Móveis para Quarto de Bebê: 50 Dicas e Fotos!
Escolher os móveis para o quarto de bebê é uma tarefa que os pais fazem ainda durante a gestação, mas já é um grande passo para a chegada do baby. Se você ainda não deu início a essa empreitada, está na hora de pensar em como arrumar o quartinho e na escolha ideal.
Móveis para quarto de bebê completo
Para um quarto de bebê completo não pode faltar o bercinho, armário para roupinha, trocador e até uma cama de apoio, assim a mamãe tem onde ficar com a criança.
Os móveis todos no mesmo estilo podem ser comprados no conjunto e formarem um jogo de quarto infantil que mantem harmonia entre todas as peças. A vantagem desse tipo de jogo é que fica tudo igualzinho, mas isso pode deixar o valor mais salgadinho.
Ah, e se você pretende usar uma cama de apoio, vale apostar no modelo bicama e colocar almofadas no encosto, assim o móvel pode se tornar um sofá.
Para escolher móveis de bebê para um quarto pequeno o ideal é trocar o guarda-roupas por uma cômoda, assim o móvel otimiza melhor o espaço e além de funcionar como trocador, ainda tem espaço para guardar as roupinhas do bebê.
Outra sugestão são os conjuntos todo em branco já que permite montar o jogo completo com uma cor suave e até misturar móveis de diferentes marcas, já que a cor é bem fácil de encontrar em diferentes fabricantes de móveis infantis.
Se você comprou o jogo de bercinho e cômoda para o quartinho, pode usar a cama de solteiro que já tem em casa como apoio e até mover a poltrona da sala para o quarto, de modo a facilitar no momento da amamentação.
O quarto completo de bebê pode ser todo com móveis brancos, misturar o branco a um tom de madeira ou até comprar itens de marcas e cores diferentes para seguir um estilo diferente.
Ao comprar os móveis separados para montar o conjunto é ideal que se tenha parcimônia para mesclar diferentes estilos e cores sem perder a harmonia do ambiente.
Mais uma vez o jogo completo dispensa o guarda-roupas para aproveitar melhor o pequeno espaço. A cômoda com base reta ainda faz o papel de trocador.
Ah, e pela foto dá para notar que o quarto com móveis brancos ganha um toque de cor marrom pelo piso, almofadas e cortinas.
Se o espaço é muito reduzido, recorrer aos móveis planejados para o quarto de bebê é uma ótima alternativa. Embutir armários, nichos, criar móveis multifuncionais e estender uma bancada de itens faz com que o ambiente seja melhor aproveitado.
O único ponto negativo desse tipo de móvel é que o investimento não é o mais em conta e a criança cresce rápido, tornando necessária uma adaptação dos móveis conforme o crescimento infantil.
Ao comprar um jogo completo de móveis para bebê é primordial ter consciência do tamanho disponível no quarto e o espaço ocupado por cada móvel; afinal, não dá para adquirir um quarto completo sem que este caiba no espaço disponível. Então, nada de comprar por impulso sem ter as medidas exatas do ambiente e dos móveis.
Além do conjunto, algumas lojas ainda oferecem opções bem próximas do comprado para completar os móveis, como é o caso do gaveteiro de cestas que é um móvel difícil de encontrar em um jogo, mas que contribui para organizar melhor os itens do bebê.
Se você tem espaço disponível para o quartinho o jogo completo está mais que liberado. Vale ter no quarto guarda-roupas, berço, poltrona, cômoda e até armário de parede. É claro, que a quantidade de itens pode deixar o preço mais salgadinho, mas essa é uma opção para quem está com o orçamento mais liberado e tem espaço suficiente.
Para compor o quarto infantil, vale misturar itens planejados e móveis comprados prontos. O guarda-roupa planejado é uma solução viável para aproveitamento do espaço, enquanto o bercinho que tem uso por tempo menor pode ser adquirido em uma loja para deixar mais fácil de transformar o quarto de acordo com o crescimento da criança.
É claro que comprar todos os móveis em loja também é válido, ainda mais com a variedade de estilos que são ofertados.
E quando o assunto é quarto completo, vale pensar com calma a necessidade dos móveis, afinal nem sempre você precisa de um jogo mais caro só porque vem com um criado mudo. Muitas opções mais em conta e com menor quantidade de itens já são suficientes para montar o cantinho da criança.
Ao optar por um jogo planejado, o ideal é simular um projeto que seja fácil de adaptar conforme o crescimento e mudanças de fase. Opte sempre pelo berço não conjugado a outros móveis, pois isso dificulta a mudança do móvel.
Apesar de branco ser uma cor dominante nos móveis infantis, outras cores também estão disponíveis no mercado. Os conjuntos de móveis em madeira além de resistentes são lindos e podem deixar o ambiente com um toque mais clássico.
Dicas de móveis para quarto de bebê baratos
Para montar um quarto de bebê econômico a dica é pesquisar. Muitas vezes o jogo completo para o quartinho pode pesar no bolso, por isso vale escolher móveis separados. Utilizar o sofá ou poltrona que você já tem em casa para compor o espaço também implica em economia e garante um cantinho confortável para os adultos.
Já pensou em reaproveitar móveis no quarto do baby? Essa ideia é muito bem-vinda para decorar o ambiente sem gastar muito. O bercinho que passa pela família pode ser pintado em outra cor e ganhar cara nova.
Vale também usar uma cômoda que você já tem em casa para guardar as roupinhas e funcionar como trocador.
Uma dica importante de móvel barato para quarto de bebê é escolher peças multifuncionais. O berço que já vem com gaveteiro e trocador dispensa outros móveis e além de ser compacto, costuma ter um preço mais em conta do que adquirir mais que um móvel para essas funções.
O guarda-roupinha com ármario de parede também é uma ideia bacana de móvel multifuncional para quarto de bebê. O único adendo é que antes de comprar um móvel assim é ideal ter as dimensões exatas do espaço em que será instalado.
Muitas vezes comprar um berço novo implica em um gasto alto, por isso uma dica é reaproveitar o berço do priminho(a) e até comprar o móvel já usado. Dar um toque de cor ou fazer algumas mudanças na peça já deixam a peça mais bacana e você nem gasta tanto.
O aparador que você tem em casa também pode ser usado como trocador e cômoda, e até poltrona da sala pode ser usada para amamentar, assim os móveis ficam bem mais em conta.
Esqueça a ideia de que todos os móveis precisam ser um jogo completo e igualzinho. As peças diferentes também rendem boas ideias para preencher o espaço. Ah, e vale até dar cara nova ao móvel da sala usando papel contact para deixar como criado mudo no quarto do baby. Reutilizar móveis é uma ideia barata de mobiliar o quarto do bebê com estilo.
Mais uma vez a prova de que é possível ter um ou dois móveis no quarto e que apenas essas peças atendam a todas as necessidades. O berço multifuncional e o gaveteiro deixam o quarto completo sem sair do orçamento. Ah, e a caminha de apoio junto ao berço é ideal para irmãos dividirem o mesmo quarto.
Outra ideia barata de móvel de bebê é o berço portátil. A opção tem custo-benefício ótimo, já que é possível usar a peça na viagem e desmontar/guardar com facilidade para adaptar o quarto com o crescimento da criança.
Para móveis alternativos de quarto de bebê a dica é o reaproveitamento de peças; O armário de ferro junto aos móveis de madeira deixam o quarto com decor original e o reaproveitamento gera uma boa economia no bolso dos pais.
Fotos e ideias de móveis para quarto de bebê
Gostou das ideias e dicas de móveis para quarto de bebê? Se você já está no período de gestação agora é só seguir as orientações para comprar e montar o quartinho do baby.