Atividades Independência do Brasil – Educação Infantil


A Independência do Brasil de sua colônia, Portugal, é comemorada no dia 7 de setembro no Brasil. Este foi um dia histórico para o nosso país, quando o então rei de Portugal e o Brasil D. Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga: ‘Independência ou Morte!’ e criou o país que hoje conhecemos, com autonomia política e econômica em suas decisões.

O processo foi um pouco mais lento que isso, com diversas ações do rei ao longo de anos até chegar ao limite de libertação, mas a data em si apenas comemora o grito de independência, um dos feriados nacionais mais importantes do Brasil e parte do calendário escolar. As atividades relacionadas ao tema devem ser trabalhadas em sala de aula uma semana antes da data. Algumas sugestões são:

Contação de história – toda criança acima dos três anos adora a contação de história, e os educadores podem usar isso a seu favor para trabalhar o tema em sala de aula. Em caso de ensino infantil abaixo dos cinco anos, os professores podem unir as salas e são os educadores responsáveis por dramatizar o tema com muita diversão e até fantasias para prender a atenção dos pequenos. Crianças próximas da alfabetização podem ajudar na contação da história fazendo sons ou encenando sem falas para não dificultar a atividade.
foto contação da história da independência
criança encenando o grito de independência
Ensinar o hino nacionala atividade é mais indicada às crianças até os sete anos. Elas podem não aprender o hino todo, mas vão curtir tentar cantar ao menos algumas partes e entrar na formação da escola para a comemoração da data. Os menores de cinco anos não entendem muito mais, mas você pode contar sobre o hino cantado antes de cada jogo de futebol, em festas e que é importante elas saberem porque conta um pouco da história de onde eles moram. Não cobre demais, mas pode mostrar a canção que muitos vão reconhecer, em especial de competições esportivas.

Sessão de cinema sobre a independência – logicamente você não consegue deixar as crianças assistindo a um filme inteiro, mas há desenhos educativos com personagens como a Turma da Mônica, Castelo Rá Tim Bum e outros que já falaram sobre o tema e você pode fazer um filme curtinho sobre o tema. Os educadores também podem bolar uma historinha e gravar para ensinar aos alunos sobre a data para mostrar em vídeo ao invés de um teatro ao vivo. Eles vão adorar a brincadeira!

Marionetes – contar a história com dramatização sobre o feriado é muito melhor e ideias legais são marionetes em eva, meia ou bonecos mesmo. Até uma caixa de papelão como cenário serve para divertir as crianças e como os educadores sabem, elas adoram bonecos. Pode-se vestir até brinquedos conhecidos como a Galinha Pintadinha com chapeuzinho e espada de Dom Pedro I.

Atividades sobre a Independência do Brasil com papel

Pintura do mural da independência – toda a sala pode se envolver na criação de um mural com uma imagem pintada pelas crianças. Cada estudante recebe um desenho para pintar como o Dom Pedro I, outra recebe cavalos e soldados e outra uma parte do rio. Os educadores são responsáveis por cotar e unir todas as imagens em um lindo mural para deixar em sala de aula, uma atividade em conjunto para ensinar sobre colaboração também e trabalho em equipe.

Pintura da bandeira do Brasil em mosaico – depois de comentar sobre a data, os alunos podem em conjunto formar a bandeira do Brasil. Cartolinas grandes serão a base e os alunos recebem lápis ou giz de cera e vão pintar pedaços de papel colorido ou receber cartolina colorida para cotar quadradinhos. Os professores ajudam no colar na cartolina e assim formar a bandeira e mostrar como é legal trabalhar em equipe.
mosaico da bandeira do Brasil
Chapéu de jornal – crianças precisam treinar a coordenação motora e nada melhor que dobrar papel para isso. Pode-se usar papel jornal ou outro tipo de material colorido para criar espadas e chapéus e dramatizar com brincadeiras o grito de independência. As crianças adoram voltar para a casa com a arte ou usar na rua e elas mesmas podem ser orientadas nas dobraduras passo a passo para ganhar o seu chapéu feito por ela mesma!
crianças usando chapéu e espadinhas de jornal
Bandeira do Brasil com bolinhas de papel crepom – para as crianças menores de cinco anos é mais fácil amassar bolinhas e colar no papel. A arte fica bacana e cada uma pode fazer a sua bandeira e levar para casa ou podem se unir e criar o mural de sala de aula para o tema.
crianças montando a bandeira do Brasil com papel crepom
bandeira do brasil já desenhada para a montagem de crepom
Qual a bandeira do Brasil? – cria um mural com diversas bandeiras de outros países e faça com que as crianças reconheçam a bandeira do nosso país, que não deve estar em destaque para que os pequenos aprendam mais e identifiquem corretamente. Pode-se contar um pouco sobre antes sobre as cores da bandeira e faça com que as crianças identifique os tons, o verde, o amarelo. Pode ser uma atividade para iniciar a aula sobre o Dia da Independência.

Atividades sobre a Independência do Brasil para Imprimir

Crianças adoram material que mexa com as mãos e sua imaginação, por isso tem muita coisa legal pronta online ou que o educador pode criar com desenhos e cópias online. Caso queira algumas sugestões, seguem umas bem simples e fáceis para crianças de três a seis anos..

Cortar a bandeira do brasil – a criança deve pintar a bandeira e depois, devidamente orientada, cortar e quem sabe colar em um palito de churrasco e levar a sua arte para casa.
bandeira do Brasil para recortar e colorir
Sacolinha da independência – duas folhas devem ser entregues a cada criança iguais. Elas devem pintar, depois orientadas a cortar e o educador cola as duas partes e monta a sacolinha. Pode preencher com um brinquedo ou doces para comemorar a data, o que vai deixar os menores bem mais felizes.sacola da independência para recortar e montar
Desenhos para colorir – para os menores de cinco anos o uso de giz de cera é o mais indicado. Você pode misturar os personagens ou desenhos entre os alunos para diferenciar e eles poderem mostrar um ao outro qual receberam. O uso de tinta aquarela ou tinta de dedo são bem legais, mas sempre com aventais e controlando a sujeira.
bandeira do Brasil para colorir

linda bandeira do Brasil para colorir


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *