Esmalte Infantil – Pode? Qual marca? Especialistas respondem!


É irresistível para as pequenas mulheres assistirem às mães pintando as unhas e nem as mães desistem ao super desejo de pintar, afinal, unhas bem cuidadas e coloridas é puro capricho e fofura. Mas criança pode usar esmalte? Sim, pode, mas com os cuidados e na idade certa. Hoje falaremos mais sobre esse assunto polêmico!

esmalte-infantil-pode

esmalte-infantil-dicas

Esmalte para criança pode?

Criança pode sim pintar a unha, mas não com os produtos de adulto. Os pais já estão acostumados a separar os itens de beleza e banho para crianças e devem continuar a prática de compras separadas de produtos de esmaltação para crianças.

E o motivo é simples: os esmaltes comuns para as mais velhas possuem solventes tanto no removedor quanto no esmalte, mesmo sendo base, danoso para o desenvolvimento natural das crianças.

O ideal é fazer a compra de esmalte infantil e já há linhas no mercado próprias para isso, como o Esmalte Impala Kids. Esta é apenas uma das mais de 10 linhas de produtos voltadas para a pintura de unhas de crianças e com preços semelhantes aos de uso comum em salão de beleza, então vale a pena o investimento para manter a saúde da criança.

esmalte-para-unha-de-crianca

As substâncias presentes nos esmaltes tradicionais são consideradas tóxicas para a pele sensível das crianças – em especial na fase oral, quando constantemente estão com a mão na boca – mas também além dessa fase… Afinal, se até adolescentes por vezes adquirem o hábito de remover as películas das unhas com os dentes, imagine então as pequenas! O removedor de esmalte também deve ser trocado por um sem substâncias químicas e o esmalte infantil costuma sair com água apenas, pois é a base de álcool. Duram um pouco menos que os de uso adulto, mas valem a pena pela segurança.

esmalte-para-criança-disney

esmalte-para-criança-impala

Qual a idade certa? É normal querer pintar as unhas?

O ideal é acima dos quatro anos de idade, quando a criança já não mais engole com facilidade itens. Por mais que seja comum encontrar unhas de bebês pintadas, os pediatras não indicam esta prática. Quanto mais saudável e distante a criança estiver de substâncias agressivas nos primeiros meses de vida, melhor. Por isso mamães, esperem um pouco para realizar o sonho de unhas lindas e decoradas nas suas criações.

Alguns especialistas defendem que essa prática não deve ser estimulada pela mãe na infância de sua filha. Se a criança não demonstra vontade de pintar as unhas, os adultos não devem incentivá-la a tal. Além disso, o ideal é que isso não se torne um hábito. O desejo de brincar de ser adulta é natural, mas de forma pontual, sendo preciso tomar cuidado com os exageros. Crianças que começam a frequentar salões de beleza, usar saltinho, fazer as unhas semanalmente e passar maquiagem só o fazem porque os pais permitem e incentivam, o que pode não ser saudável.

pintar-unha-de-bebe-pode

O motivo importa – quando a criança apresenta um forte desejo de começar a pintar as unhas, é necessário acompanhamento um pouco mais de perto. É comum querer imitar a mãe em seus diversos atos, mas quando isso se torna um traço de beleza próprio, pode ser um amadurecimento prematuro e a causa deve ser investigada.

Segundo especialistas em psicologia infantil, o desejo súbito por maquiagem e esmaltação pode ser a pré adolescência ou motivado por comportamentos em filmes e novelas. A criança pode sim ter as unhas pintadas, mas os demais comportamentos infantis devem ser mantidos. Ela deve continuar brincando, abandonando os pensamentos e esperar a pré adolescência para aquelas famosas conversas de sexualidade.

As crianças fazem associações diferenciadas de alguns costumes da vida de adultos. Alguns atos simples como escovar o cabelo e pintar as unhas são visto pelas crianças como liberdade, ou seja, poder fazer o que quiser ou até conquistar garotos. Elas precisam entender o valor da beleza natural desde o inicio, que sua fase de fazer o que quiser vai chegar. Tais conceitos devem ser trabalhados pelos pais o quão cedo for possível.

E aí, qual é sua opinião sobre esmalte infantil? Comente!


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *