BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL: 8 Ideias e Dicas


Uma coisa que não falta em festa infantil é diversão, mesmo se a festa estiver parada a criançada da um jeitinho de agitar, não é mesmo? Mas para não deixar a festa nas mãos da criançada e acabar virando um pega-pega, corre-corre ou grita-grita uma dica bem legal é criar atividades onde elas possam interagir e que você possa controlá-las, mas sem perder a diversão.

jogos e brincadeiras para festa infantil

 

Neste post vou apresentar a vocês 5 brincadeiras para festa infantil fáceis de fazer que vão entreter a criançada e torna a festa ainda mais divertida.

1 – Dança da cadeira

Uma das mais antigas e divertidas brincadeiras que não pode faltar em uma festa infantil, a dança da cadeira é uma ótima opção para crianças a partir dos 4 anos.

brincadeiras para festa infantil de 5 anos

 

Ela consiste em montar um circulo com cadeiras, onde as crianças deverão andar ao redor dela enquanto a música toca, no momento que a música para de tocar elas devem sentar nas cadeiras. Mas é ai que a brincadeira fica interessante, o número de cadeiras deve ser menor que o número de crianças, permitindo que uma delas fique sem a cadeira e é eliminada do jogo. A medida que uma criança sai, uma cadeira deve ser retirada. A brincadeira acaba quando restar apenas uma cadeira, e uma das duas crianças finalistas conseguir sentar ao final da música.

2 – Corrida de saco

Para a corrida de saco, é preciso um pouco de espaço onde as crianças possam executa-la sem esbarrar ou se misturar aos outros convidados. Os tombos são inevitáveis, por isso é importante ter uma superfície segura (grama, tapetes, etc.). Para uma melhor execução da brincadeira que depende de agilidade, velocidade e equilíbrio é recomendável que os participantes tenham no mínimo 7 anos.

brincadeiras para festa infantil de 7 e 8 anos

 

A corrida de saco precisa de um ponto de partida e um de chegada. Cada participante deve ter um saco (ou fronha) e entrar nele. Quando a partida for dada os participantes devem, pulando, cruzar a linha de chegada. Quem chegar primeiro vence a partida.

Você pode fazer disputa individual ou em equipe, meninos contra meninas, em duplas ou variadas, tudo irá depender da quantidade de crianças. Se o número for grande opte pela disputa de revezamento, aonde cada jogador que chegar do lado oposto do ponto de partida passa o saco para o parceiro de equipe que fará o percurso de volta, até que todos os participantes da equipe tenham concluído o percurso.

Dica: Você pode incrementar música a brincadeira para aniversário, sempre que for dada a largada você libera uma música agitada para empolga-las ou também, poderá formar torcidas para incentivá-los.

3 – Morto-Vivo ou Vivo-Morto

O morto vivo deve ser executada por crianças a partir dos 5 anos de idade, pois mexe com a coordenação motora e física e necessita de concentração  e agilidade. O interessante é que o líder da brincadeira não precisa ser necessariamente um adulto, mais uma criança mais velha ou que saiba dirigir a brincadeira para o aniversário.

brincadeiras para festa infantil de 5 anos

 

A criança ou adulto líder, que conduzirá a brincadeira deve ficar a frente do grupo para passar as instruções que devem ser obedecidas pelos demais jogadores.

Simples: Quando o líder disser a palavra: “Morto!”, os jogadores deverão agachar e permanecer assim. Quando o líder disser a palavra: “Vivo!”, todos deverão ficar em pé e permanecer assim até o próximo comando. Quem agachar enquanto o comando for “Vivo” ou vice-versa é eliminado. O jogo acaba quando sobrar apenas um participante e o vencedor será o próximo líder da brincadeira.

Dica: Você pode acelerar o intervalo de tempo dos comandos para aumentar o grau de dificuldade da brincadeira e vale lembrar que a sequência dos comandos não consiste apenas em “Morto! Vivo! Morto! Vivo!”, você pode altera-los, por exemplo: “Morto! Vivo! Vivo! Morto! Morto!”, isso irá confundir os participantes e exigirá ainda mais atenção deles.

4 – Cabo de Guerra

A brincadeira do cabo de guerra fará todas as crianças interagirem entre si, mas também gerará diversos tombos, por isso a ideia da superfície segura também está valendo aqui. A faixa etária recomendada é acima de 7 anos, pois a brincadeira irá exigir força, agilidade, coordenação motora e condicionamento físico dos participantes. Ela também é executada em equipes, o ideal é no mínimo quatro participantes para cada equipe.

brincadeiras para festa infantil 8 anos

 

Para começar você irá precisar de uma corda, marque o centro dela com um pedaço de pano, lenço ou uma fitinha, posicione-a sobre uma marcação no chão que pode ser feita com uma simples vareta, uma fita, giz ou pedaço de corda.

Em seguida divida as crianças em duas equipes sempre equilibrando em número e força. Cada equipe irá puxar uma das pontas da corda, mas atenção a primeira criança não deverá ficar perto do pano ou fitinha, deixe um espaço de cerca de 1,5 metro de corda livre. Dando o sinal de partida, a primeira equipe que conseguir puxar pelo menos uma das crianças da equipe adversária para frente da marcação central no chão será a equipe vencedora.

5 – Pequeno artista

A brincadeira do pequeno artista é ideal para crianças menores de 5 anos, pois a única habilidade que usará é a criatividade.

brincadeiras para festa infantil de 1 a 3 anos

 

Você pode preparar uma mesa com papel, lápis e canetinhas coloridas, fitinhas, cola, enfeites, massa de modelar, tintas e deixar que façam uma arte.

Você também pode criar um painel branco e pedir que elas criem um desenho, onde elas irão colar no painel quando finalizar.

Uma dica é utilizar moldes prontos para elas enfeitarem, a recompensa pela brincadeira pode ser a própria arte onde elas poderão levar para casa para presentear os pais.

Outras dicas e brincadeiras

A quantidade de brincadeiras infantis é enorme e fica difícil escolher uma só, em caso de aniversários alguns buffets contam com animadores, mas se fizer a festa em casa peça ajuda de um familiar para não deixar nenhuma criança sem diversão.

Além das brincadeiras que citei acima você pode optar pelas seguintes:

– Cantinho do bebê

Este não consiste em uma brincadeira, mas em um espaço de diversão para crianças de até 2 anos. É comum em festas infantis terem crianças de colo ou que não possam participar das recreações, neste caso uma dica ideal para dar diversão a estes pequenos é o cantinho do bebê.

Você pode adaptar um cantinho longe do espaço das crianças maiores, nele você deve preparar a superfície com um tapetinho colorido confortável e encher de brinquedos divertidos.

O cantinho do bebê também pode ter uma poltroninha ou puffe para as mães que precisarem amamentar ou tranquilizar os bebês agitados.

brincadeiras para bebes em aniversário

 

– Brincadeira da corrida do ovo na colher

Você irá precisar de: colheres, ovos cozidos (pintados ou decorados). Um ponto de partida e um de chegada. A faixa etária ideal é acima de 5 anos.

Como brincar: Simples. O participante deve colocar a ponta do cabo da colher na boca e equilibrar o ovo na mesma. Após o comando de partida, quem chegar ao final sem derrubar o ovo da colher, vence a brincadeira. Mas atenção, o participante não pode segurar a colher ou o ovo durante o percurso entre a linha de partida e a de chegada.

brincadeiras fáceis para festa infantil

 

– Dentro e fora

Você irá precisar de: Giz ou bambolês. Brincadeira ideal para crianças a partir dos 5 anos.

Como brincar: Neste caso você irá desenhar círculos no chão ou usar os bambolês. A regra dessa brincadeira é quase igual a do morto-vivo, precisa de um líder que citará os comandos. A diferença é que invés de “Morto! Vivo!” o líder irá dizer “Dentro! Fora!”. Quando ele disser “Dentro!”, os jogadores devem pular dentro do circulo, já quando ele disser “Fora!”, todos devem sair do circulo. O jogo termina quando restar apenas um participante.

ideias de brincadeiras para se fazer em aniversário infantil

 


You may also like...

3 Responses

  1. vic disse:

    que brincadeiras boa

  2. Marcus disse:

    As festas infantis são muito divertidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *