Festa Infantil SAUDÁVEL: Como fazer e o que servir!


Não é apenas uma questão de estarmos em uma onda de dietas saudáveis para crianças, mas melhorar o cardápio da uma festa infantil para alimentos menos ricos em gordura, açúcar e carboidrato é também melhorar a alimentação das crianças. Nem toda festa necessita ser recheada de guloseimas apetitosas no olhar e no sabor mas repleta de itens nocivos ao organismo. Poder ser igualmente deliciosa e positiva em valor nutricional. Um festa infantil saudável é possível e vai agradar tanto a pais como aos pequenos.

festa infantil com cardapio natural

Quando se chega em uma festinha de criança não há como resistir a tantos doces, não é mesmo? Contudo, a maior parte dos itens tão queridos nos anos 80 e 90 nos aniversários são na verdade uma bomba de itens não agradáveis ao organismo, em especial o infantil. O brigadeiro tradicional, por exemplo, tem em média 58 calorias, e sabemos o quanto crianças os amam e comem de cinco a seis desses em uma festa ou mais, não é mesmo? São mais de 300 calorias em apenas um único doce, tudo transformando em energia. Não é à toa tantas crianças correndo por horas e implorando para não ir embora. O brigadeiro branco pode ser ainda pior, contendo em média 77 calorias. E ainda vem o bolo, salgados e refrigerantes.

A proposta de uma festa infantil saudável é um cardápio simples, com alimentos do dia a dia mas incrementados visualmente. Criança come muito mais pelo visual que pelo sabor em si e isso já foi atestado em diversas pequisas.

Elas são atraídas por cores, tons e também sabor. E frutas e legumes são agradáveis, podendo até deixar as crianças mais calmas e proporcionar uma mudança na dieta. É muito comum após festas infantis pequenos passando mal por terem comido demais de doces e isso pode ser evitado com um cardápio melhorado, ajudando também a manter o peso em dia. A obesidade infantil é um dos maiores problemas hoje da Organização Mundial de Saúde, podendo ser tratada facilmente com uma reeducação alimentar simples.

Cardápio de festa infantil saudável

E o que servir? Temos algumas sugestões a seguir:

Sucos naturais – os sucos são saudáveis e hoje estão muito mais presentes na dieta infantil que nos anos 90. As frutas são saborosas e são uma alternativa comum aos refrigerantes, repletos de calorias. Também ajudam a hidratar, mas é importante ser um suco natural sem açúcar com o mínimo de adoçante possível. Escolha sucos conhecidos, o mais tradicional e presente na dieta infantil é o suco de laranja, mas muitas gostam de limão, maça e caju. Sirva copos coloridos e criativos e as crianças vão amar!

sucos naturais para festa infantil

Salada de frutas – anda fazendo sucesso até nas festas de adultos e são uma ótima dica para servir para crianças. Com mel natural e potes divertidos elas vão amar, sem contar que alimenta muito bem como entrada. Claro, nada de frutas exóticas.

Festa infantil com salada de fruta

Dicas de pratos para festa infantil saudavel

Espetinho para festa infantil – o visual é tudo para uma criança, por isso pratos criativos chamam a atenção. Por que não espetinhos com frutas conhecidas? Algumas festas servem com chocolate, o fondue, mas não é o ideal se estamos querendo cortar o doce, não é mesmo? Mas um ou outro tudo bem.

Que frutas servir em festa infantilComo decorar festa infantil com frutas

Mini pães integrais – corte o pão de trigo normal por mini pão integral ou biscoitos com sabores diversos. Pode ser o seu pão de sanduíche também ao invés do cachorro quente tradicional. A massa integral serve também como dica para outros salgados da festa como bolinhos de queijo e pastéis.

pao saudavel para festa de crianca

Gelatina saudável – modifique alguns ingredientes ou encontre online receitas legais de gelatina sem tantas calorias e doce, mas sempre colorida para atrair o olhar infantil. Usar suco na receita é uma boa dica também, conseguindo a consistência com gelatina incolor.

Servir gelatina em festa de aniversário infantil

Doce de banana – não é trocar o brigadeiro, mas é um complemento legal e com diversas receitas disponíveis para ficar igualmente doce sem tanto açúcar, além de ser uma fruta conhecida pelo paladar das crianças. Pode ser feito de casca de banana também e até as mães vão querer a receita para levar para casa.

Doces saudáveis para festa infantil

Torta de legumes – ao invés de um pastelão de frango ou algo pesado, pegue uma receita mais leve, esta seria a ideal e bem fácil de fazer. Seria o prato salgado da festa, o mais rico em detalhes e uma receita bem vegetariana também.

torta saudavel para festas

Sanduiche natural – faz parte dos lanchinhos para alimentar em alternativa ao cachorro quente. Uma dica legal é criar formatos diferentes de acordo com o tema da festa, como de animais, ursos, personagens de filme, dentre outras ideias bacanas. Use a imaginação e entre na onda do infantil!

Salgados saudáveis para festa infantil - sanduíche

Iogurte – a maior parte dos pais introduz desde cedo Danoninhos e outros iogurtes famosos na dieta porque são realmente nutritivos, e você pode aproveitar a onda e colocar em lindos potes em sua festa. Fica legal na mesa e as crianças vão curtir receitas com cores diferenciadas do rosa tradicional.

E então, gostou das sugestões? Deixe um comentário!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *