MODELOS DE BERÇOS para bebê: 30 Dicas!
Quando o assunto é berço para bebê, o que parece simples pode ter uma gama de variações e orientações, e tornar a escolha um pouco mais complexa do que se pode imaginar no início.
Desde os modelos de berço para bebê até as orientações para evitar riscos são detalhes que os pais devem ficar atentos. Por isso, separamos dicas especiais para os futuros pais que querem garantir um cantinho de descanso para os bebês.
Modelos de berços para bebês
Com rodinhas
O modelo de berço com rodinhas é ideal facilitar a limpeza do quarto e ter a possibilidade de movimentar o móvel para limpar aquele cantinho, de modo a evitar possíveis alergias na criança.
Esse modelo ainda é indicado para as mamães que adoram fazer mudanças nos móveis para dar cara nova ao ambiente, assim é possível mudar o berço de lugar com facilidade.
Multifuncionais
Os berços multifuncionais são caracterizados por já virem com algum outro móvel acoplado, como os modelinhos que já vem com trocador e armário. Assim, dá para guardar os itens do bebê sem necessidade de comprar tantos outros móveis.
Entre esse modelo, há também os bercinhos que já vem com uma caminha embaixo, assim dá para o bebê dividir o quarto com o irmãozinho.
Berço que vira cama
A escolha desse tipo de berço é ideal para os pais que já querem adquirir dois móveis em um.
O modelo é facilmente adaptado para virar uma cama, e assim a adaptação do bebê para a caminha pode tornar-se mais simples, já que não há a alteração do móvel.
Berço portátil
O berço portátil é um tipo de berço que permite ser montado e desmontado com bastante facilidade.
- Esse modelo é ideal para os pais que viajam com as crianças, já que ao ser desmontado fica bem compacto.
- Se a família vai viajar para a casa da vovó ou de algum familiar ou amigo, pode levar esse modelinho para a criança ter sua caminha.
- O modelo que é portátil também pode ser utilizado em casa, mas é bom averiguar a qualidade do colchão se a intenção é deixar o bebê dormir toda noite nesse tipo de berço.
- Um alerta aos pais é que averiguem as condições onde o berço está guardado. Nada de deixar em local empoeirado e úmido quando não está em uso, pois isso pode causar alergias à criança.
Berço tradicional
Como o próprio nome já diz, esse é um modelinho tradicional e costuma ser mais em conta por ser simples.
O berço não tem rodinhas e nenhum outro mecanismo que o transforme dando mais funções ao móvel. No entanto, continua sendo uma boa opção para o quartinho de bebê.
Berço acoplado ou co-sleeper
No início de vida do bebê algumas mamães ainda não conseguem se distanciar da criança; por tal motivo, o berço acoplado é uma ótima opção para os primeiros meses.
O bercinho é instalado na lateral da cama do casal, e permite o fácil contato da mãe com o bebê. O móvel é bem mais seguro que colocar o bebê entre o casal (nada de fazer isso, senhores pais) e garante maior segurança as mães e aos bebês.
Berço balanço
O berço balanço é uma opção para os pais que querem ter um móvel que ajude na hora de ninar o bebê.
Essa opção garante um pequeno balançar enquanto você coloca o bebê para dormir. Só não dá para balançar muito e deixar a criança enjoadinha.
Berço anti-refluxo
O modelo tem um sistema de elevação na parte da cabeça que ajuda a evitar o refluxo, que é comum nos primeiros meses do bebê.
Apesar de ser uma opção bem bacana, o ideal é perguntar ao seu médico se não há problemas colocar um recém-nascido nesse tipo de móvel que possui elevação e pode alterar a posição natural de dormir da criança.
Berço cegonha
O modelinho até parece um cestinho pendurado. A opção deve ser muito bem instalada para evitar acidentes, e é ideal para colocar em espaço restrito e até no cantinho do quarto dos pais.
O único detalhe, é que esse tipo de berço costuma ser pequeno e pode ficar apertadinho ao longo da vida do bebê.
Fotos e modelos de berço
As opções de modelos variam bastante e atendem diferentes requisitos dos pais, mas ainda existem as variações de design, por isso separamos algumas fotos de bercinhos para os papais e mamães se inspirarem um pouquinho.
Além de escolher o modelo do berço para bebê é imprescindível que os pais procurem por um produto aprovado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – já que o órgão regula e fiscaliza o móvel para evitar possíveis acidentes com a criança.