FESTA INFANTIL EM CASA: Como Fazer! Dicas e Ideias


Festas infantis em salões de festas estão se tornando cada vez mais comuns. Mas será que é preciso organizar algo fora de casa mesmo? Na verdade não. Bem ao estilo anos 80 e 90, quando festa infantil em casa era bastante popular e até a única opção pela ausência de casas de festa com preços bons e baixo custo, você pode sim organizar uma festa legal em casa para seu filho e os amiguinhos dele e arrasar!

festa infantil em casa simples

Como fazer uma festa infantil em casa

O primeiro passo é selecionar o lugar dispensado para a festa. Selecione os cômodos em que o evento vai acontecer, no geral o maior espaço possível. Pode ser uma sala de estar sem móveis, um terraço ou sua garagem. Observe a iluminação, se é um ambiente arejado e área para mesa de bolo e afins. O melhor local para uma festa em casa é um espaço de ao menos cinco metros de área, dependendo de sua lista de convidados e que todos possam ficar junto sem circular por outros ambientes como cozinha e os quartos. Se possível, tranque as portas para evitar a circulação.

E como organizar uma festa infantil em casa?

Selecionado o local, vamos ao que interessa: organização. Faça uma lista de tudo o que é necessário para o evento e comece a preparação ao menos 60 dias antes. Lembre: você está tomando conta de tudo, e precisa de organização antecipada para conseguir uma boa festa. Faça uma lista contendo os principais itens de uma festa infantil:

  • convite
  • bolo
  • doces e salgados
  • bebidas
  • pratos quentes (um ou dois)
  • atrações para as crianças
  • decoração
  • descartáveis
  • lembrancinha
  • sacolinha de doces
  • balões

Tema – Feita a lista do necessário, escolha agora um tema principal. Há diversas opções e observar mais fotos tanto em nosso site como em revistas e festas de amigo ajuda. Lojas de brinquedos ajudam a te posicionar no universo infantil dos personagens do momento, bem como lojas de produtos para festas caso seu filho não seja fã de nenhum personagem. Para tornar a festa infantil em casa interessante e mais prazerosa, levar em consideração o que a criança gosta é crucial.

Convite – hoje em dia é muito usada a versão virtual, mas tem que ter. Faça um convite legal e de acordo com o tema da festa, coloque em um envelope e entregue aos seus convidados ao menos 20 dias antes do evento. Lembre: eles precisam pensar na roupa, agendar o compromisso e colocar na agenda.O mais comum é colocar o convite em nome da criança e não em nome dos pais.

Itens de decoração – a decoração da festa infantil clássica precisa de um painel, objetos para colocar na mesa do bolo, balões coloridos ou de uma cor só (depende do tema) e arranjos para as mesas dos convidados. Toalhas e os demais itens entram na lista de anexos e podem vir ou não, depende de suas mesas. Tecidos para as paredes e outros espaços são dispensáveis dependendo do tipo de festa.decoração de festa infantil em casa como organizar uma festa infantil em casa

Descartáveis – pense em tudo o que for usado e em grande quantidade. São pratinhos, garfinhos para o bolo e muitos guardanapos, em especial porque crianças se sujam bastante e é preciso ter guardanapos nas mesas em grande quantidade. Todos podem ser coloridos pensando no tema da festa ou não, depende de sua pré disposição para comprar tudo. Os transparentes e neutros são mais indicados se você busca algo sem ligação com o tema.

Sacolinha de doces – alguns sugerem a sacolinha de doces como lembrancinha, mas pode ter os dois. A sacolinha, contudo, é a mais esperada pelos convidados mirins e não pode faltar. Pense em ao menos R$ 100 investidos em doces e pipocas, com brinquedos e algo legal para servir aos convidados. É preciso bastante variedade para servir algo bacana como chicletes, pirulitos e afins em uma sacolinha recheada com o tema da festa na embalagem. Quanto mais recheada a sacolinha melhor ainda!

Lembrancinhas – item essencial e pode ser feito dos mais diversos materiais. É algo para decorar mesmo e não anda sendo muito usado em sua versão em isopor, bem estilo anos 90. São boas dicas porta-retratos, porta recados, copos para crianças e afins. O que vale é a boa intenção de conseguir algo de acordo com o tema, criativo e que as crianças curtam mais do que os pais.

Atrações para crianças – uma festa infantil em casa precisa, acima de tudo, ser divertida. Para isso é preciso atrair as crianças. São boas dicas uma sessão de cinema em um espaço da casa com o desenho do momento, músicas infantis e quem sabe um local para desenho e brincar com massinha de modelar. Não precisa dispender uma grande área da casa para tudo isso, apenas confortável o suficiente para os pequenos se sentirem bem e poderem brincar sem se machucar.

festa infantil - o que servir

Bolo – para ocupar menos espaço, o bolo é a mesa decorada mesmo e os doces e salgados ficam na cozinha e já chegam em cestinhas ou pratinhos. O bolo é o ponto central da decoração, por isso deve ficar em local visível e pode ser partido. Como você está fazendo uma festa em casa, não pense em dois bolos, um para decorar e um para ser servido. Festas pequenas ou mais íntimas não precisam disso, fique com um apenas.

Doces e salgados de uma festa infantil em casa

Festinha de criança tem que ter docinho e salgado. A lista pode ser simples, mas precisa ter ao menos cinco tipos de cada. O que não pode faltar é brigadeiro para os doces, mas são bons complementos curtidos pelas crianças docinhos, como beijinho, doce com amendoim, surpresa de uva e afins.

Os salgados tradicionais são: empada, enroladinho, coxinha e bolinho de queijo, mas há uma lista hoje quase infinita de salgados para festa de aniversário dos mais diversos tipos. Selecione ao menos cinco tipos e pensando em uma quantidade de cinco para cada convidado de cada tipo para não pecar pela falta. Excesso não tem problema, sempre há quem leve para casa ou você mesmo vai curtir por dias salgadinhos saborosos para lanches.

Há ainda o prato quente, que seria um estrogonofe ou salpicão ou o que você quiser. Como se trata de crianças, é indicado algo com frango ou carne porque os casos de alergia são mais comuns em menores de 10 anos. E nem todos os convidados podem curtir crustáceos e os demais frutos do mar. Um prato simples. Anda fazendo muito sucesso servir crepe ao invés de um prato quente, mas os custos de um bifê de crepe são bem mais elevados.

Bebidas entram nessa categoria de comes e bebes e ai fica bem a escolha dos donos da festa. Refrigerantes e sucos são uma boa dica se tratando de festa com criança, mas bebidas alcoólicas são opcional. Como é algo para parentes e amigos, pode sim ter algumas bebidas caso queiram alongar a festa para mais tarde.

Festa infantil em casa gastando pouco

Uma festa infantil em casa simples, gastando pouco, é possível sim e é o modelo mais adotado pelos pais brasileiros. No geral eles pensam em festas em festa grande para aniversários de 1 ano e cinco anos, as demais algo mais íntimo e sem tantos gastos. E mesmo assim leve em consideração que são diversos itens, por isso é preciso dispender ao menos R$ 300,00 para um evento legal.

São boas dicas para economizar fazendo você mesma tudo o que for possível, como os doces, comprar você mesmo em depósito ou atacadão de bebidas para ter custos mais baixos. Pode ainda elaborar a decoração com itens simples e até de reciclados, fica com sua criatividade. Os custos são reduzidos quanto você não contrata mão de obra para as bolas e artigos afins.

Confira o video abaixo para mais dicas e ideias bacanas:


You may also like...

2 Responses

  1. Adriana Santos disse:

    Boa tarde,

    Estou planejando uma festa (pequena) para meu sobrinho (irá completar 8 anos) em casa mesmo, no entanto o espaço é bem pequeno (terraço e garagem). Como posso utilizar esses espaços? Grata!

  2. Larissa manoela disse:

    E muito boas as dicas de como fazer o aniversário e de todos os outros comentários para aniversário de todos os dias em fim as fotos da fotos de ficou muito bonito as fotos todas foi bonitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *