O QUE GRÁVIDA NÃO PODE FAZER: mitos e verdades


Anunciar a vinda de um bebê é um momento lindo, mas ao mesmo tempo que você avisa da novidade, começam também as opiniões e recomendações sobre o que grávida não pode fazer. A verdade é que são tantos mitos e verdades, que a futura mamãe chega a ficar perdida em meio a tantos comentários, e para solucionar todas as dúvidas e esclarecer tudinho, o post de hoje traz as respostas verdadeiras sobre o que pode ou não ser feito.

dúvidas grávida

 

Grávida pode pintar o cabelo?

pintar o cabelo

As luvas protegem o contato da tinta diretamente com a pele

Esta é uma pergunta comum para as mamães que não abrem mão de retocar a raiz, e infelizmente ainda é uma pergunta difícil de responder, uma vez que muitas e muitas pesquisas ainda são feitas para discutir sobre o assunto.

No entanto, alguns médicos defendem que pode sim pintar, mas isso com algumas recomendações:

  • Evitar a pintura durante o primeiro trimestre, uma vez que esse período da gestação é mais delicado;
  • Analisar a composição da tinta e evitar produtos que contenham com substância amônia;
  • Procurar salões que tenham boa ventilação e profissionais qualificados;
  • Caso a pintura seja feita em casa, jamais dispense o uso de luvas.

 

Uma alternativa para disfarçar os fios crescendo com outra cor ou até branquinhos é utilizar tonalizantes, que podem ser até aqueles tipo shampoo.

 

Pode fazer luzes e descolorir o cabelo?

luzes

Evite deixar a tinta muito próxima da raiz

Luzes: essa é uma das melhores opções para as futuras mamães que gostam de mudar a cor dos fios. Ao fazer luzes há menor contato da tintura com o couro cabeludo, e consequentemente, menor absorção da tinta pela pele. Sendo assim, a técnica é até mais segura que pintar todos os fios; no entanto é preciso respeitar o prazo das 12 semanas (primeiro trimestre), já que este é um período de formação da criança.

Descolorir: há duas maneiras de descolorir – água oxigenada e pós descolorantes – a mais indicada é usar água oxigenada, mas também pode utilizar os pós, neste caso, o ideal é que o pozinho seja manuseado por um profissional para a gestante não ficar inalando. Evitar que o produto fique muito tempo aplicado próximo da raiz é ideal e a regra do primeiro trimestre permanece.

 

Gestantes podem descolorir pelos do corpo?

descolorir os pelos

Deixar os pelinhos claros ou fazer o tradicional banho de lua não é uma técnica recomendada durante toda a gestação. O fato é que muitos produtos usados para descolorir os pelinhos são compostos por amônia, que é tóxica.

A aplicação no corpo se dá diretamente com a pele e há possibilidade de produtos tóxicos serem absorvidos e entrarem na corrente sanguínea, colocando até mesmo a saúde do bebê em risco. Então, não custa nada esperar um tempinho ou recorrer a técnicas caseiras para clarear os pelinhos em casa.

            A dica é fazer um chá de camomila e passar sobre a pele, depois é só ficar alguns minutinhos no sol (nada de exageros) e enxaguar. A má notícia é que essa técnica só funciona melhor com quem já tem os fios mais claros.

 

Grávida pode fazer progressiva?

alisamento

            Essa pergunta é bem complicadinha, e o ideal é sempre buscar orientações do seu médico, afinal cada gestação é diferente.

Para não deixar você sem resposta, vamos dar um parecer geral, mas antes de correr para o salão, fale com o seu médico.

Atualmente existem inúmeras técnicas de alisamento dos fios, e algumas até prometem ser totalmente naturais, mas é sempre recomendadíssimo ler os compostos do produto. As substâncias como amônia e formol (a quantidade de 0,2% é permitida pela Anvisa) são tóxicas e devem ser evitadas, já que o item vai ficar muito tempo em contato com o couro cabeludo e depois ainda pode formar aquela típica fumaça na hora de secar e que é inalada.

Caso o seu médico autorize o procedimento, certifique-se de que o salão é confiável e que não adiciona outros elementos na composição, e inclusive aumente a quantidade de formol, o que é proibido pela Anvisa.

 

 

Grávida pode fazer tatuagem?

grávida tatuada

Se você fez tatuagem sem saber que estava grávida, avise o seu médico

            Futuras mamães segurem a vontade, e aguardem a chegada do baby!

A técnica de tatuagem não é recomendada a gestantes, já que implicam em vários riscos para a saúde da mamãe e do bebê, alguns desses riscos são:

  1. Possibilidade de ser contaminada por conta da agulha não esterilizada, trazendo riscos de contaminação da mãe e da criança por hepatite B ou C, HIV, entre outros vírus;
  2. A falta de informação sobre os compostos da tinta também podem ser um agravante para a saúde;
  3. Possibilidade da mãe não ter uma boa cicatrização e deixar a pele mais exposta a contaminações;
  4. A pele pode estar esticada durante a gravidez, e depois do parto a elasticidade volta ao normal e pode deixar o desenho deformado.

 

Agora se sua dúvida é em relação a tatuagem de henna, além da vantagem de serem temporárias, se a composição for de henna pura, é possível fazer o desenho sim.

 

 

Pode fazer academia/ pegar peso/ malhar?

exercícios gravidez

Sempre faça exercícios com a orientação de um profissional

Se você já praticava este tipo de exercício antes da gravidez, é possível que possa continuar as atividades sim, mas sempre com autorização médica.  No entanto, se você não é uma atleta de carteirinha, a gestação não é o melhor período para adotar práticas mais puxadas, e neste caso a dica é optar por exercícios moderados.

Para as futuras mamães que já iam para a academia, essa prática pode continuar, mas é recomendado diminuir um pouco o peso, e ao sinal de qualquer mal-estar dar uma sentada e respirar.

As roupas adequadas e leves também ajudam a deixar a atividade mais prazerosa e até mais fácil, e mais do que nunca, as mamães devem manter a alimentação regular (a cada 3 horas), evitar jejum antes de ir para a academia, e hidratar-se muito.

 

 

Pode fazer caminhada, correr e dançar?

atividades físicas

            Os exercícios físicos são importante durante toda a vida, mas na gestação eles ganham ainda mais destaque, já que ajudam desde o fortalecimento da musculatura, respiração e até no momento do parto, então adote a prática para vida e deixe o sedentarismo de lado.

  • Caminhada: atividade recomendadíssima durante a formação do bebê. A ideia é andar distâncias regulares, e nada de querer percorrer uma maratona andando. Até as mamães que ainda não praticam nenhuma atividade podem passar a fazer caminhadas frequentes.
  • Corrida: aqui vai um alerta, já que a prática pode ser um pouco arriscada. Para quem ainda não pratica a ativiadae, melhor deixar esse exercício de lado e recorrer a outras possibilidades. Já as mamães que correm, é preciso alertar que o sobrepeso da gravidez junto as articulações que vão ficando frouxas (preparação do corpo para o parto) podem causar dores e até lesões; ainda é preciso estar atenta a ruas esburacadas que podem causar acidentes e até ao desequilíbrio na esteira. Então, a dica é adotar esportes menos impactantes ou recorrer a orientação médica.
  • Dança: liberadíssimo! Dançar deixa a gente mais feliz e libera substâncias ótimas no organismo, e não é diferente com as gestantes. Então, a atividade está liberada, desde que não seja uma dança de muito impacto, e que respeite os limites da futura mãe.

 

Pode ir a praia e entrar na piscina?

grávida praia

Não esqueça de passar protetor solar

A água pode ser uma ótima escolha para as mamães se exercitarem, mas alguns cuidados são necessários em cada caso.

  • Praia: evite locais com muitas ondas, e inclusive evite o choque dessas diretamente com a barriga para não formar lesões, neste caso a indicação é virar de costas caso a onda esteja vindo em direção a mãe.
  • Piscina: mais tranquila que a praia, mas também exige cuidados, como evitar a entrada de barriga através de saltos e qualquer outras atividade que entrada seja através do pulo.

 

Em ambos os casos é preciso respeitar os limites de altura da água e de preferencia estar acompanhada. Ginecologistas também indicam trocar o biquíni por uma peça seca assim que sair da água, para evitar a formação de bactérias nas áreas íntimas das mulheres.

 

 

Grávida pode viajar de avião?

grávida avião

            Pode, mas isso depende da empresa, da sua gestação e do período em que está da gravidez!

Durante o primeiro e segundo trimestre (até 27 semanas) as viagens podem ser feitas normalmente, desde que seu médico esteja de acordo. A partir do terceiro trimestre, é preciso verificar a política da empresa aérea em relação a grávidas, e a maioria exige um atestado médico recente, alegando a segurança da grávida de embarcar.

Ao chegar na 36ª semana fica o alerta vermelho em relação as viagens, afinal você está entrando no último mês e o baby pode chegar a qualquer momento, sendo assim algumas empresas só permitem gestantes acompanhadas por seu médico.

 

 

Grávida pode andar de moto?

gestação e moto

Aproveite a moto para fazer fotos para o book

Depois de anunciar a gravidez, é preciso sempre ficar mais atenta as atividades realizadas. Até o terceiro mês, ainda é possível anda de motocicleta sim, mas sempre com muita cautela, já que qualquer desequilíbrio pode causar tombos.

Ao entrar no quarto mês, as tonturas e desequilíbrio passam a fazer parte dos sintomas, e isso pode causar quedas. Além do mais, o tamanho da barriga também vai se tornando um empecilho para a atividade.

Neste caso, o ideal é evitar anda de moto, já que a segurança é muito frágil e você precisa prezar por suas condições e do baby.

 

 

Gestante pode andar de bicicleta?

gestante bicicleta

Evite a exaustão ao andar de bicicleta durante a gestação

            Essa é mais uma dica para as mulheres que já adotam essa pratica antes mesmo de engravidarem.

Andar de bicicleta exige equilíbrio e isso pode ser feito até o segundo trimestre por quem já tinha essa pratica, mas depois desse tempo é preciso suspender a atividade, já que centro de gravidade sofre alterações e o equilíbrio da mulher desaparece, aumentando o risco de quedas.

A única atividade permitida após esse tempo são os exercícios na bicicleta ergométrica mas aqui siga a regra das atividades físicas e evite exageros e exaustão.

 

 

Grávida pode arrancar dente e fazer obturação?

tratamentos dentários

Se a gravidez é planejada, o ideal é procurar por seu dentista antes mesmo de ter um novo coraçãozinho batendo dentro de você e já fazer os procedimentos recomendados. No entanto, se você não seguiu essa indicação e já se ouvem dois corações e acompanhada disso uma dor de dente pulsante, é hora de procurar um dentista!

Os procedimentos de tratamentos são liberados, assim como os anestésicos usados pelo profissional, desde que você avise da gestação antes. Então, caso seja necessário, você pode sim arrancar o dente e até fazer obturação, mas neste caso opte pelo preenchimento com resina, que é mais saudável que amálgama. E sempre vá a um profissional qualificado e de sua confiança, que utilizará aparelhos devidamente esterilizados.

 

 

Gestante pode doar sangue?

quem não pode doar sangue

O ato de doar sangue é lindo, mas a espera de um baby impossibilita esse ato, já que você precisa ter ferro suficiente para manter a saúde do bebê em dia. Com a doação a quantidade de ferro do organismo cai, o que não afetaria sua saúde caso você não estivesse esperando um novo membro para a família. Além disso, as futuras mamães também poderiam desmaiar durante o procedimento, e quedas não nada recomendadas com a barriga crescendo.

Então, se você ainda tem dúvidas em relação a quem pode e quem não pode doar sangue, é só ler aqui as orientações do Homocentro de São Paulo.

           

Pode usar salto?

looks grávida

Sapatilhas e tênis são coringas para looks estilosos

Assim como as roupas para gestantes que mudam e devem ser confortáveis, os calçados também seguem essa ideia.

Os saltos não são indicados para as futuras mães por vários motivos, como:

  • Durante a gestação o centro de gravidade muda e isso causa desequilíbrio, e com o uso de sapatos altos, o risco de queda é maior;
  • A altura nos pés também pode agravar intensas dores na coluna, dando desconforto;
  • Na preparação do corpo para a chegada do novo membro, as articulações ficam frouxas e o salto pode agravar lesões, inclusive no joelho.

Ah, agora se você acha que essas restrições estão apenas para o salto fino, pode deixar as plataformas e anabelas encostadas por um tempinho também.

E com muita criatividade dá para produzir looks de gestante estilosos e lindos, com diversos modelos de sapatos baixos.

 

 

Depois de desvendar mitos e verdades sobre o que grávida não pode fazer, é hora de manter o pré-natal em dia e sempre tirar dúvidas com seu médico, afinal cada gestação tem suas restrições de acordo com o quadro da gestante e até gravidez anterior pode influenciar na decisão e orientação médica.

 

 

 

 

 


You may also like...

1 Response

  1. dayana barbosa da silva disse:

    gostaria de saber se a licença maternidade mudou para 6 meses, pois sou funcionaria pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *