CANTINHO DA LEITURA: dicas, modelos e como fazer!


O cantinho da leitura é um espaço especial que além de fazer parte da decoração ainda é um grande incentivo para estimular as crianças desde pequenas a embarcarem no universo dos livros. E se você tem dúvidas de como montar este espaço, é só ficar de olho nas dicas do post.

 

Dicas para montar um cantinho da leitura

  • Claridade

É impossível querer estimular a leitura em um local com pouca iluminação, e isso pode ser até prejudicial para a visão. Então, na hora de escolher o espaço é ideal valorizar um ambiente que tenha boa luminosidade, e caso a entrada de luz não seja natural, a dica é investir em iluminação artificial com lâmpadas e luminárias.

 

  • Silêncio

O ato de ler exige concentração e para isso é preciso instalar esse espacinho em um local silencioso. Não dá para competir com a TV, então, fuja deste tipo de ambiente e escolha um local sem a interferência de barulhos e ruídos.

 

  • Estantes

Pensando no espaço da leitura infantil é preciso deixar tudo ao acesso das crianças, inclusive as prateleiras, afinal a ideia é que o ambiente seja projetado para que os pequenos possam ser estimulados. Para isso, coloque os livros em alturas que as crianças possam alcançar sem a necessidade de um adulto por perto.

 

  • Conforto

Não dá para passar muito tempo em um local desconfortável, e isso pode até desestimular o hábito de ler. Para incentivar, crie um ambiente com almofadas, sofás ou um colchãozinho. A ideia é que o local passe esse conforto desejado e que isso ajude a prolongar o tempo de leitura.

 

Modelos de cantinho de leitura

Em casa

decoração colorida

As prateleiras amarelas dão destaque ao ambiente

Olha que charme a decoração deste espaço para leitura. Aqui o cantinho esquecido do ambiente ganhou paredes decoradas em cinza e branco, almofadas tipo futon,  prateleiras baixas e repletas de literatura infantil, e um pendente rebaixado para aumentar a luminosidade do espaço.

quarto de menino

O papel de parede é delicado e suave

Aqui a inspiração é de um espaço criado no quarto infantil masculino. O espaço para estudos conta com uma escrivaninha, cadeira e uma estante de livros. A decoração deste cantinho segue as mesmas cores do restante do ambiente – branco, vermelho e azul.

decoração com papel

Nuvens feitas de papel colorido decoram o espaço

            Ah, e não é porque seu filho ainda não é alfabetizado que este espaço não possa existir. A leitura pode começar pelos pais ainda durante a gestação, e depois de algum tempo as crianças podem ser incentivadas a folhearem os livros e isso vai auxiliar no desenvolvimento e até no ato de incentivar a imaginação dos pequenos.

quarto infantil

A luminária na escrivaninha é ideal para deixar o espaço melhor iluminado

Uma ideia para criar um espaço infantil é fazer um cantinho de desenvolvimento como esta proposta. Aqui o espaço reúne escrivaninha, prateleiras com livros e materiais para desenhar. O ambiente decorado com cores vivas é estimulante para a criatividade.

decoração criativa

            A leitura tem a capacidade de mexer com o imaginário, e você pode dar um incentivo a mais criando um espaço como uma cabaninha. Assim a criança já vai se sentir em um espaço novo, que pode ser feito até mesmo dentro do quarto.

cabaninha criança

Quadrinhos com desenho da criança decoram a parede

Falando em cabaninha, neste projeto o quarto ganhou uma tenda super fofa com um colchão e várias almofadas, o que deixa o espaço bem aconchegante. Logo ao lado as prateleiras baixas com livros deixam tudo ao alcance das crianças.

decoração simples e barata

Se a ideia é fazer um cantinho da leitura barato esta inspiração é ótima. Para reproduzir a ideia é possível dar cor nova aos móveis e colocar algumas almofadas coloridas para complementar a decoração e o espaço já fica pronto.

decoração vão da escada

O vão embaixo da escada também é um ótimo espaço para transformar em uma biblioteca infantil. Aqui a ideia foi de usar um sofá futon com almofadas, valorizar a iluminação, colocar estante de nichos para os livros e usar um adesivo de parede para  decorar o ambiente.

decoração reaproveitamento

As capas de almofadas de crochê são tendência

Aqui a proposta foi investir na decoração com reaproveitamento. E para isso, os pallets foram pintados e com almofadas transformaram-se em um sofá no canto. Os caixotes de madeira também ganharam cor e novo uso, e foram transformados em estantes para livros.

decoração reciclagem

Os pneus foram pintados e ganharam cara nova

Mais uma ideia para decorar com reciclagem o quarto infantil, aqui o projeto transformou pneus velhos em poltronas para leitura. As almofadas deixam o espaço mais aconchegante e na parede há estantes com livros.

decoração rosa

O papel de parede listrado em rosa e branco é delicado

Se a ideia é ter um espaço criativo e aconchegante, não é preciso muito; e é exatamente isso que este projeto mostra. O puff já no cantinho do quarto é aconchegante e ótimo para sentar-se durante a leitura e ao lado a prateleira de livros deixa o espaço ainda mais acessível para as crianças.

 

Mais fotos

espaço infantil

decoração simples e fácil

A janela permite a entrada de luminosidade

livros infantis

No móvel, o abajur ajuda na luminosidade artificial

espaço para crianças

modelos em casa

nicho quarto infantil

A bancada de madeira é composta por várias cadeirinhas

biblioteca infantil em casa

Em sala de aula

            A estimulação também pode acontecer na escola, e com algumas ideias simples é possível transformar um cantinho da sala de aula em uma área aconchegante com livros e assentos.

 

decoração sala de aula

A parede foi decorada com EVA colorido

O cantinho da leitura simples é bem fácil de recriar. Faça um mural para definir que aquele espaço é destinado ao silêncio e a concentração e deixe várias almofadas disponíveis para que as crianças possam escolher onde vão sentar-se.

como usar caixotes de madeira

Mais uma ideia boa para criar este espaço em sala de aula é esta proposta. Aqui o tapete no chão delimita a área e deixa o ambiente aconchegante. Para completar, algumas almofadas e estantes e caixotes com livros.

sala de aula com livros

Puffs e almofadas compõem o espaço para as crianças

            Neste projeto o tapete de EVA recobre o chão e com algumas almofadas deixa o espaço confortável para os pequenos. Logo ao lado as estantes baixinhas e cheias de livro permitem que as crianças possam escolher o que vão ler.

estante de livros

A ideia deste espaço na sala de aula é de usar um tapete no chão para que as crianças não fiquem em contato direto com o piso frio, e as almofadas de centopeia deixam o lugar criativo e confortável.

 

Mais fotos

livros infantis

A parede foi decorada com a clássica história da Branca de Neve

sala de leitura

modelos para sala de aula

 

Como criar um cantinho da leitura – passo a passo

 

Agora que você já tem todas as dicas de cantinho da leitura, é hora de separar um espacinho e transformar o ambiente com as ideias do post para incentivar o desenvolvimento e conhecimento infantil.

 

 

 

 


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *