INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL: Tudo Sobre!


O corpo humano foi biologicamente projeto para gerar vidas, sendo as mulheres as responsáveis por cuidar da nova vida enquanto ela está sendo gerada e eles por enviarem seus gametas para ajudar na formação. É um trabalho conjunto entre homens e mulheres e naturalmente acontece. Mas quando algo dá errado na natureza, a medicina avança e para isso existe a inseminação artificial.

o que e inseminacao artificial

O que é inseminação artificial e como funciona?

A inseminação artificial é o método médico de fertilização em que o esperma é colocado na mulher por meio de intervenção médica, mas não cirúrgica. Não há cortes e não há dor, apenas aparelhagem usada de tecnologia. O esperma é colocado no óvulo da mulher dentro do útero, facilitando o processo de união e assim formando o gameta, que dará origem ao fato e posterior gestação.

O passo a passo da inseminação artificial é bem simples de entender.

  1. Começa com o homem coletando amostras de esperma para serem inseridos na mulher. O processo de coleta do sêmen masculino é feito por meio de masturbação, geralmente em laboratório e colocado em potes e conservado em temperatura baixa para manter a amostra viva e apta para engravidar. O homem pode ir quando quiser fazer a coleta depois de iniciado o tratamento feminino, nunca muito tempo antes. Quanto mais próximo ao dia de ovulação for melhor.inseminacao artificial passo a passo
  2. Na mulher começa-se um tratamento para estimular a ovulação com medicamentos via oral ou por injeções durante ao 20 dias, quando começar seu ciclo menstrual. Quando ela já estiver ovulando, deve ir até um laboratório para fazer o procedimento.
  3. Deitada, a mulher recebe um bico de pato para abertura do canal vaginal até o útero e por meio de um tubo os espermas são inseridos diretamente no útero, especificamente no óvulo.
  4. A ovulação é acompanha por meio de ultrassons para saber se o medicamento está dando certo ou não.
  • Todo o processo de colocação é acompanhado por ultrassom para ser feito corretamente.
  • Depois de acabado o procedimento, deve ser feito um teste de gravidez e se for tudo bem sucedido, já mostrará positivo em ate 12 horas.
  • Não há dor e a mulher já pode ir para casa sem qualquer problema.
  • A inseminação em si pode ser feita em laboratório ou hospital, desde que seja em ambiente estéril e as amostras de esperma estejam nele. O mais comum no Brasil é ser um procedimento hospitalar.

 

Quem pode fazer inseminação artificial?

Inseminação artificial é um tratamento para quem não consegue engravidar por causas naturais e por isso as tentativas em casa devem ser feitas antes para se saber se há chances sem a necessidade do método de verdade.

As indicações são de esperma lento ou sem movimentação, o que não o faz chegar ao óvulo para fecundação, endometriose ou quando as tentativas de fertilização natural não andam dando certo sem motivo aparente. As vezes simplesmente a natureza não anda fazendo a sua parte e não há doenças, para isso existe a medicina para dar uma forcinha.inseminacao artificial como faz

A orientação de quem deve fazer ou não é feita por um médico. Depois de acompanhamento em clínica e notar alguma dificuldade não encontrada de engravidar, são solicitados exames para saber se o problema é mesmo solucionável com o inseminar ou não. Pode não ser, caso de óvulos inférteis e esperma sem capacidade de reprodução.

Pré requisitos para a inseminação artificial

  • Para os homens o mais importante é estar em abstinência sexual de ao menos cinco dias na coleta, e isso é tanto para atos com parceiros como em masturbação. Estresse e calor na região genital também pode alterar a saúde do esperma, por isso devem ser evitados.
  • Para a mulher vale toda a preparação de uma gestação saudável, como peso em dia, abandonar o cigarro e bebida caso seja adepta, vacinas corretas e sem usar suplementos com ácido fólico.
  • O mais indicado é que as futuras mães passem por um check up concreto e levem uma indicação médica de estarem aptas para engravidar antes de realizar o procedimento.inseminacao artificial como funciona
  • Vale informar que fertilização artificial e in vitro são processos diferentes. Na In Vitro, esperma e óvulo são fecundados em laboratórios com ajuda de microscópio e só depois inseridos no corpo da mulher. Na artificial é dentro do corpo, por isso é conhecida também como fertilização uterina.

Quanto custa uma inseminação artificial?

O método tem custos elevados e não é garantido, pois diversos fatores biológicos podem alterar. A taxa de sucesso é de cerca de 20% das aplicações gerarem gravidez, um número considerado baixo para o custo. O corpo médico concorda em sugerir o tratamento apenas em casos necessários e duas tentativas. Caso não resulte em gravidez, deve ser estudado o método de fertilização in vitro.

O preço da inseminação artificial vai de R$ 1.500 a R$ 4 mil, variando de acordo com a clínica, médico e também cidades e regiões. A fama do médico pode ser um medidor de preços, mas não não significa que o mais barato é ruim, é uma questão de variáveis até mesmo se o tratamento é novo na cidade e quer chamar mais clientes ou não.

Inseminação artificial gratuita – Existe? Como conseguir?

Para alegria de alguns casais como sonho de ser pais, existe inseminação artificial gratuita oferecida pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Infelizmente apenas nove hospitais em todo o Brasil oferecem o serviço com uma enorme fila de espera. Mas como é um procedimento rápido, dá para conseguir uma vaga em menos de um ano.

gravidez por inseminacao artificial

Os hospitais que realizam o procedimento gratuito são:

  • Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Hospital Materno Infantil de Brasília
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre
  • Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Centro de Referência da Saúde da Mulher São Paulo
  • Pérola Byington; Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP)
  • Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira em Recife (PE).

A boa notícia é haver projetos do Ministério da Saúde para muito em breve esse número seja quintuplicado nos próximos dois anos.

Para conseguir a inseminação gratuita é preciso procurar algum dos locais e começar a consulta com o ginecologista e obstetra do hospital. Depois de consulta e avaliação do caso, será feito o tratamento sem qualquer custo.


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *