Como Fazer o Bebê Pegar Mamadeira – As 8 Dicas Mais Infalíveis!
A mamadeira é um acessório que faz parte do enxoval de bebê, e é um item importante para amamentar com leite materno, fórmulas complementares indicadas pelo pediatra, e para o momento de transição entre o aleitamento materno e a alimentação sólida. No entanto, alguns bebês costumam recusar esse acessório, e como um importante item para tantas fases do bebê, hoje reunimos dicas de como fazer o bebê pegar mamadeira.
Então, se você está passando por essa fase em que o bebê recusa a mamadeira, é hora de aproveitar as dicas do post e aprender de maneira simples como fazer o bebê pegar mamadeira.
Tópicos
Como Fazer o Bebê Pegar Mamadeira #dicas
Teste Diferentes Tipos de Bicos
A mudança da amamentação no peito para a mamadeira pode trazer muitas novidades para o bebê, e esse pode ser um dos motivos de recusa.
Desse modo, a melhor maneira de como fazer o bebê pegar mamadeira é testando diferentes formatos de bicos de mamadeira, de modo a encontrar um formato que seja adequado para o bebê e que se encaixe com mais facilidade em seus lábios e céu da boca.
Uma boa dica para escolher o tipo de bico de mamadeira para bebê é procurar por um formato e tamanho que seja mais parecido com o bico do seio da mãe, de modo que a criança não sinta tanta diferença.
Nessa etapa de teste de bicos de mamadeira, é preciso ter paciência para ir testando os diferentes modelos.
Período de Transição
Um dos motivos da recusa do bebê pela mamadeira pode estar ligada ao fato do bebê não estar aceitando a transição do peito para a mamadeira, já que tem a questão de afeto e apego a mãe.
Sendo assim, não tente tirar a amamentação no peito de uma hora para outra e substituí-la pela mamadeira, pois esse rompimento pode dificultar a aceitação da mamadeira.
Para um processo mais eficiente de como fazer o bebê pegar mamadeira, o ideal é criar um período de transição e assim ir intercalando as mamados no peito com as mamadas na mamadeira, de modo a não desligar totalmente o bebê da mãe de uma hora para outra.
Conte com a Ajuda de Outras Pessoas
A amamentação do bebê cria um elo muito forte entre mãe e criança, e isso pode ser uma dificuldade para a transição para a mamadeira, já que a criança vai insistir em procurar o peito da mãe para mamar.
Para não ter essa dificuldade na transição para a mamadeira, peça para outra pessoa tentar dar a mamadeira ao bebê e fique distante durante esse momento, assim a criança não irá ver e nem ouvir a mãe, o que poderia dificultar o momento.
Não Altere o Bico da Mamadeira
Testar o bico da mamadeira até encontrar uma opção ideal é uma das dicas que já demos, mas outra dica relacionada ao bico da mamadeira está num fato comum dos pais alterarem o bico, seja aumentando o buraco ou cortando parte do bico.
Essa alteração do bico não é indicada, pois pode deixar o processo de sugar mais fácil, causando estranheza ao bebê que precisava sugar para mamar no peito.
Além disso, o fato de aumentar a quantidade de leite que sai na sucção também pode fazer com que o bebê engasgue com mais facilidade.
Escolha o Horário Ideal
Para o processo de como fazer o bebê pegar mamadeira, uma dica importante é saber escolher o horário certo para tentar a amamentação com mamadeira.
Desse modo, o ideal é escolher um horário que o bebê costuma mamar mais e sentir mais fome, assim ele terá mais instinto de pegar a mamadeira, já que está sentindo mais fome.
Então, antes de tentar a troca para mamadeira, observe qual horário que o bebê costuma mamar mais e tente apresentar a mamadeira nesse período.
Troca do Leite / Fórmula
Em alguns casos, a recusa pela mamadeira pode não estar ligada ao fato do bebê não estar acostumado com o acessório, mas ao fato de não estar se acostumando com o sabor do leite ou da fórmula.
Sendo assim, o ideal é começar dando mamadeira com leite materno para que o bebê não sinta tanta diferença, e ir intercalando o leite materno com outros tipos de leite e fórmulas, que só devem ser introduzidos com recomendação médica.
Se ainda assim o bebê recusar a mamadeira, uma alternativa é conversar com o médico e tentar a troca do leite ou da fórmula, de modo a encontrar uma opção que o bebê goste mais.
Temperatura do Leite
Entre as dificuldades enfrentadas para a aceitação da mamadeira, um dos fatores pode estar ligado a temperatura do leite oferecido na mamadeira.
Para os bebês que estavam acostumados com a amamentação no peito, a temperatura do leite deve ser morno de modo a criar mais similaridade com a temperatura do leite materno.
Se o leite morno não tem sido aceito, vá tentando outras temperaturas até encontrar uma opção que o bebê comece a aceitar.
Respeite o Tempo do Bebê
E apesar de todas as dicas de como fazer o bebê pegar mamadeira, o ideal é respeitar o tempo da criança.
As tentativas devem ser feitas sim quando houver necessidade da introdução da mamadeira, mas o ideal é tentar a mamadeira por uns 5 minutos, e caso o bebê não aceite, a dica é tentar outros métodos, como a amamentação no copinho de transição.
Vá mudando os métodos e tentando diariamente apresentar a mamadeira ao bebê respeitando o tempo de 5 minutos de tentativa, de modo a evitar a frustração do bebê e dificultar ainda mais o processo.
Sendo assim, a paciência e as tentativas são essenciais para o processo de aceitação da mamadeira.
Ah, e com certeza você já ouviu dicas de sua avó ou mãe dizendo para adoçar o bico da mamadeira, o que era bastante frequente em outras gerações. No entanto, não é indicado usar nenhum tipo de sabor doce como mel, achocolatado, entre outros. Esse tipo de truque pode fazer com que a criança pegue a mamadeira apenas enquanto estiver com o sabor docinho e logo em seguida larga o item. Além disso, esse tipo de alimento ainda não é recomendado para a primeira infância e fase de bebê.
Se você já tentou alguma dessas dicas, conta aqui nos comentários como foi sua experiência. E se você tem aquela dica especial e que funcionou com seu bebê, compartilha aqui nos comentários.