Festa da Alice no País das Maravilhas: Como organizar


Alice no País das Maravilhas, obra literária de Charles Lutwidge Dodgson, é um dos temas de festa infantil da atualidade mais queridos. Estranho para algumas pessoas saber que a obra foi escrita em 1965, inspirada em uma menina que o escritor realmente conheceu e foi sua amiga mesmo ele tendo mais de 30 anos e ela apenas sete. A obra se tornou popular graças à animação criada pela Disney na década de 80, um dos filmes mais assistidos da produtora. Ganhou uma versão com atores reais recentemente e reacendeu a febre pelo tema.

como enfeitar festa infantil alice no país das maravilhas

enfeites com tema Alice no País das Maravilhas

O bacana do tema é permitir diversas formas de brincar com o imaginário das crianças. Alice começa a história em um jardim conhecendo um coelho falante e o segue até sua toca, vivendo diversas aventuras. Cada espaço por onde a jovem loira de vestido azul e branco passa pode se tornar um lindo cenário de festa infantil e decorar o ambiente muito bem.

O mais comum é unir os personagens principais no cenário, como o coelho falante de cartola e relógio de bolso, o Chapeleiro Louco e seus amigos no desaniversário, o Gato fumando ópio na floresta escura e a linda e má Rainha de Copas e seus soldados em formato de cartas de baralho. Há ou não personagens e cenários diversos para criar uma linda festa? Tem ainda flores falantes, o cenário da praia em que Alice navega em uma xícara, dentre outros. Ideias é que não faltam para a sua produção.

decoração de festa alice no país das maravilhas

tema pode ser usado também para meninos

Festa da Alice no País das Maravilhas para menino?

Você sabia que é possível usar com os dois enfoques? Depende da seleção do personagem principal, que pode não necessariamente ser a Alice. Ficaria bastante divertido uma festa focada apenas no coelho falante, ou quem sabe nos soldados de cartas de baralho para os meninos ou no chapeleiro louco. Existe uma boa gama de material online que permite a impressão e montagem do cenário ou fabricação em mãos mesmo para lembrancinhas. Fica a cargo do organizador da temática da festa. Se você não for sexista, usar a Alice como personagem principal também não tem problema. É apenas uma dica pensar nos demais personagem da obra, como o gato da floresta fumando ópio para os pequenos.

Decoração de Festa da Alice no País das Maravilhas

O tema de festa da Alice permite diversas variações de cenário. Você pode usar todos os personagens e os unir em um painel ou apenas um. O indicado é focar em uma única etapa da história para criar uma unidade visual e não ficar muito poluído, em especial em locais pequenos. Quanto mais restrito for o espaço, menos elementos visuais são indicados a serem usados no ambiente.

decorações alice no país das maravilhas

lindo tema de aniversário

Cores – Para escolher a cor principal você pode partir de diversos elementos. Se for usar a Alice como personagem principal e norteando a decoração, seria uma boa dica o uso de azul na decoração mais grosseira, como toalhas de mesa, bolas e enfeites no espaço. O dual azul e branco combina bem também.

Usando a comemoração de desaniversário do coelho com seus amigos como base de sua decoração, por exemplo, com excelente interpretação de Johnn Deep, você pode conseguir uma decoração mais colorida. Talvez trash e sombria se usar a versão do cinema atual, bacana para uma festa adolescente. Se focar na rainha de Copas terá uma linda decoração vermelho e branco para combinar, simples, elegante e moderna. A cor vai de acordo com o foco principal e diversas variantes são possíveis.

Mesas e elementos do cenário – selecionada as cores, chegou um dos momentos mais interessantes: o cenário. O que você deseja escolher para compor o cenário de sua festa? O uso de bolas é um tanto não moderno com um tema tão fantástico como esse, tão cheio de riquezas. O mais indicado é usar as paredes laterais e atrás do bolo com elementos diferentes para entrar no clima da história mesmo, como talvez portas de diversos tamanhos para simbolizar a escolha de Alice ao abrir a porta. Como bexiga tem em toda festa infantil, use menos bolas e mais elementos em cena.

Os personagens são toda a vida da trama, por isso não os usar para decorar a parede seria um pouco pobre de ideias. É uma boa dica usar totens ao longo do salão de festa se tiver espaço. São impressos em gráficas e usando o tamanho quase real dos personagens você terá um lindo cenário e ainda com preços bem em conta. Alguns totens custam apenas R$ 20 e é possível alugar todos prontos por menos de R$ 50 em algumas cidades.

O importante quanto a organização de mesas de convidados e mesa de bolo é ambas terem a mesma cor de toalha para manter a unidade visual do projeto. As cadeiras podem ter capas de cor de contraste, como mesas de toalha azul com cadeiras brancas. Os arranjos de centro de mesa devem ter o mesmo tema também e é bem simples de encontrar tudo igual.

Mesa do bolo – a atração principal da festa e vai estar em todas as fotinhos, suas ou não. Então caprichar em cada detalhe com riqueza é mesmo importante, ok? Um dos primeiros pontos é o bolo. Ele será largo o suficiente para tomar metade da mesa ou alto e fino e você precisa de mais coisas para preencher? Pensando na mesa de parabéns, mais crianças ao redor e parentes, uma mesa larga retangular é o mais indicado ao invés de redonda ou curtinha.

fotos de festa alice no país das maravilhas

ideias para mamães fazerem

Por muito tempo enchia-se a mesa principal com doces, salgados e até as lembrancinhas. Hoje o projeto pode ser mais clean e apenas decorativos mesmo. Você pode encomendar personagens da história em pequenos totens, um visual clean atrás com apenas uma bandeirola ou um cenário impresso. Tecido colorido também ajuda a manter o foco apenas na mesa e preenche o espaço atrás do aniversariante e é uma ideia mais barata.

Doces decorados – é uma proposta para incrementar a festa nem sempre necessária, mas fica elegante se montar uma mesa de doces ou ainda servir bandejas decoradas. Faz o maior sucesso no visual da festinha docinhos com pasta americana com o tema ou apenas cupcakes desta forma. Pense nos custos. Se puder, vale a pena para efeito visual.

Ideias de lembrancinha Alice no País das Maravilhas

Tem algo mais importante e legal de uma festa infantil que a lembrancinha? Então não deixe de faltar na sua. Pensando nas crianças, tudo com que elas possam brincar depois é legal, por isso use sua criatividade e visite uma loja de brinquedos. Dicas mais modernas envolvem jogos de quebra cabeça com apenas seis peças do tema, jogos infantis com pecinhas do tema, kit de pintura, kit de desenho, massinhas de modelar, dentre outros. Tudo o que for brinquedos vai atrair as crianças.

As queridas mochilas temáticas em plástico estão tomando cada vez mais a atenção nas festas infantis. São encomendadas em lojas de brinde e pode tudo o que você quiser: como o nome do aniversariante, apenas desenhos pensando na criança usar depois ou ainda apenas o nome do tema para baratar o item. Mas lembre quanto ao preço: se for uma mochila grande, é mais cara e precisa ser preenchida com itens, saindo uma lembrancinha bem elevada no valor. Cuidado.


You may also like...

3 Responses

  1. Cristiana disse:

    Olá! Estou fazendo a festa de 05 anos da minha pequena neste tema…Na entrada da festa estou pensando em distribuir arquinhos com o lacinho preto para as meninas. Você teria alguma dica de acessório para os meninos? Ficaria imensamente agradecida…um mega beijo :*

  2. Sarah disse:

    você tem algum tipo de lembrancinha pra crianças de1 a12 e para adolecentes de13 ate 18 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *