Como Armazenar Leite Materno – Passo a Passo Simples de Como Fazer!

Você sabe como armazenar leite materno? Essa é uma dúvida bem comum entre as mães de primeira viagem, afinal tirar o excesso de leite é algo importante para a mama não doer, além de ser uma ótima alternativa para manter a exclusividade do leite materno até mesmo quando a mãe precisar dar uma saidinha.

E não basta saber tirar o leite excedente, é preciso também saber armazenar; afinal esse processo garante que o leite continue em condições de consumo para o bebê.

E se você tem dúvidas de como armazenar leite materno, no post respondemos a todas as dúvidas e ainda trazemos dicas para te ajudar nessa tarefa.

dicas de como guardar

 

Como Armazenar Leite Materno: Passo a Passo

O primeiro passo de como armazenar leite materno é fazer a retirada do leite excedente, e para tirar leite materno vale usar de bombinhas manuais ou elétricas.

como tirar leite
Para tirar o leite, escolha entre a bomba manual ou elétrica

Depois de retirar o excedente, é hora de começar o processo de armazenagem, e a primeira etapa é escolher o tipo de recipiente onde guardar o leite. Entre as opções, vale usar:

  • Saquinhos de congelamento: os saquinhos para armazenar leite materno são específicos para tal utilidade e já são esterilizados para a função. Esse tipo de saquinho é próprio para congelamento e tem um sistema de vedação que impede que o leite vaze. A vantagem desses saquinhos, é que a maioria vem com informações que identificam a quantidade de leite armazenado, além de espaços para preencher a data de retirada do leite e a validade. Não é indicado o reuso do saquinho para não ter contaminações que podem estragar o leite armazenado
saquinho de leite
Os saquinhos podem trazer espaços para preencher data e quantidade de leite
  • Frasco de vidro: outra possibilidade para armazenar o leite excedente são os potes de vidro com tampas que não sejam metálicas, já que o metal pode oxidar e soltar substâncias no leite armazenado. O ideal é usar potinhos pequenos e que sejam de tamanhos adequados para uma ou duas mamadas, de modo a evitar sobre excessiva do leite após o descongelamento.A vantagem do congelamento em pote de vidro é o fato do recipiente poder ser reutilizado após a esterilização do mesmo.

pote para leite

Após fazer a retirada do leite, escolha o recipiente de armazenagem e coloque o leite no mesmo, de modo que fique ao menos 2 cm abaixo do limite da abertura, pois o leite vai expandir com o congelamento.

dicas
Coloque o conteúdo na embalagem esterilizada

Depois de colocar o leite no recipiente, é hora de congelar o mesmo. E nessa etapa é preciso anotar no frasco a data da retirada do leite, de modo a controlar a validade do mesmo.

O ideal é que o leite retirada fique no máximo por 2 horas em temperatura ambiente, de modo a evitar contaminações.

como congelar
O leite não deve ficar por mais de 2 horas em temperatura ambiente

Qual a Validade do Leite Materno?

Além da dúvida de como armazenar leite materno, outra preocupação das mães é o tempo de validade do leite materno.

E neste caso, a recomendação é de que o leite fique congelado por no máximo 15 dias após a retirada.

validade leite materno
Anote na embalagem a data que o leite foi tirado

Esse prazo garante que o leite continue com suas propriedades nutritivas e sem contaminação.

Para garantir que esse prazo seja seguido certinho, o ideal é anotar o dia em que o leite foi retirado no recipiente de armazenagem.

 

É Possível Juntar Leites Maternos de Ordenhas Diferentes?

Se a retirada do leite excedente foi pouca, é possível sim juntar duas retiradas para preencher o recipiente de armazenagem do leite. No entanto, atente-se para a validade.

A validade dos leites de ordenhas diferentes que foram misturados segue sempre a da primeira retirada.

Exemplo: Se você retirou um leite no dia 10 de um mês e no dia 15 do mesmo mês juntou os dois leites em um mesmo recipiente para congelamento, a data de validade segue a do dia 10. Sendo assim, os leites que foram ordenhados em datas diferentes, mas congelados no mesmo recipiente têm limite de uso no dia 25 do mesmo mês, ou seja, 15 dias após a primeira retirada.

dicas para guardar leite

 

Pode Guardar o Leite na Geladeira?

Depois de aprender como armazenar leite materno, outra dúvida comum é se o leite retirado pode ser guardado na geladeira.

E a resposta é sim!

O leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas, desde que fique na parte mais fria da geladeira e longe de verduras e carnes cruas, que podem contaminar o leite.

leite na geladeira
O leite deve ficar na geladeira por no máximo 12 horas
onde guardar o leite
Evite colocar na porta da geladeira, pois é uma região menos fria

Se o leite não for utilizado nesse período de 12 horas, o ideal é fazer o congelamento do mesmo para evitar a contaminação.

 

Como Descongelar Leite Materno?

Depois de aprender como armazenar leite materno, é hora de aprender como descongelar o leite guardado.

Para fazer o descongelamento do leite materno e garantir que o alimento não perca suas propriedades nutritivas, o ideal é que o leite seja descongelado em água morna e nunca em temperaturas muito altas ou no micro-ondas.

A maneira correta é retirar o leite que será usado no dia seguinte e colocá-lo na geladeira, de modo que ele descongele naturalmente.

como usar
O leite pode ser descongelado na geladeira

Outra possibilidade é colocar o leite em banho-maria, mas evitar que água ferva; deixando o recipiente com leite congelado apenas em água morna para ir descongelando devagar.

como descogelar
O leite pode ser descongelado em água morna

E para quem gosta dos eletrodomésticos que facilitam a vida, vale investir em uma máquina de descongelamento, que atinge a temperatura ideal para descongelar o leite armazenado.

máquina de descogelar leite
As máquinas de descongelamento também são bem eficazes

Pode Recongelar o Leite Materno?

Não!

Após descongelar o leite que será dado ao bebê, o leite não deve ser congelado novamente.

dúvidas

Em caso de sobra do leite, o ideal é que ele seja consumido em até 2 horas, que é o prazo para o leite ser utilizado em temperatura ambiente. Caso contrário, o ideal é fazer o descarte e não congelar novamente.

congelamento
Congele pequenas quantidades que sejam para o consumo de uma única vez

 

 

Agora que você tirou todas as suas dúvidas e sabe tudo como guardar de maneira segura o alimento do bebê, é hora de colocar as dicas em prática.