2 Responses

  1. Rosangela disse:

    parabens pela criatividade adorei

  2. Natália disse:

    Me ajudou muito! Parabéns (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *