Boia Infantil – 59 Modelos Adoráveis para Animar a Criançada na Piscina!
Levar as crianças para a piscina é sinônimo de muita alegria e diversão dos pequenos, mas também é sinônimo de muita preocupação dos pais com risco de afogamento. E para evitar afogamentos, a boia infantil deve ser um acessório presente na bolsa de praia e que já deve entrar no look de banho dos pequenos.
E sempre surge aquela dúvida na hora de escolher o melhor modelo de boia infantil, afinal a boia deve ser confortável e segura para os pequenos.
E se você está com dúvidas para escolher a boia das crianças, o post traz dicas para escolher a boia certa e ainda reúne dicas de modelos, assim você vai conhecer cada estilo de boia e as vantagens e desvantagens de cada uma.
Tópicos
Como Escolher a Boia Ideal?
Para acertar na escolha da boia, é preciso seguir algumas dicas essenciais, que vão dar segurança para a criança se divertir na água.
- Peso da criança: no momento da escolha da boia infantil, o ideal é saber o peso da criança e ver a recomendação de peso do fabricante, de modo que a boia seja compatível com o peso recomendado para a criança.
- Certificação do INMETRO: para investir em um modelo de boia seguro para as crianças, o ideal é verificar se a boia tem certificação do INMETRO, caso não tenha é melhor optar por outra marca que tenha passado pelos testes de segurança.
- Idade da criança: a embalagem da boia costuma trazer a indicação de idade para uso, e isso é importantíssimo na hora de realizar a compra, pois a idade indicada para cada tipo de boia pode dar mais sustentação e segurança no uso.
Desse modo, na hora de comprar a boia ideal, a dica é ler as orientações do fabricante e ver se são compatíveis com a criança. Além disso, o uso de boia infantil não dispensa a supervisão de um adulto constantemente.
Fotos e Modelos de Boia Infantil
Colete
Esse é o tipo de boia infantil recomendada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, já que é mais difícil da criança conseguir tirar sozinha e garante maior segurança aos pequenos.
A boia colete costuma preencher toda a parte do tronco da criança, e apesar de ser uma versão segura e que dá liberdade para a criança nadar, é preciso tomar cuidado para a que a criança não posicione o corpo para frente, vindo a virar-se mesmo com uma boia infantil. Por isso, é preciso ter sempre um adulto por perto.
Este tipo de boia pode ser na versão inflável ou estilo neopreme e ambos são bem funcionais e seguros, mas as versões em neopreme costumam ser mais vantajosas pelo fato de não furarem.
A boia colete é indicada para crianças entre 2 e 4 anos.
De Braço
Um dos modelos mais tradicionais de boia infantil, a boia de braço também é uma das versões mais baratas entre os modelos de boias.
No entanto, essa não é a versão mais segura, já que pode ser retirada facilmente pela criança e até mesmo sair do braço se não estiver no tamanho certo.
O ponto positivo desse tipo de boia está no fato de dar mais liberdade para a criança se divertir, mas é uma boia mais indicada para crianças mais velhas e com idade superior a 4 anos.
Sendo assim, a boia de braço acaba sendo uma opção viável para situações com crianças mais velhas e que tenha adulto constantemente do lado.
De Peito / Puddle Jumper
A boia Puddle Jumper ou conhecida como boia de peito é uma versão muito usada nos EUA, já que é recomendada pela Guarda Costeira do país como uma opção segura para as crianças.
E depois de fazer tanto sucesso em terras estrangeiras, esse modelo de boia infantil chegou também ao Brasil.
Essa versão é um mix entre colete e boia de braço, pois conta com um flutuador na região do peitoral da criança e dois flutuadores nos braços.
Essa junção dos flutuadores entre peito e braços dão mais segurança à criança, mas pode não dar muita estabilidade às crianças muito novinhas, por isso é recomendada a partir de 2 anos de idade.
De Corpo / Maiô Flutuante
Entre os modelos mais atuais de boia infantil, uma das versões é o modelo de vestir, que se assemelha a um maiô.
Esse tipo de boia é caracterizado por uma peça estilo maiô com flutuadores embutidos, o que faz com que a própria vestimenta de praia seja uma boia.
A vantagem desse modelo é que não há necessidade de adicionar um acessório à criança, e garante que a criança esteja sempre segura já que já veste a roupa boia.
O maiô boia repleto de flutuadores é bastante seguro, mas exige que a criança já tenha mais estabilidade para ficar na água sem apoios, por isso é recomendado a partir dos 4 anos.
Pneu / Redonda
Esse é um tipo de boia não recomendado em questão de segurança, já que a boia não se prende em lugar algum do corpo da criança e pode virar facilmente.
Apesar da boia infantil estilo pneu ser bastante fácil de encontrar, esse é um modelo recomendado apenas para diversão das crianças que já sabem nadar.
A boia indicada para diversão e não segurança é perfeita para flutuar ou ser usada em piscinas bem rasinhas onde dá pé para as crianças.
Para Bebê
Com Cobertura
Entre os tantos modelos de boias infantis, uma das versões bastante recomendadas para bebês é o modelo com cobertura, que além de dar segurança na piscina, ainda protege a criança do sol.
Esse tipo de boia tem uma cobertura que garante sobre à criança que está usando a boia.
O modelo com cobertura costuma ser uma versão com perninhas, já que é para bebês, segurando melhor a criança e recomendada a partir do 1 ano de idade.
Com Fralda
O modelo conhecido como boia infantil com fralda, nada mais é que as versões de boias com encaixe para as perninhas.
Desse modo, o modelo é caracterizado por ter um assento tipo fraldinha onde o bebê é apoiado e fica sentadinho.
O modelo costuma ser indicado para bebês a partir de 6 meses de idade, quando já estão mais firminhos.
Apesar de ser um modelo confortável e seguro para bebês, esse tipo de boia não é recomendado em praias por conta do movimento das ondas que podem virar facilmente a boia.
Além disso, também é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos da criança para que a boia não seja virada para frente.
De Pescoço
A boia de pescoço andou fazendo muito sucesso em vídeos de redes sociais, pois deixa apenas a cabecinha do bebê para fora da água, e dá liberdade ao resto do corpinho.
Esse tipo de boia costuma ser usado por bebês menores, mas não é o modelo mais indicado, já que pode causar desconforto para a musculatura do pescoço.
Além disso, a boia de pescoço pode não dar estabilidade e segurança ao bebê, sendo uma opção desconfortável e com riscos.
SwimWays
Esse é um modelo de boia infantil perfeito para os bebês, pois dá segurança na flutuação e mantém a criança sentadinha e dificulta a saída dos bebês que insistem em sair sozinhos da boia.
A SwimWays é uma boia em estilo neopreme formado por dois anéis flutuantes e com uma redinha entre eles, como se fossem duas boias interligadas por uma redinha, o que torna mais difícil da boia virar-se.
A boia tem assento estilo fralda, onde o bebê é colocado sentadinho, e pode ser com ou sem cobertura.
O modelo para bebês pode ser indicado a partir dos 6 meses de idade, mas sempre com supervisão de um adulto.
Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços
E depois de ver todas as dicas de modelos e orientações de uso, agora é hora de ir às compras; e para ajudar, reunimos dicas de lojas online que vendem boias infantis com preços variados.
Links para comprar: Com fralda / Com cobertura / Simples
Links para comprar: Tinoa / Colete Inflável / De braço
Links para comprar: De peito com braços / Colete flutuador / Colete
Links para comprar: Pudlle Jumper / De pescoço / Com parasol
Links para comprar:Swimways / Patinho / De bracinho
Agora é só seguir as recomendações e escolher um modelo que garanta a segurança e conforto dos pequenos.