Brinquedos educativos: 40 inspirações de acordo com faixa-etárias e como fazer!

A educação infantil é repleta de cuidados e dicas para ajudar no desenvolvimento das crianças, e um fator importante nesse processo de desenvolvimento é a escolha dos brinquedos, que podem seguir a linha dos brinquedos educativos e ir além do fator diversão e entretenimento, mas também explorar e desenvolver aptidões na criança.

Os brinquedos educativos podem explorar diversas funções e auxiliar em diferentes etapas do desenvolvimento, por isso, é preciso atentar-se à idade recomendada e ao estilo de brinquedo a ser oferecido para cada criança. E para ajudar neste processo, separamos uma lista de dicas e ideias de brinquedos educacionais para os pequenos.

 

Tópicos

Ideias e Modelos de Brinquedos Educativos

De Madeira

Os brinquedos educativos de madeira são perfeitos para os pequenos, pois são super resistentes e podem ter diferentes propostas, que se encaixam em várias faixa-etárias.

quebra cabeça madeira

Uma das ideias para brinquedos infantis em madeira são os alfabetos e letras.

Esse tipo de brinquedo é perfeito para dar início a alfabetização e aos poucos ir ensinando a criança sobre as letras.

O brinquedo desse estilo pode ser um simples alfabeto com letras em madeira, ou uma espécie de quebra-cabeça, unindo duas atividades em uma só.

peças de encaixe de madeira

Outra proposta de brinquedo de madeira educativo para as crianças, são os modelos de encaixe.

Nesta versão, os pino deixam a sequência de encaixes um pouquinho mais difícil, e é ideal para ser explorado por crianças com mais de 3 anos.

Já para os pequenos, o ideal é escolher por um modelo de encaixe, mas sem pinos, o que facilita a atividade e sem frustar a criança.

 

Mais ideias

brinquedo madeira números
O brinquedo é uma ótima maneira de aprender números
relógio de madeira
O relógio de madeira pode ser explorado para aprender sobre números e como ver a hora
mesa de atividades madeira
Os bloquinhos podem ser empurrados com as ferramentas e treinar as habilidades motoras

Reciclados

Para quem está precisando de ideias de brinquedos baratos e educacionais, pode recorrer aos projetos DIYs com brinquedos feitos a partir de reciclagem.

Através do reaproveitamento de materiais é possível criar diferentes propostas que ajudam no desenvolvimento das aptidões dos pequenos.

 

brinquedo simples reciclagem

Nesta proposta de brinquedo educativo feito através de reciclagem, a ideia é estimular o aprendizado das cores e treinar a coordenação motora fina, através da atividade de pinça com os dedos.

Para o brinquedo, foi usada uma lata com tampa que foi furada e pintada em volta de cada furinho. Os palitos de picolé também foram pintados, e seguindo as cores dos furinhos da tampa. Assim é só estimular a criança a pegar um palito por vez e inserir na lata através do furinho de cor correspondente.

jogo da memória reciclagem

A atividade feita através de reciclagem aqui é um jogo da memória que ajuda no aprendizado das cores e na memorização.

A atividade foi feita sobre uma placa de papelão, onde foram coladas tampinhas de caixa de suco e leite, e cada espacinho da tampinha foi pintado de uma cor (sempre duas cores iguais para formar os pares).

No caso das crianças mais novinhas, o tabuleiro de jogo da memória pode ser feito com menos cores.

 

Mais ideias

brinquedo com caixa de papelão
A caixa de papelão foi transformada em um grande cubo de encaixe
quebra cabeça de palito de picolé
O brinquedo é simples e barato de fazer

ideias de brinquedos com reaproveitamento

Fisher Price

Uma marca de brinquedos que faz sucesso entre os pais e as crianças é a Fisher Price.

A marca sempre traz lançamentos de brinquedos que são atrativos para os pequenos, e ao mesmo tempo ainda ajudam no desenvolvimento de atividades.

 

laptop Fisher Price

Entre os inúmeros brinquedos da Fisher Price, o laptop infantil é sem dúvida um brinquedo coringa para diferentes faixa-etárias, e que vai acompanhar a criança desde a primeira infância até seu desenvolvimento por anos.

O brinquedo traz níveis diferentes para cada idade, já que reúne desde músicas até atividades para serem repetidas. Neste caso, a indicação é que o brinquedo já possa ser explorado a partir dos 6 meses e avançado para mais de 2 anos com outras atividades adequadas para o desenvolvimento e fase da criança.

ursinho Fisher Price

Outro brinquedo da Fisher Price é o “Cachorrinho aprendendo a brincar”, que também traz estímulos de diferentes níveis atendendo a diferentes idades.

Entre as propostas, o brinquedo que lembra uma pelúcia ensina partes do corpo, músicas para cada estágio de desenvolvimento, frases e diferentes sons.

Apesar de não ser o item mais barato da marca, é com certeza um ótimo presente que vai ser explorado por muitos anos pelas crianças.

 

Mais ideias

controle remoto infantil
O controle remoto estimula as crianças a fazerem atividades
plaquinhas Fisher Price
As plaquinhas são ideias para ensinar as primeiras palavras e estimular o vocabulário
robozinho BeatBo Fisher Price
O robozinho estimula diferentes atividades
brinquedo bebê Fisher Price
O centro de atividades traz uma série de itens a serem explorados pelos bebês
caixa Fisher Price
A caixinha com peças é um brinquedo coringa

Para Bebês

Para os bebezinhos, os brinquedos educativos mais recomendados são os que exploram os sentidos (visão, audição, tato) e as primeiras atividades motoras, como segurar.

Nesta fase, toda atenção é necessária, e os brinquedos devem fazer parte da rotina das crianças, mas sempre com um responsável olhando, afinal é um período em que tudo vai para a boca.

 

painel de texturas

Para começar com as atividades e brinquedos educativos sensoriais, os pais podem criar um painel de texturas e com muito colorido.

Esse brinquedo caseiro é perfeito para deixar as crianças explorarem as texturas de variados objetos. Além de deixar as crianças explorarem o brinquedo sozinhas, outra dica é sentar com os pequenos e começar a estimular o vocabulário, designando cada item como “macio, duro, áspero, liso, cores, etc”.

brinquedo para bebê

Um brinquedo comum para os bebês e que ajuda muito no desenvolvimento são as pelúcias com mordedores, barulhinhos, e diferentes texturas.

O brinquedo apesar de ser pequeno é ideal para sempre estar por perto da criança e assim estimular cada sentido.

Outro detalhe a ser observado nesse tipo de brinquedo, é se tem alças, pois isso facilita a coordenação da criança de pegar, que começa a ser desenvolvida por volta dos 4 meses de idade.

 

Mais ideias

painel de atividades bebês
Além de andador, o brinquedo ainda traz um painel de atividades
argolas para bebê
O brinquedo de encaixe de argolas foi feito com retalhos de tecido

brinquedo bebê

De 1 a 2 Anos de Idade

Na transição entre 1 e 2 anos começa a fase de explorar das crianças, e durante esse período os brinquedos educativos com vários detalhes são perfeitos para que os pequenos possam explorar.

Nessa faixa-etária, também entram os brinquedos educativos que treinam habilidades motoras, e é a fase de iniciar atividades que treinem coordenação motora fina.

 

brinquedo para treinar coordenação motora fina

Na primeira infância, é comum as crianças explorarem além dos brinquedos e até a bolsa da mãe vira atividade. E se você começar a notar a criança querendo abrir zíper, é hora de dar um brinquedo do estilo para o pequeno treinar.

Exemplo de brinquedo para 1 ano, é esta placa de papelão que tem vários zíperes colados e assim a criança pode treinar o abrir e fechar e desenvolver a coordenação motora fina.

livro de atividades bebê

Como essa fase é marcada por descobertas, um brinquedo perfeito para acompanhar os bebês é o livro de atividades, que entra na lista de brinquedos educativos que se estendem por várias faixa-etárias.

No livro, podem contar atividades de abrir e fechar, cores, colar com velcro e outras brincadeiras que ajudem no desenvolvimento.

 

Mais ideias

cubo para bebês
O cubo traz peças de encaixe num colorido que estimula a visão
mesa de atividades 1 a 2 anos
A mesa de atividades é ideal para manter a criança entretida
brinquedo infantil
O brinquedo é ideal para as crianças aprenderem o deslocar e fazer o movimento de pinça com os dedos
quebra-cabeça madeira
Para os pequenos, o ideal são quebra-cabeças de madeira e com poucas peças

De 3 a 4 Anos de Idade

Nesta fase é provável que a criança já comece ir para a escola, e as atividade podem ter um pouco desse universo e irem um pouquinho mais, explorando a capacidade de raciocinar e decidir, e até mesmo de criar com blocos de empilhar.

dominó infantil

Entre os brinquedos educativos para crianças de 3 a 4 anos, a ideia aqui é iniciar com os jogos, como dominós infantis.

Nesta proposta, o dominó de frutas é mais simples que o de números, mas já leva a criança a pensar e tomar decisões de acordo com as figuras que entram no jogo.

blocos de empilhar

Outra atividade e brinquedo para as crianças dessa fase são os blocos de empilhar, permitindo que as crianças treinem habilidades já estimuladas desde a primeira infância, como coordenação motora, mas dessa vez exploradas junto com a criatividade.

 

Mais ideias

brinquedo barato
A atividade consiste em passar a linha pelos furinhos da caixa de papelão
brinquedo 3 a 4 anos
O brinquedo tem uma pinça para separar as bolinhas de cores diferentes
brinquedo matemático
Para ensinar os números, a atividade reúne cupcakes feitos de velcro
quebra-cabeça infantil
Os quebra-cabeças um pouquinho maiores já são recomendados a partir do 3º ano

De 5 a 7 Anos de Idade

O período de 5 a 7 corresponde a fase de alfabetização na escola, e nesse período algumas opções de brinquedos educativos podem envolver atividades extra curriculares, que treinem números e letras com auxílio dos pais e em forma de brincadeira.

brinquedo aprender matemática

O brinquedo de madeira aqui nada mais é que um belo incentivo matemático, onde dá para aprender números e as primeiras contas, que podem ser treinadas em casa de modo divertido.

brinquedo aprender letras

Entre as ideias de brinquedos para auxiliar no desenvolvimento da alfabetização, essa proposta é de ajudar a criança a desenhar as primeiras letras.

O brinquedo traz plaquinhas com as letras e uma base de areia, onde a criança pode reproduzir a forma da letra.

 

Mais ideias

brinquedo aprender segunda língua
O brinquedo feito de EVA e palito de sorvete é ideal para aprender as primeiras palavras em inglês
educação financeira
A caixa registradora de madeira é ideal para começar a ensinar educação financeira
tablet infantil
O tablet infantil traz atividades para as crianças

Como Fazer Brinquedos Educativos: Passo a Passo

Materiais:

  • Palitos de picolé;
  • Canetinhas coloridas;
  • Fita adesiva

 

Como fazer:

como fazer brinquedo reciclagem

  • Coloque os palitos lado a lado e passe a fita adesiva unindo-os na parte de trás;
  • Faça um desenho ocupando a parte da frente dos palitos;
  • Deixe as crianças pintarem o desenho;
  • Retire a fita adesiva;
  • Agora é só embaralhar os palitos e deixar que as crianças montem o quebra-cabeça.

 

 

 

 

 

Com essa lista de brinquedos educativos para as crianças, vai ficar mais fácil de presentear os pequenos, e ainda ajudar no desenvolvimento através de brincadeiras.