9 Histórias para Dormir para Crianças: contos, fábulas e dicas de histórias infantis!
Criar uma rotina na hora de dormir é bastante importante para as crianças, e torna esse momento mais fácil, já que os pequenos já ficam condicionados a um horário e às atividades que antecedem a hora do soninho. E para quem está pensando em criar essa rotina que antecede o sono, uma das dicas é usar de histórias para dormir para crianças.
As histórias criam um momento mais íntimo e podem ser contadas já com a criança deitada e com uma luz mais baixa, criando um momento mais calmo e tranquilo para a criança ir relando durante a história.
E se você já incluiu as histórias para dormir na rotina infantil, é hora de ver um seleção de histórias para completar o repertório e assim sempre ter novas histórias infantis.
Tópicos
Histórias para Dormir Curtas
De Amor
Se a ideia é contar uma história mais envolvente e que traga o sentimento do amor como ponto principal das histórias para dormir para crianças, separamos alguns contos que vão trazer sonhos lindos e calmos para os pequenos.
- Trem do amor
“Em uma bela floreta existia o trenzinho do amor, que por onde passava transmitia o mais puro sentimento do amor.
Em dia andando pela floresta, o trenzinho viu dois passarinhos brigando por um mesmo espaço em uma enorme árvore, e para sanar a briga, logo o trenzinho apitou:
– Piuiii, trenzinho do amor passando!
Logo em seguida os passarinhos se entenderam e decidiram ficar lado a lado no mesmo galho.
Em seguida, o trenzinho passou por uma abelha que discutia com uma flor, dizendo que a flor deveria estar em outro lugar da floresta. E eis, que chega o trenzinho do amor:
– Piuiii, trenzinho do amor passando!
A flor e a abelha logo se entenderam e passaram a entender do amor pelo próximo.
E andando pela floresta, o trenzinho sempre apitava, até que chegou num caracol que passava por cima de uma pedra sem nem reclamar, e por isso o trenzinho perguntou:
– Ué, Senhor Caracol, por que não está bravo com essa pedra no meio de seu caminho?
E o Caracol respondeu:
– Porque o amor é contagiante e já me atingiu!
Assim, o trenzinho seguiu feliz e viu que o amor se espalha de forma radiante!”
Evangélicas
Se a ideia é contar histórias para dormir com um fundo religioso, separamos contos que trazem a fé como tema principal e assim já são uma introduzam para a oração noturna com as crianças.
- O canto do pássaro
” Uma garotinha muito arteira sempre se machucava entre suas brincadeiras.
Um dia ao andar de bicicleta, passou rápido por uma lombada e caiu, e logo se perguntou:
– Onde está Deus que não me salva dos tombos?
Ao perguntar, um passarinho cantou e isso deixou a menina feliz!
Num outro dia, a menininha brincando de pega-pega, caiu e ralou o joelho, e se perguntou novamente:
– Onde está Deus, que me deixa cair e machucar?
O passarinho que estava na árvore logo cantou e a menina mais uma vez se alegrou!
E assim, a garotinha percebeu que Deus estava presente em todos os lugares, e que o canto dos pássaros representava Deus nas pequenas coisas, e na alegria de viver.
A menina também percebeu que Deus não poderia livrá-la sempre de tudo, mas que poderia reerguê-la com alegria e fé para continuar em frente.”
De animais
Para quem quer contar histórias para dormir para crianças com os animais como protagonistas, separamos algumas opções que trazem o reino animal e ainda trazem a moral da felicidade, superação e amizade. Assim, a história ainda tem uma lição para mostrar dos sentimentos para as crianças.
- Lúcia Já Vou Indo
“Numa floresta existia muitos animais e todos viviam se reunindo para as festas que ali aconteciam.
Estre os animais, havia uma pequena lesminha chamada de Lúcia Já Vou Indo.
Lúcia, era muito animada e por isso era sempre convidada para as festas que aconteciam na floresta.
No aniversário da Dona Coruja, o convite foi enviado, mas Lúcia Já Vou Indo, não conseguiu chegar a tempo, pois por ser uma lesminha era um pouco mais lenta que os outros animais.
Na outra festa, um baile na floresta, mais uma vez a lentidão de Lúcia fez com que ela chegasse uma semana após o baile.
Muitas festas aconteceram e Lúcia Já Vou Indo sempre chegava ao local dias depois. Em um de seus atrasos, Lúcia chorou, chorou e chorou por nunca conseguir estar entre os amigos nas festas.
E com seu chorinho acordou o canarinho que estava em uma árvore e que logo teve uma ideia – fazer a festa na casa de Lúcia Já Vou Indo.
O canário, conversou com todos da floresta e cada um se encarregou de organizar algo para a festa. As irmãs joaninhas iam arrumar Lúcia; a família do seu coelho ia preparar os quitutes; e assim cada um foi fazendo sua tarefa.
No dia e horário programado, todos chegaram a casa de Lúcia Já Vou Indo que não sabia da surpresa, e assim as irmãs joaninhas já colocaram fitas na cabeça da lesminha, que ficou preparada para a festa.
A comemoração foi muito animada e Lúcia ficou muito feliz de estar entre os amigos e conseguir a ir uma das festas da floresta.”
- A festa no céu
“Em meio a floresta, a única conversa que se ouvia era da festa no céu, e que só poderia ir quem tinha asas para voar.
Os pássaros estavam muito animados com a comemoração, mas o Seu Sapo não estava nada contente de não pode ir ao evento.
Passeando pela floresta, o Sapo encontrou-se com Dona Maritaca, que logo fez questão de se enaltecer falando que iria à festa no céu.
E o Seu Sapo não pensou duas vezes e logo disse:
– Eu também vou à festa no céu!
Dona Maritaca riu muito do Seu Sapo e sabia que o pequeno animal jamais conseguiria chegar ao céu, pois não tinha asas.
O Sapo ficou mirabolando planos, e decidiu visitar o amigo Urubu.
Na conversa entre os amigos, o Urubu logo falou que iria para a comentada festa no céu, e que tinha sido convidado até mesmo para animar a festa com sua viola. O Urubu despediu-se do Sapo, pois no outro dia seguiria voo para o céu assim que o sol nasceu.
O Seu Sapo disfarçou que iria embora, mas pulou a janela e entrou dentro da viola do Urubu.
No outro dia pela manhã, o Urubu pegou a viola, colocou nas costas e partiu voando rumo ao céu.
Em sua chegada ao céu, deixou a viola em um canto e foi encontrar os amigos.
O Sapo logo saiu dali e curtiu a festa entre as aves que se espantavam em ver o Sapo ali, mas sem saber como o animal havia chegado.
Antes do final da festa o Sapo entrou novamente na viola do Urubu para voltar à floresta. No meio do caminho, o Urubu ouviu um barulho dentro da viola, e logo viu o Seu Sapo.
Bravo o Urubu brigou com a audácia do Sapo, que nem sequer pediu uma caroninha e o despejou lá de cima.
O Sapo caiu sobre uma pedra e se espatifou.
Com pena do animalzinho, Deus decidiu reunir suas partes e dar mais uma chance para o sapinho, com o ensinamento de nunca mais se aproveitar das pessoas.
O Sapo aprendeu o ensinamento, e isso explica o porque da pele do sapinho parecer toda em pedacinhos juntos.”
- Medo de dormir
” Era uma noite escura e muito chuvosa, Pedrinho deitou-se em sua cama para dormir.
Como a chuva estava forte, os trovões viam repentinamente e faziam grandes estrondos que assustavam Pedrinho.
O garoto com muito medo da chuva não conseguia dormir, e logo chamou sua mãe.
A mãe de Pedrinho logo veio ao quarto do garoto, sentou-se na cama ao lado dele e contou a Pedrinho:
– Filho, os medos estão dentro de nossa cabeça, a chuva é só um fenômeno da natureza e o trovão faz parte dela. Apesar do barulho te trazer medo, a chuva é muito boa, pois rega a terra e nos garante saúde e bons alimentos. Já a escuridão da noite é o momento do sol iluminar o dia de outras pessoas no mundo, e pela manhã ele volta para nos trazer luz novamente.
Pedrinho, viu que todo aquele medo era apenas uma criação de sua cabeça, e que não havia nada de ruim. Logo, Pedrinho caiu no sono e dali em diante não teve mais medo da chuva e nem da escuridão da noite.”
Dicas de Onde Encontrar Mais Histórias de Ninar
Livros Físicos
Se você já acrescentou as histórias para dormir para crianças no repertório, outra dica é ter livros de cabeceira, que ajudem no momento de criar a rotina noturna e ainda estimulem a leitura entre as crianças.
Entre as indicação de livros físicos, vale recorrer a opções clássicas, como:
- Pinóquio;
- Branca de Neve e os Sete Anões;
- Uma História por Dia (coleção clássica dos anos 90, e que traz 4 livros, cada um representando uma estação do ano. Os livros trazem uma pequena história para ser contada dia a dia, e assim a criança terá uma história nova a cada noite);
- Chapeuzinho Vermelho;
- Dumbo;
- João e o Pé de Feijão;
- O Patinho Feio.
Entre as opções de histórias para dormir em livros que não são tão clássicos, mas que também valem a pena, estão:
- 365 Histórias para Dormir (livro que traz histórias diárias para se contadas às crianças);
- O Lobo que não era mau (ideal para quem não quer passar a figura de animal que ganhou a fama de mau nos livros infantis);
- O Pintinho Chorão.
Para Ler Online
Se a ideia é ter um grande acervo de histórias infantis para as crianças dormirem, vale a pena buscar mais ideias em sites como Qdivertido, que traz uma seleção imensa de contos e fábulas; outra dica é o site O Meu Bebé que reúne uma coletânea de histórias para dormir de outras culturas e países e assim ajudam a enfrentar o medo de dormir e as angústias.
Para Ouvir
Se a ideia é colocar as histórias para dormir em áudio, separamos alguns contos com vídeos, assim dá para incluir vídeo e áudio na hora de colocar as crianças para dormirem.
https://www.youtube.com/watch?v=McTD6mjHqGo
https://www.youtube.com/watch?v=6ztRlSwId7A
Agora é só reunir as histórias para dormir para crianças, e criar uma rotina noturna com contos para dar início a um sono tranquilo e com bons sonhos!