ATIVIDADES RECREATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


No inicio da vida escolar é um pouco difícil adaptar a criançada a nova rotina, não é mesmo? Tudo é novo para elas, o ambiente, as pessoas, o fato de ter que acordar cedo ou não ter mais o cochilo da tarde, mas adapta-las a esse novo mundo pode não ser tão complicado assim quando relacionamos nossos objetivos com os seus interesses.  Crianças gostam de brincar, e na fase escolar esse desejo se intensifica. Por isso as atividades recreativas para educação infantil se fazem necessárias neste período, elas têm uma importância significativa na formação e desenvolvimento integral das crianças.

atividades recreativas para educação infantil 3 a 4 anos

As brincadeiras recreativas para educação infantil devem ter como objetivo desenvolver habilidades e capacidades das crianças nestes primeiros anos de vida, sendo assim nada melhor que fazer isso da forma que elas mais gostam, brincando.

3 a 4 anos

A partir dos 3 anos de idade, as crianças já conseguem interagir com grupos e é nesse período que elas desenvolvem sua identidade e vínculos afetivos com o mundo. No seu desenvolvimento as crianças tendem a imitar gestos e atitudes de quem os cerca, é importante que as brincadeiras ajudem-nas a criar seus traços específicos.

atividades lúdicas para educação infantil

Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a estes pequenos devem desenvolver habilidades especificas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e desenvolver a linguagem como forma de comunicação. Portanto, para um melhor desempenho, as atividades lúdicas para educação infantil podem prever algumas regras mais definidas.

Abaixo, deixarei algumas dicas de atividades de recreação educacional que tornarão o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos mais divertidos.

1 – CADA UM É DO SEU JEITO (Construção da identidade)

Esta atividade visa auxiliar a criança a construir a imagem do próprio corpo, além de trabalhar a auto-estima e auto-imagem.

MATERIAIS:

  • Papel Kraft
  • canetinhas hidrocor
  • fita adesiva
  • e tesoura

BRINCANDO:

Você irá pedir para cada criança deitar sobre uma folha de papel e em seguida irá desenhar a silhueta dela. Escreva o nome da criança e entregue a ela. Quando todos estiverem com suas folhas de papel peça que completem desenhando os olhos, o nariz, a boca, os cabelos, etc. Neste momento você pode incentivar a criança a observar o próprio corpo. Quando todos tiverem concluído os desenhos, cole-os lado a lado na parede e peça que eles observem o próprio desenho e o dos coleguinhas, neste momento você deverá estimular a observação, peça que comentem sobre as diferenças nos desenhos (como altura, por exemplo). Aproveite o momento dos comentários para conversar bastante com elas sobre as particularidades de cada uma.

brincadeiras recreativas para educação infantil

2 – MÚSICA

O objetivo desta atividade lúdica é estimular a criança a aprender a ouvir e prestar atenção aos sons.

MATERIAIS:

  • Aparelho de Som e CDs com músicas de ritmos variados.

COMO FAZER:

A forma de elaborar a atividade pode ser variada e fica a critério do professor ou orientador, porém a música deve ser o foco da atividade e não um pano de fundo. Ele deverá estimular as crianças a ouvir os sons presentes na música, como por exemplo, os sons dos instrumentos, dos animais, dos elementos da natureza, elas também podem acompanhar o som batendo palmas ritmicamente ou até mesmo cantando.

Se o professor ou orientador souber tocar algum instrumento musical ou cantar, ele pode propor as crianças que escrevam uma música juntos.

atividades de recreação para educação infantil em sala de aula

3 – CAMINHADA COMPANHEIRA

Esta brincadeira desenvolve a ideia da tolerância entre as crianças. Ela deve ser aplicada sempre que houver necessidade das crianças andarem juntas, como para ir a sala de aula, ao pátio, a quadra, etc.

COMO ORGANIZAR A ATIVIDADE RECREATIVA PARA CRIANÇAS:

O professor ou orientador deverá colocar as crianças em fila indiana. No inicio da atividade peça que coloquem uma das mãos sobre o ombro do coleguinha da frente para delimitar um espaço para os passos. Feito isso peça que tirem as mãos e sigam até o destino. A regra é, quem quiser correr ou andar mais rápido que as outras crianças deve se controlar e aguardar ou quem for mais lento precisa andar mais depressa. Se houver alguma criança com dificuldade de locomoção, os coleguinhas terão de esperá-lo.

 jogos e brincadeiras recreativas

 4 – CAIXINHA DAS SENSAÇÕES

A caixa das sensações visa trabalhar os sentidos das crianças, através das sensações que os objetos ali dentro colocados despertam nos pequenos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Caixa de papelão (pode ser de tênis) decorada pelo professor / orientador ou pelas próprias crianças.
  • Objetos variados como tampinhas, lixas, pedaços de pano ou algodão, botões, dentre outros.

COMO BRINCAR:

A caixa deverá ter um furo em cima na forma de círculo, onde as crianças colocarão a mão e outra abertura onde o professor / orientador colocará os objetos um por um, a fim de que as crianças, com a mão possam identificar o material.

Se não tiver uma caixa o orientador / professor pode estar vendando a criança.

atividades recreativas para sala de aula

5 – BOLA POR CIMA, BOLA POR BAIXO

Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, concentração e velocidade. Ótima brincadeira para crianças já com 4 anos de idade e pode ser usada tanto na aula de educação física quanto na sala (caso tenha espaço suficiente).

MATERIAIS:

  • Bolas

BRINCANDO:

O professor / orientador deve colocar os alunos em duas colunas, em fila indiana. Podendo dividir em equipes ou meninos versus meninas.

Ao primeiro sinal, que pode ser dado com um apito, o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça (com as duas mãos), até chegar ao último colega da fileira. Quando este pegar a bola, deverá correr até a frente da fileira e passar a bola por cima da cabeça, dando sequência a atividade.

Assim que todas as crianças completarem e o que iniciou a atividade voltar a ser o primeiro, o professor / orientador deve pedir que todas as crianças afastem as pernas e deem sequência a atividade, sendo que desta vez devem passar a bola por baixo, até que todos completem a tarefa.

Quando terminar esta sequência, a primeira criança deve passar a bola por cima da cabeça, e a segunda deve pegar a bola e passar por baixo das pernas, a terceira criança deve pegar a bola embaixo e passar por cima da cabeça, até que todos completem a tarefa.

atividades recreativas para crianças - educação física

6 – CORRIDA DO SACI

Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.

BRINCANDO:

O orientador / professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada, as crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma irá segurar uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.

Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão (sair da posição de saci) e ganhará ultrapassar a linha de chegada primeiro.

brincadeiras educativas para crianças


You may also like...

33 Responses

  1. manuelly disse:

    Queria mais dicas de brincadeiras minha turma e infantil também para datas comemorativas

  2. Josimar Cardoso da Silva disse:

    Gostei das dicas queria mais

  3. francidalva brito disse:

    Muito interessante essas atividades ludicas! Gostei muito… mas queria também dicas para datas comemorativas.

  4. Janice disse:

    Adorei as dicas, quero mais

  5. Elza disse:

    Adorei a forma como foi abordada e demonstrada as atividades

  6. maria do carmo de carvalho disse:

    adorei as dicas vou fazer com meus alunos

  7. Francisca das Chagas da Rocha Clemente disse:

    Adorei as brincadeiras ,simples e muito criativas.

  8. nathieli disse:

    muito bom !!!!!!!
    adorei….

  9. miria disse:

    Gostei das dicas vou inovar meu trabalho.
    Adoro coisas novas , simples e práticas que é possível trabalhar com as crianças…incrementar meu dia a dia.
    Ótimo um abraço!

  10. Luciomar Pereira da Silva disse:

    Olá estou iniciando como professor de Educação Física, pretendo trabalhar com maternal e primeiro e segundo período, gostei muito das sugestões obrigado.

  11. Ester disse:

    Excelente as sugestões de tarefas…obrigada.

  12. cicera disse:

    Boa noite!! Achei excelente as atividades,obrigada!!

  13. Dina Negreiros disse:

    Gostei muito
    Gostaria que postasse algumas brincadeiras p/ crianças de 7 a 9 anos.

  14. waldinea dias disse:

    Adorei todas as atividades e brincadeiras, estou iniciando este ano com educação infantil e achei muito do que preciso no site. Obrigada

  15. Lessandra disse:

    Nossa, vou aproveitar todas essas recreações. Obrigada, Lessandra ( Psicopedagoga Clínica ).

  16. Luciana disse:

    Olá mamães! Meus filhos ensinam uma atividade muito interessante para crianças. Assistam o vídeo e façam com seus filhos, eles vão adorar! Beijinhos da Sara e do Lucas
    Massinha diferente – https://youtu.be/A91xHDFvpho
    Massinha de modelar – https://youtu.be/b0woM3u_kdw

  17. Aline Samille disse:

    Adorei as dicas, faço curso de pedagógia, estou no 5 periodo, não tenho experiência de trablho, mais adoraria que você me passase mais dicas.

  18. Regiane disse:

    Estudo pedagogia estou iniciando meu estágio, mas apaixonada por educação infantil!
    Adorei as dicas.

  19. Magah Santana disse:

    Apesar de indicado para a Ed. Infantil pretendo aplicar as atividades propostas com os meus pequenos do primeiro ano. Certamente teremos inúmeras tardes de sexta bem divertidas. Parabéns pelo site e pelas dicas valiosas.

  20. Simone disse:

    Adorei essa atividade

  21. Maria Lucinete disse:

    Muito legal essas brincadeiras adorei todas

  22. Rosângela Remor disse:

    achei excelente as atividades sugeridas, parabéns

  23. Anderson Alves de Souza disse:

    muito legal essas atividades

  24. vandervania disse:

    gostei muito das atividades,gostaria se vcs puderes enviassem para mim neste email,agradeço.

  25. Carlos Amisse disse:

    muito legal ter a disposição estas atividades. Gostava de ter mais digas.

  26. pedrodeoliveira castro disse:

    eu proponho essas:
    – corrida de sacos
    – cabo de guerra
    – boliche

  27. Rosa disse:

    muito bom levar esse mundo de brincadeiras sadias p as crianças no mundo de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *