+65 Desenhos de Personagens do Folclore para Colorir e Imprimir Grátis!
Os desenhos e personagens do folclore para colorir são uma possibilidade de atividade para trabalhar com personagens e lendas folclóricas, comemorando o Dia do Folclore, que acontece em 22 de agosto.
A atividade para educação infantil é uma ótima oportunidade de trabalhar com lendas brasileiras e explorar uma cultura rica através de personagens do folclore para colorir.
E se você trabalha com educação infantil ou quer entreter as crianças, reunimos desenhos para imprimir grátis e pintar, além de curiosidades e lendas sobre os personagens do folclore brasileiro.
Tópicos
Desenhos de personagens do folclore para colorir
Desenhos do Saci Pererê para colorir
Para quem procura atividades de artes para educação infantil, uma das possibilidades são os desenhos de personagens do folclore para colorir com a representação do Saci-Pererê.
O saci-pererê é representado por um por um menino negro de apenas uma perna.
O personagem ainda traz características como short vermelho, cachimbo e gorro, acessórios que garantem poderes ao pequeno menino.
Uma das características do Saci-Pererê é fazer travessuras e confundir as pessoas parecendo e desaparecendo em redemoinhos.
A lenda também diz que o personagem é responsável por esconder objetos e dar nós em rabos de cavalo.
Desenhos do Iara para colorir
A lenda da Iara é uma das lendas folclóricas mais populares no Brasil e é representada por uma personagem sereia.
A personagem da Iara é uma sereia linda de cabelos longos e pretos e que tem uma voz encantadora.
Antes de se tornar sereia, a Iara era uma bela índia que causava inveja por conta de sua beleza.
Segundo a lenda da Iara, a personagem atrai os pescadores com sua voz encantadora para o fundo do mar e nunca mais os pescadores são vistos novamente.
Desenhos da Mula Sem Cabeça para colorir
A lenda da mula sem cabeça conta a história de uma mulher que teria se apaixonado e tido um relacionamento com um padre.
Por conta do relacionamento proibido, a mulher teria sofrido uma maldição e se transformado em uma mula sem a cabeça e com labaredas de fogo saindo pelo pescoço.
Segundo a lenda, a mula sem cabeça costuma ser vista vagando durante a noite próximo de igrejas.
Desenhos do Curupira para colorir
Uma das lendas folclóricas é sobre o personagem Curupira, um personagem, que assim como o Saci, gosta de enganar as pessoas e fazer traquinagens.
O Curupira é um personagem que protege a fauna e a flora e atrai os destruidores da natureza para outros caminhos através de suas pisadas ao contrário, uma vez que o personagem é representado com os pés virados para trás.
Desenhos do Lobisomem para colorir
A lenda do Lobisomem é um dos clássicos do folclore brasileiro, e por isso não poderiam faltar desenhos de personagens do folclore para colorir com a representação do Lobisomem.
Nessa lenda, o personagem é representado por um mix entre corpo de lobo e características de homem, por isso do nome lobisomem.
Diz a lenda folclórica que o Lobisomem costuma aparecer em noites de lua cheia.
Desenhos do Boitatá para colorir
A lenda folclórica do Boitatá também é conhecida em outras regiões do Brasil com nomes como Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão.
O nome de origem indígena tupi-guarani tem como significado “cobra de fogo”, caracterizando o personagem do folclore brasileiro.
Esse personagem é representado por uma grande serpente de fogo e que tem como função a proteção das matas e animais.
Desenhos do Boto Cor de Rosa para colorir
A lenda do boto também é conhecida em algumas regiões como lenda do boto cor-de-rosa ou lenda do Uauiará.
Essa lenda originária da região amazônica conta que em noites de Festa Junina, um boto, animal frequente nos rios amazônicos, sai das águas e se transforma em um lindo homem.
Esse homem lindo e atraente costuma seduzir as mulheres e levá-las para o fundo dos rios.
Desenhos do Negrinho do Pastoreio
A lenda do Negrinho do Pastoreio conta a história de um menino que era escravo e tinha um patrão maldoso.
Um dia o Neguinho saiu para pastorear os cavalos e acabou perdendo um dos animais.
Ao contar ao seu patrão sobre o sumiço do animal, o pequeno escravo foi agredido e jogado em um formigueiro, mas nada disso deixou marcas em seu corpo.
A lenda conta que o Negrinho do Pastoreiro surge ao lado da Virgem Maria e sempre montada em um cavalo.
Agora é aproveitar as lendas e desenhos para pintar para garantir a diversão da criançada e ainda explorar os conhecimentos sobre o folclore.