Berço Provençal – 55 Modelos Magníficos, Preços & Dicas Inéditas!

O berço provençal é uma peça que faz toda a diferença na decoração do quarto de bebê. Considerada uma peça sofisticada, deixa o ambiente totalmente elegante, além de chamar atenção pela qualidade.

Além disso, há uma boa variedade de modelos, desde versões vintage até padrões retrô, com muitas funcionalidades e total conforto para a criança.

Para saber tudo sobre o berço provençal e conhecer melhor esse estilo clássico, acompanhe nosso guia completo com dicas para escolher + diversas fotos incríveis.

berço provençal pequeno
Tudo sobre o berço provençal em um guia completo!

O que é estilo provençal?

Primeiramente, você sabe o que é estilo provençal?

Muito se fala nesse conceito, porém poucos sabem definir. Então, é interessante entendê-lo melhor. De acordo com especialistas, trata-se de um estilo que surgiu na região francesa de Provença, por isso o nome.

É considerado clássico, pois tornou-se tendência há tempos, na época em que a decoração das casas da corte francesa serviam de inspiração para os camponeses. Estes, como não tinham condições e nem status para ornamentos caros e sofisticados, decidiram adaptar com peças acessíveis, porém detalhadas.

Sendo assim, a confecção de móveis com acabamento fino, linhas curvas, estampas florais, ferro forjado e cores leves logo se popularizou e tornou-se tendência em muitas residências. A ideia era adaptar o rústico a um padrão delicado, romântico e requintado. Para isso, a utilização de uma mistura de gesso com cola era comum para corrigir imperfeições da madeira.

berço provençal com capitone
A decoração do quarto fica impecável com berço provençal com capitonê

Quando se trata de cores, o branco e os tons pastéis se destacam. Por isso, em um quarto infantil, o estilo provençal é uma ideia atemporal, pois mantém o ambiente sempre equilibrado e perfeito para a saúde da criança.

Seja em um quarto de bebê masculino ou feminino, você pode combinar o branco com tons de cinza, azul ou rosa claro, tendências que nunca saem de moda. O berço, item indispensável, é um dos principais móveis para seguir esse conceito, por isso você deve escolher com muito carinho.

berço provençal
O berço branco é uma bela opção para quartos de bebê unissex

Fotos e Modelos de Berço Provençal

Como reconhecer um berço provençal?

De modo geral, o móvel conta com entalhes e detalhes na madeira, além de adornos no acabamento que o diferencia de uma versão simples e tradicional. Além disso, é comum a presença do capitonê.

As cores claras se destacam, por isso você encontrará o berço branco com facilidade. O tamanho varia bastante e muitos berços contam com outras funcionalidades, além de combinar com outros móveis: aparador, guarda-roupa, etc.

berço provençal branco
Você pode adaptar o berço a qualquer estilo de decoração

Para escolher o melhor berço provençal para o quarto do bebê, inspire-se com vários modelos maravilhosos.

Com Capitonê

O berço provençal com capitonê é um dos mais populares do mercado. Essa técnica remete a um estilo vintage e retrô, deixando o ambiente sofisticado e original.

Para quem não sabe, o capitonê é uma técnica aplicada em tecidos e outros materiais, para formar saliências quadradas e retangulares por meio de pontos (feitos com fios ou cordões).

Trata-se de um conceito inglês muito clássico e que pode ser aplicada tanto em berços quanto em móveis como sofás e poltronas. O efeito é impressionante e combina perfeitamente com as características do estilo provençal – sobretudo em acolchoados com cores claras: rosa, branco, cinza, off-white, etc.

 

Berço Provençal Capitonê berço provençal com capitonê amadeirado 1 berço provençal com capitonê bonito berço provençal com capitonê em quarto infantil berço provençal com capitonê em quarto

A técnica capitonê deixa qualquer superfície com depressões e acabamentos diferenciados, mudando completamente o aspecto de qualquer móvel.

berço provençal com capitonê marrom berço provençal com capitonê pequeno berço provençal com capitonê ideia de berço provençal com capitonê ideias de Berço Provençal Capitonê lindo modelo de berço provençal com capitonê

De madeira

Outra opção muito comum é o berço provençal de madeira. Os modelos de madeira maciça chamam atenção pela resistência e durabilidade. Por outro lado, há versões amadeiradas diferentes, seja com cores claras ou escuras, com um preço bem acessível.

A madeira é um material versátil que combina com diversos estilos de decoração, desde o provençal em si até o rústico, o industrial e o moderno. Você pode harmonizar o berço de madeira com os outros móveis do quarto: aparador, cômoda, roupeiro, etc.

Há muitos tipos disponíveis nas lojas especializadas, por isso vale fazer uma boa pesquisa para escolher o melhor modelo de acordo com seu projeto. Ideias não faltam, conforme mostram as imagens.

berço provençal com capitonê amadeirado berço provençal com madeira berço provençal de madeira grande berço provençal de madeira marrom berço provençal de madeira pequeno berço provençal de madeira rustica

O berço de madeira pode ser branco, marrom, dourado, bege, entre outras versões.

berço provençal de madeira lindo berço provençal de madeira opção de berço provençal de madeira pequeno berço provençal de madeira

Branco

Outra tendência na decoração provençal é o berço branco. Trata-se de uma opção clássica que combina perfeitamente com esse estilo. Inclusive, você pode até encontrar peças vintage e originais com essa cor.

Além disso, o berço provençal branco é ideal para uma decoração clean e minimalista. Assim, você deixa o quarto do bebê totalmente claro e leve, com uma boa iluminação e harmonização de tons.

Para incrementar a décor provençal, vale instalar cortinas em tons pastéis, pequenos lustres, portas e janelas com detalhes em dourado, piso de taco, entre outras opções que valorizam o cenário.

Berço Provençal Branco e cinza Berço Provençal Branco em quarto infantil Berço Provençal Branco em quarto Berço Provençal Branco grande Berço Provençal Branco ideias Berço Provençal Branco pequeno Berço Provençal Branco simples Berço Provençal Branco ideia de Berço Provençal Branco lindo Berço Provençal Branco

3 em 1

Virou tendência muitas marcas fabricarem berço provençal 3 em 1. Além de berço, o móvel se transforma em outras estruturas, geralmente em sofá e bicama. Por isso, se destaca pela funcionalidade e versatilidade.

Muitos berços 3 em 1 possuem um preço acessível e que servem até para crianças maiores. Assim, você pode adaptar o móvel de acordo com o crescimento do pequeno e usá-lo conforme a necessidade. Uma peça útil e perfeita para a decoração do ambiente.

Berço 3 em 1 kit provençal berço 3 em 1 provençal Berço Provençal 3 em 1 amadeirado Berço Provençal 3 em 1 bicama Berço Provençal 3 em 1 ideias Berço Provençal 3 em 1 ideia de Berço Provençal 3 em 1

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

Onde comprar berço provençal?

Você encontra diversos modelos nas lojas de móveis e decoração. Algumas dicas:

  • Grão de Gente
  • Tulipa Baby
  • Shoptime
  • Vitta Bebe
  • Magazine Luiza

O preço do berço varia bastante conforme tamanho, cor, acabamento, entre outros detalhes. Na média, o valor fica entre 400 e 700 reais.

Para escolher o modelo perfeito, faça diversos orçamentos nas lojas. Além disso, você pode pesquisar em grupos nas redes sociais para encontrar berços usados, mas com ótima qualidade.

berço provençal de madeira 1
Lindos modelos amadeirados que chamam atenção pela versatilidade

Enfim, esse foi nosso guia completo sobre berço provençal. De fato, há opções para todos os gostos, esperamos que tenha boas inspirações para deixar o quarto do bebê bonito e organizado. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.