Mordedor para Bebê – Quando Usar, Cuidados & 41 Modelos Fofinhos!
Na preparação do enxoval de bebê, a lista de itens necessárias é enorme e um item que sempre aparece é o mordedor para bebê.
Mas será que o mordedor para bebê é realmente um item necessário?
Se você tem essa ou outras dúvidas sobre esse item de bebê, no post reunimos dicas de como, quando usar e tantas outras dúvidas comuns que surgem sobre mordedores de bebê. Além disso, ainda trouxemos dicas de modelos e como escolher a melhor opção.
Tópicos
Sobre o Mordedor para Bebê
Para que Serve?
Com o desenvolvimento do bebê várias mudanças vão acontecendo e uma delas é o nascimento dos primeiros dentinhos, que estão aliados a períodos de sensibilidade, febre, diarreia e a tantos outros sintomas que geram desconforto ao bebê e dor no coração dos pais.
E é nessa hora que entra o mordedor para bebê.
Com o desconforto o bebê tende a levar tudo que está próximo para a boca, na tentativa de aliviar a sensação de incômodo na gengiva, e assim o mordedor entra como uma alternativa segura para ir para a boca e até mesmo como um auxílio para aliviar o desconforto do bebê.
Sendo assim, esse acessório, que pode ser composto de diferentes materiais, é uma alternativa para tentar aliviar a sensação de desconforto e ajudar o bebê a “coçar” a gengiva que passa a ficar sensível.
Quais suas Vantagens?
Apesar de parecer um simples acessório do enxoval de bebê, o uso do mordedor traz vantagens como:
- Alívio da Dor: com certeza o desconforto sentido pelo bebê não é algo que incomoda apenas a criança, mas os pais também, que muitas vezes ficam sem ação para lidar com o desconforto da dentição. E é esse um dos pontos positivos do mordedor para bebê. O acessório que pode ser levado a boca, ajuda o bebê a “coçar” a gengiva e assim alivia a sensação de desconforto. Além disso, ainda existem modelos que podem ser refrigerados, e o geladinho ajuda a aliviar também a dor e sensibilidade da gengiva.
- Segurança: outro fator que é vantajoso no uso de mordedores é o fato de ser um item fabricado especificamente para ser levado a boca. Sendo assim, é um objeto seguro para o bebês morderem e sem riscos de terem peças pequenas, pontiagudas ou que podem trazer riscos para o bebê.
Quando Usar?
O uso do mordedor pode ser iniciado a partir da orientação de um médico, ou a partir do momento em que os pais notarem que os dentinhos estão começando a nascer e que o bebê está levando tudo a boca para tentar sanar o desconforto.
Em alguns casos, os primeiros dentinhos começam a aparecer a partir de 3 meses, mas em geral, a dentição começa a partir dos 6 meses.
Existem Riscos?
Apesar do mordedor para bebê ser desenvolvido com a intenção de ser um objeto seguro para os bebês levarem a boca, o item pode trazer riscos sim.
Os riscos associados ao uso de mordedor costumam estar relacionados a higienização, uma vez que os mordedores devem ser higienizados com frequência para evitar a proliferação de bactérias, já que costumam ficar úmidos por conta da saliva do bebê.
Além disso, também é preciso estar atento ao modelo escolhido, considerando modelos sem peças pequenas e com acabamentos seguros, de modo que não machuquem a boca do bebê.
Quais os Principais Cuidados?
Na escolha do mordedor, é preciso estar atento a alguns cuidados, como:
- Certificação: durante a compra do mordedor para bebê atente-se a embalagem e se a mesma traz certificação do Inmetro, que verifica se o item foi produzido de acordo com normas de segurança, garantindo assim, que o objeto é seguro para o uso do bebê.
- Faixa Etária: outro detalhe que deve ser verificado na embalagem é a indicação de faixa etária. Para o item ser seguro ao uso do bebê, a faixa etária indicada pelo fabricante deve ser respeitada, uma vez que cada modelo traz é desenvolvido para uma fase do bebê.
- Material e Acabamentos: entre os cuidados para escolher mordedor para bebê, uma das dicas é atentar-se ao tipo de material usado no item e se os acabamentos não deixam rebarbas que podem machucar a boca do bebê. Para ter certeza dessa segurança, o selo do Inmetro é indispensável.
- Higienização: para manter o item seguro para o uso do bebê, o mordedor deve ser higienizado, conforme orientações do fabricante, antes do primeiro uso, e depois com regularidade para manter o mordedor para bebê sempre limpo para ir para a boca do bebê.
Quanto Custa? #preço
Os preços de mordedores podem variar muito e isso vai depender do modelo de mordedor.
As opções mais baratas são os modelos mais simples em silicone ou em gel, que custam a partir de R$ 6 em lojas como Casas Bahia.
Já os modelos mais elaborados, como as versões de luvinha, custam em média R$ 30 no Mercado Livre.
Fotos e Modelos de Mordedor para Bebê
Luva
Um modelo mais recente de mordedor para bebê é o modelo estilo luva, que traz pontinhas em silicone texturizado, ajudando o bebê a “coçar” a gengiva com segurança.
Este modelo é uma ótima escolha para os bebês que não se adaptam ao uso de outros modelos de mordedores, e que insistem em manter a mãozinha dentro da boca.
E apesar de ser uma boa alternativa, este modelo deve ser higienizado com mais frequência, já que tem parte confeccionada em tecido.
Chocalho
O mordedor para bebê pode ser além de um simples objeto que alivia a coceira na gengiva, e trazer estimular também outros sentidos, como é o caso do mordedor com chocalho, que estimula a audição.
Esse tipo de mordedor funciona como um brinquedo, que o bebê pode interagir por conta do barulhinho e que também pode ser levado a boca com segurança, ajudando o bebê a “coçar” a gengiva.
Para Geladeira / Gelado
Entre os modelos de mordedores mais indicados para fase em que a gengiva está sensível, o mordedor com gel e pode ser refrigerado é uma perfeita opção.
O modelo, que pode ter diferentes formatos, pode ser mantido na geladeira, e assim o bebê leva o mordedor geladinho para a boca, ajudando a aliviar a sensação de desconforto e o inchaço da gengiva por conta do nascimento dos dentinhos.
Mãozinha
Este é um modelo bem fácil de encontrar, e tem como característica ter o formato de uma mãozinha.
Esse tipo de mordedor para bebê traz espécie de dedinhos, que podem ser levados a boca, e assim ajudam a aliviar a sensação de coceira na gengiva.
Para escolher esse modelo de mordedor, o ideal são as versões com alça para o bebê segurar, já que facilitam a “pegada” do bebê.
De Silicone
O mordedor para bebê em silicone é uma das versões mais conhecidas, e tem como vantagem o fato de ser um material leve, resistente e mais macio.
Este modelo de mordedor pode ser em diferentes estilos, seguindo desde modelos mais básicos apenas para mordidinhas do bebê, até modelos com escovinhas, que ajudam o bebê a “coçar” a gengiva e até higienizá-la.
Agora que você já sabe da importância desse item da lista de enxoval, já pode aproveitar as dicas para escolher o modelo ideal.