Bolo moranguinho: modelos e dicas!


Bolo é um daqueles itens que não pode faltar em uma festa de aniversário. Seja de adulto ou criança, um doce decorado na mesa principal é um dos primeiros atrativos para os olhos dos convidados e por isso precisa ser não apenas bem pensado como muito bem elaborado para não sair feio na foto. Na lista dos mais queridos está o bolo Moranguinho, um dos temas preferência para aniversário de menina de 1 a 10 anos.

fotos de bolo Moranguinho

Seja de pasta americana, decorado com açúcar, glacê…o bolo é a atração principal e é de praxe servi-lo ao final e por isso alguns detalhes devem ser pensados. Como estamos falando de festa infantil o recheio não pode ser nada muito estranho ao paladar da criança e por isso os bolos de trigo, chocolate branco ou preto e morango são os preferidos. Os pais adoram bolos de frutas mas quem é nosso leitor e é mãe sabe o quanto as crianças demoram a apreciar iguarias com ameixa e frutas cristalizadas, não é mesmo? Como não atinge a maioria é melhor ficar nos recheios neutros.

Os elementos decorativos do bolo também devem ser pensados em conjunto com a decoração. Ele deve ter as mesmas cores do painel e dos demais elementos da festa e os mesmos personagens. Nada de usar bonecos que não estão no espaço ou vão parecer um erro em sua festa. No caso do bolo Moranguinho é só usar um dos bonecos do desenho animado, muito fáceis de achar no mercado ou podem ser confeccionados em biscuit.

Quanto ao tema vale lembrar: há duas versões da Moranguinho. Uma possui bonecas infantis e outra adolescente para aniversariantes mais maduras. Verifique qual será usada na sua decoração antes de fazer a encomenda do doce ou elaborar você mesmo.

Modelos de Bolos da Moranguinho

Com Pasta Americana

É uma das coberturas mais usadas no Brasil e de enorme sucesso pela praticidade e facilidade de moldagem, além do sabor sem muito bom. A receita básica leva açúcar, gelatina em pó, glicose, glicerina e outros itens, mas também há algumas variantes como a feita com leite em pó com sabor mais suave.

A moldagem dos itens para decorar é feita com a pasta levemente endurecida. Ela fixa muito bem no bolo e quando levemente congelada (não pode deixar congelar) é extremamente durável, mas não se indica fazer o bolo mais do que com um dia de antecipação.

bolo Moranguinho decorado

bolo Moranguinho com pasta americana

pasta americana em bolo Moranguinho

bolo Moranguinho rosa com pasta americana

bolo Moranguinho aniversario de 1 ano

bolo Moranguinho decoração de pasta americana

Se é a sua primeira vez com pasta americana a indicação é não testar diretamente no bolo da festa. Tente algumas receitas alguns dias antes ou faça a encomenda porque mesmo simples a massa não é tão fácil de moldar e pode quebrar ou deformar a decoração.

bolo Moranguinho dois andares

modelos de bolo Moranguinho bolo Moranguinho simples

  • bolo Moranguinho fácil de fazer
  • bolo Moranguinho simples

dicas de como decorar bolo Moranguinho

bolo-moranguinho-fotos

Com Papel de Arroz e Chantilly

Para desenhos mais elaborados o papel de arroz é o mais indicado. Pode-se comprar a folha pronta ou procurar por lojas específicas para fazer a impressão da arte desejada (personalização com o rosto da aniversariante, por exemplo). Apesar de ser comestível há quem não curta muito. A borda de chantilly é a combinação mais usada mas pode combinar com pasta americana também.

A vantagem deste tipo de papel é a praticidade. Você encomenda a estampa pronta e depois é só colocar chantilly do lado usado bicos específicos. Prove antes de colocar no bolo para saber se o sabor ficou agradável.

bolo Moranguinho com chantily

decorar bolo Moranguinho com papel de arroz bolo Moranguinho com pasta americana e papel de arroz

papel de arroz para decorar bolo Moranguinho chantilly em bolo Moranguinho

bolo Moranguinho com glacê glacê e papel de arroz para decoração bolo Moranguinho

como usar papel de arroz em bolo Moranguinho

bolo Moranguinho com papel de arroz passo a passo

 

Moranguinha Baby

Esta variante do tema festa Moranguinho é indicada para festas de aniversário para menores de três anos. Use os tons pastéis tanto na decoração da mesa como no bolo, o rosa mais claro e combinações delicadas para simbolizar o bebê.

fazer bolo Moranguinho com papel de arroz

bolo Moranguinho baby

festa baby com bolo Moranguinho

aniversario de criança com bolo Moranguinho

bolo Moranguinho redondo

Com Kit Kat

Decoração de bolo de aniversário com Kit Cat se tornou uma enorme febre no mercado porque tem lá suas vantagens. A borda no geral deve demora mais a ser decorada, envolve um contorcionismo um pouco alto para ser decorado. Com o kit cat é só criar uma base para fixar o chocolate que pode ser chantillty ou chocolate (bridadeiro) e ir encaixando os chocolates retangulares lado a lado. Mais fácil impossível, não é mesmo? E as crianças adoram. Uma das coberturas populares do centro do bolo é com chocolate em formato disquete (M&M e afins) mas pode usar a sua imaginação para os mais diversos formatos.

bolo Moranguinho com chocolate kit kat

bolo Moranguinho com kit cat e raspas de chocolate

bolo Moranguinho com kit cat e morangos

 

Bolo Fake / Artificial

Algumas pessoas são resistentes ao bolo fake (também conhecido como bolo cenográfico) mas ele tem suas vantagens. A principal delas é não dar trabalho algum para decorar. O material mais comum é o EVA (emborrachado), mas pode ser feito de isopor ou outro material durável e com aparência de bolo real, mas não é a mesma coisa porque os tons são diferentes. Caso opte por este tipo de bolo o ideal é servir outro ou mesmo torta, lembrando que em ambos os casos o sabor deve agradar às crianças.

 

bolo Moranguinho fake modelos

bolo Moranguinho falso bolo Moranguinho em eva

bolo Moranguinho falso com tecido bolo Moranguinho fake passo a passo

bolo Moranguinho cenográfico

 

Quem quiser aprender a fazer um bolo fake da moranguinho pode conferir algumas dicas aqui:

 

Como Fazer Bolo da Moranguinha Passo a Passo

O primeiro passo é buscar uma boa receita de bolo para festa de criança. Ele deve ser feito um dia antes porque algumas coberturas precisam esfriar para não correr risco e também sobra mais tempo para decorar. Nada de servir bolo quente na festa, ok?

passo a passo de um bolo Moranguinho

Escolha o tipo de cobertura não apenas que te agrada mais mas que também esteja de acordo com a sua capacidade de decoração. São dicas de elementos para serem usados pela cor e porque são fáceis de achar jujubas, chocolates rosa, pirulitos, dentre outros. Também vale saber se o local é quente ou de temperatura agradável porque isso influencia na decoração também.

O glacê não suporta locais muito quentes e com iluminação pontual em cima, já a pasta americana depois de firme não sede tão rápido. Ambos são simples de fazer, mas para quem quer começar mesmo e nunca decorou um bolo o melhor é o modelo Kit Kat porque exige uma cobertura de brigadeiro apenas, colocar os chocolates ao redor e depois é só enfeitar com acessórios em biscuit ou com que desejar.

Para quem quer usar papel de arroz segue a dica:

Quem prefere usar glacê pode usar esta decoração como base:

 

 


You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *