15 JOGOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


Atividades em sala de aula da educação infantil precisam penetrar em seu mundo e sua linha de pensamento, por isso o uso de jogos e atividades educativas lúdicas são muito trabalhados entre professores e alunos e em alguns casos obrigatórios no programa escolar.jogos para atividade infantil

Não é fácil apreender alguns conhecimentos se o trabalho escolar não for atrativo para as crianças, por isso atividades fora do quadro e leitura e escrita são cruciais. Temos algumas sugestões de como trabalhar com os alunos a seguir.

Jogos pedagógicos para educação infantil

Aulas lúdicas em sala de aula tornam a experiência educacional da criança mais estimulante, educativa e atrativa.

Os pequenos possuem uma certa dificuldade de se apreender a uma aula apenas explicativa, mesmo com o melhor dos educadores, e atividades pedagógicas para educação infantil ajudam no aprendizado de forma simples.

Para trabalhar em sala de aula alguns jogos, são boas sugestões:jogos pedagogicos para aula

  • Jogo da memória gigante com animais – depois de uma aula sobre o nome dos animais, onde eles vivem e comem, imprima ou desenhe imagens em pares em tamanho maior e cole em cartolina ou emborrachado. Vire as fotos dos animais para baixo e peça para os alunos irem desvirando até achar os pares ou tornando a virar quando não for  o par. Cada aluno tem direito a duas desviradas e quando a foto surgir, pergunte a todos qual o nome do animal.
  • Quantas frutas tem aqui? – funciona com fotos ou mostrando os itens de qualquer tipo, como ‘quantas bolas tem aqui?’. Depois de ensinar sobre contagem e números às crianças, o educador deve perguntar quantos itens há na sua mão. A criança deve contar em seu tempo, sem pressa, sem estresse, apenas ir contando em seu tempo, podendo ser ajudada pelos colegas.
  • Qual a cor da fruta? – depois de uma aula sobre cores você pode ensinar sobre frutas também! Mostre os itens e pergunte alto em fotos e as crianças podem responder uma a uma para tentar ou perguntar coletivamente.
  • Pintando profissões – com lápis de cor ou lápis de cera as crianças podem receber imagens de profissões comuns, até mesmo que alguns dos pais exercem como médico, vendedor, bancário, dentre outras. Explique um pouco sobre cada uma delas antes de distribuir os desenhos para colorir.

Jogos matemáticos para educação infantil

Matemática começa a ser chato quando as crianças não tem estímulo correto ou união entre aprendizado e divertimento de uma forma adequada.

Com atividades recreativas e de ensino, pode ser uma atividade legal. Algumas sugestões são:

jogos matematicos na escola

  • Música, violão e matemático – educadores que sabem tocar um instrumento podem trazer a música para a sala de aula sempre que possível. As crianças adoram e se agitam, aprendendo também. Pode-se tocar uma canção conhecida e elaborar versos de soma, subtração ou ordem dos números ordinais. Versos simples, como “depois do 6 vem o…” e o aluno completa. Muitas escolas de outros países usam este método na educação de base para fixar a contagem dos números.
  • Busque no balde o numero correto – faça perguntas simples aos alunos como ‘quantos anos você tem?, ‘quantos cachorros há na sua casa?”, ‘quantas mães você tem?’. A resposta deve ser sempre com um número de 1 a 9. Faça os números em cartolina grande, deixe em um balde ou caixinha e a cada resposta, convide o aluno a ir buscar o número correto ao informado. Atividade para crianças de 3 a 6 anos, aprendendo sobre os números ordinais.
  • Figuras geométricas em eva – crie um grande quado com o nome das figuras geométricas e coloque no chão usando cartolina ou emborrachado. Crie as figuras em eva e convide os alunos um a um para colocar a figura no espaço correto. Pode fazer a atividade no mesmo dia que ensinar as figuras ou uma semana depois para revisar o conteúdo.

Jogos cooperativos para educação infantil

A regra básica é simples: todos os alunos devem se unir para trabalhar juntos. Ajuda as crianças a trabalhar a coletividade, o senso de união e entender que ajudar ao próximo por um bem comum vale a pena e todos vencem.

O educador, contudo, não deve cometer o erro de usar em sala de aula apenas jogos educativos. Os mais tímidos vão se esconder na atividade e o senso de liderança e desenvolvimento individual serão prejudicados.

Crianças também precisam aprender a competir, perder e ganhar saudavelmente, por isso outros trabalhos individualistas devem ser feitos em sala de aula. Algumas sugestões de jogos cooperativos para educação infantil são:

  • Quem me tocou? – um dos alunos deve ficar vendado ao centro. Outro estudante levanta, toca o aluno e o vendado deve adivinhar quem o tocou. Crianças adoram usar vendas e o mistério e devem curtir bastante a brincadeira, indicada para a faixa etária até seis anos.
  • Vamos montar uma casa? – O que tem em uma casa? O que há na sua casa? Coloque alguns brinquedos misturados de um lado da sala e um espaço para as crianças colocarem outros. Cada um deve levantar, selecionar um item e colocar na pilha ao lado o brinquedo correto de acordo com as coisas que tem em casa. O tema pode variar, como ‘o que levar para a praia?’, ‘o que podemos comprar no supermercado’, dentre outros. Os demais alunos devem ser questionados se o brinquedo escolhido está correto.
  • O que mudou na sala? – todos os alunos devem mudar de costas e esperar. Um dos estudantes é convidado a levantar, mudar um objeto de lugar com a ajuda do professor e depois de contar a 10, os demais se viram e tentam descobrir o que está mudado.

Jogos lúdicos para educação infantil

Jogos lúdicos nem sempre precisam ensinar alguma coisa, mas quando trabalhados em sala de aula, é necessário buscar conhecimentos de acordo com a faixa etária, estimular a participação coletiva, evita o excesso de competição e estimular a criatividade acima de tudo.

  • jogos educativos educacao infantilQuem come a maça primeiro? – pode ser uma outra fruta atrativa para as crianças, mas a maça é uma das mais indicadas pelos pediatras e os pais tendem a sempre inserir na dieta. Antes do lanche, no primeiro turno, os educadores devem dar a cada criança uma maça ou apenas quem quiser participar e eles devem comer até acabar. Busque maças pequenas e molinhas sempre e fale um pouco do quão saboroso e bom para o corpo é comer maça, assim as crianças aprendem um pouco sobre nutrição também.
  • Que animal eu sou? – corte figuras de animais, dobre e coloque em uma sacola. Cada aluno deve ir à frente do grupo, selecionar um papel e imitar o animal e os demais devem adivinhar. Quem responder certo primeiro ganha. O educador pode ficar ao lado dos mais tímidos e ajudar na imitação para descontrair a turma.
  • Que conto de fadas eu sou? – os educadores mais conhecidos do universo infantil devem fazer uma dramatização à frente da turma de um conto desconhecido.

Jogos online

O tempo em frente ao computador de uma criança pode ser muito mais produtivo com a ajuda de jogos online educativos.jogos pedagogicos em computador

Há uma série de sites que permitem direcionar o primeiro contato online com as crianças de forma educativa, aprendendo sobre números, cores, formação de palavras, dentre outros. Alguns sites interessantes:

  • http://www.jogosgratisparacriancas.com/ – a maior parte dos jogos são para crianças abaixo dos três anos ensinando a usar teclas simples e apenas clicar no mouse. Um dos mais divertidos para pequenos é o jogo do trem, no qual a criança apenas clica e mais uma carga é adicionada com música lúdica.
  • http://www.escolagames.com.br/ – aprenda a contar, conhecer cores e pintar cenários tudo online. Em alguns jogos é possível imprimir as fotos das artes criadas para a criança se orgulhar do seu trabalho.

You may also like...

1 Response

  1. Ieda disse:

    Amei aprender como trabalhar na educação infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *