Filmes Educativos / Pedagógicos Infanto Juvenis


Usar o cinema como aprendizado ainda não faz parte de todas as escolas brasileiras, mas é uma das metodologias mais antigas em países como Estados Unidos, Inglaterra e França. O auxílio visual ajuda a prender a atenção de crianças e adolescentes, também sendo um diferencial em aulas ‘chatas’ ou sem muita capacidade de dramatização para deixar a aula mais interessante. Os filmes devem sempre ser selecionados pela faixa etária, assunto abordado em sala de aula e se sempre assistidos antes pelo educador para ter certeza de não haver cenas impróprias.assistir filmes em sala de aula

Avalie também em cada filme educativo a capacidade de narrativa. Muitos filmes são muito legais e criados com o intuito de serem usados em sala de aula, mas nem sempre bons o suficiente para deixar claro a disciplina.

Uma prévia do conteúdo ou aula dada antes é também uma boa pedida para ajudar ao aluno a apreender melhor o conhecimento ou entender a dramática em cena, isso falando em filmes para adolescentes.

Para quem quer começar a aplicar filmes em sala de aula, seguem algumas boas sugestões de obras a seguir.

 

Filmes para trabalhar em sala de aula de acordo com a idade

Para crianças de 5 a 7 anos

  • Mudar o mundo – o que uma criança precisa para ser feliz? Como é seu bem estar? Dos 6 aos 7 de idade ela entende muito bem seus direitos e deveres e esta animação deve ajudar a compreender melhor tais conceitos.
  • Pardinho –  quanto mais cedo ensinar-se aos pequenos como reciclar, a importância de não jogar lixo na rua melhor, mas é importante uma aula ilustrativa e divertida para as crianças curtirem bem mais os conceitos trabalhados em sala de aula. O filme em animação e com diversas continuações também ilustra conceitos legais sobre higiene pessoal e ajudar na limpeza do meio ambiente.
  • Tolerância – crianças as vezes são ansiosas demais, querem tudo naquele instante, e o filme pode ajudar a entender um pouco sobre como devemos agir e respeitar o espaço do outro.

O trabalho com educação infantil pode exigir personagens conhecidos do seu meio, por isso vale a pena uma garimpada em vídeos educativos de diversos desenhos animados como Mickey, Turma da Mônica, Peppa Pig, dentre outros.

Para crianças de 7 a 10 anos

filmes educativos para criancas

  • Wall-E – além de ser um famoso filme da Disney super divertido, Wall-E fala da importância do Planeta Terra, nossa principal morada, e como podemos acabar gordos e sem um lar por não cuidar do lixo de forma adequada. Mesmo sendo um filme para crianças, muitos adultos se impressionam com a dramaticidade do tema e da forma criativa como ele é abordado, além de ser dinâmico o suficiente para apreender a atenção dos pequenos por mais de uma hora. Um debate para discutir o tema em sala de aula é importante.
  • Procurando Nemo – a animação famosa da Disney tem um conceito simples a ser trabalhado em sala de aula: ecossistema, a vida marinha e cadeia alimentar. Faça as crianças verem com outros olhos os animais, o porquê o tubarão é tão nocivo e aproveite e explique um pouco mais sobre vida marinha.
  • Valente – o que você deseja nem sempre pode ser o melhor para você, como não ter família e ser uma pessoa sozinha e fazer o que quiser. É um ótimo filme para trabalhar sobre opinião, a importância da família na estrutura de uma pessoa e sentimentalismo, além de ser de linguagem fácil para crianças.

Para adolescentes 

  • filmes educativos para adolescentes
    HistóriaElizabeth – o drama de produção inglesa narra muito bem a história do reinado da principal rainha da Inglaterra, Elizabeth, a rainha virgem que assumiu o trono quase por acaso porque seu pai não deixou herdeiros. O mais importante a ser trabalhado em sala de aula é como ela rompe com a igreja católica e seu poderio para fundar uma igreja que ela conseguiria mandar, a protestante, o começo da igreja evangélica que conhecemos hoje.
  • LiteraturaSociedade dos Poetas Mortos – aprender em sala de aula pode ser divertido e a poesia, material obrigatório no ensino médio, é algo mais profundo que apenas versos. O final do filme não é dos melhores, mas os adolescentes vão curtir a ideia de um clube secreto, soltar a imaginação e entender as profundezas de um livro de literatura.
  • HistóriaGuerra de fogo – história pré história não é algo tão legal quanto ver como os primeiros seres humanos bípedes se comportavam. Este filme é apenas indicado para adolescentes e muito usados em escolas porque tem cenas de sexo, que devem ser orientadas pelo professor para compreender que a atividade grupal (uma mesma fêmea para diversos machos) era comum quando o homem vivia em bandos em busca de proteção e melhor organização.
  • HistóriaCarlota Joaquina, a Princesa do Brasil – outro filme clássico já visto em sala de aula até mesmo por nossos leitores do site pela forma simples de ensinar conhecimento sobre a vinda da Família Real para o Brasil. Use a obra quando estiver ensinando sobre o Brasil Colônia e as influências de Portugal no Brasil que temos até hoje.
  • HistóriaO Príncipe do Egito – é uma excelente animação para contar um pouco mais sobre a história do Egito e o começo das religiões. História antiga é um dos maiores conteúdos em sala de aula e vale a pena uma olhada com outra visão da obra, bem reprisada na TV mas não sem a explicação de um professor.
  • HistóriaA lista de Schindler – este é um dos filmes mais importantes sobre o Holocausto já produzidos no mundo, ganhador de diversos prêmios e uma verdadeira obra de arte. A obra foca na história de Oscar Schindler, um dos empresários que tentaram fazer a diferença e salvar vidas depois de perceber o que o nazismo realmente gostaria de fazer com os judeus.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *