Como Fazer o Bebê Pegar Mamadeira – As 8 Dicas Mais Infalíveis!

A mamadeira é um acessório que faz parte do enxoval de bebê, e é um item importante para amamentar com leite materno, fórmulas complementares indicadas pelo pediatra, e para o momento de transição entre o aleitamento materno e a alimentação sólida. No entanto, alguns bebês costumam recusar esse acessório, e como um importante item para tantas fases do bebê, hoje reunimos dicas de como fazer o bebê pegar mamadeira.

Então, se você está passando por essa fase em que o bebê recusa a mamadeira, é hora de aproveitar as dicas do post e aprender de maneira simples como fazer o bebê pegar mamadeira.

dicas

Como Fazer o Bebê Pegar Mamadeira #dicas

Teste Diferentes Tipos de Bicos

A mudança da amamentação no peito para a mamadeira pode trazer muitas novidades para o bebê, e esse pode ser um dos motivos de recusa.

Desse modo, a melhor maneira de como fazer o bebê pegar mamadeira é testando diferentes formatos de bicos de mamadeira, de modo a encontrar um formato que seja adequado para o bebê e que se encaixe com mais facilidade em seus lábios e céu da boca.

como escolher bico de mamadeira
O bico deve ser anatômico para a boca do bebê

Uma boa dica para escolher o tipo de bico de mamadeira para bebê é procurar por um formato e tamanho que seja mais parecido com o bico do seio da mãe, de modo que a criança não sinta tanta diferença.

Nessa etapa de teste de bicos de mamadeira, é preciso ter paciência para ir testando os diferentes modelos.

modelos de bico de mamadeira
Teste diferentes modelos e formatos de bico

Período de Transição

Um dos motivos da recusa do bebê pela mamadeira pode estar ligada ao fato do bebê não estar aceitando a transição do peito para a mamadeira, já que tem a questão de afeto e apego a mãe.

Sendo assim, não tente tirar a amamentação no peito de uma hora para outra e substituí-la pela mamadeira, pois esse rompimento pode dificultar a aceitação da mamadeira.

dicas para transição

Para um processo mais eficiente de como fazer o bebê pegar mamadeira, o ideal é criar um período de transição e assim ir intercalando as mamados no peito com as mamadas na mamadeira, de modo a não desligar totalmente o bebê da mãe de uma hora para outra.

 

Conte com a Ajuda de Outras Pessoas

A amamentação do bebê cria um elo muito forte entre mãe e criança, e isso pode ser uma dificuldade para a transição para a mamadeira, já que a criança vai insistir em procurar o peito da mãe para mamar.

Para não ter essa dificuldade na transição para a mamadeira, peça para outra pessoa tentar dar a mamadeira ao bebê e fique distante durante esse momento, assim a criança não irá ver e nem ouvir a mãe, o que poderia dificultar o momento.

mamadeira para bebê
Com outra pessoa o bebê pode aceitar melhor mamadeira

Não Altere o Bico da Mamadeira

Testar o bico da mamadeira até encontrar uma opção ideal é uma das dicas que já demos, mas outra dica relacionada ao bico da mamadeira está num fato comum dos pais alterarem o bico, seja aumentando o buraco ou cortando parte do bico.

Essa alteração do bico não é indicada, pois pode deixar o processo de sugar mais fácil, causando estranheza ao bebê que precisava sugar para mamar no peito.

Além disso, o fato de aumentar a quantidade de leite que sai na sucção também pode fazer com que o bebê engasgue com mais facilidade.

bico de mamadeira
Ao invés de alterar, procure um bico indicado para a idade da criança

Escolha o Horário Ideal

Para o processo de como fazer o bebê pegar mamadeira, uma dica importante é saber escolher o horário certo para tentar a amamentação com mamadeira.

Desse modo, o ideal é escolher um horário que o bebê costuma mamar mais e sentir mais fome, assim ele terá mais instinto de pegar a mamadeira, já que está sentindo mais fome.

Então, antes de tentar a troca para mamadeira, observe qual horário que o bebê costuma mamar mais e tente apresentar a mamadeira nesse período.

como amamentar

Troca do Leite / Fórmula

Em alguns casos, a recusa pela mamadeira pode não estar ligada ao fato do bebê não estar acostumado com o acessório, mas ao fato de não estar se acostumando com o sabor do leite ou da fórmula.

Sendo assim, o ideal é começar dando mamadeira com leite materno para que o bebê não sinta tanta diferença, e ir intercalando o leite materno com outros tipos de leite e fórmulas, que só devem ser introduzidos com recomendação médica.

Se ainda assim o bebê recusar a mamadeira, uma alternativa é conversar com o médico e tentar a troca do leite ou da fórmula, de modo a encontrar uma opção que o bebê goste mais.

tipo de leite
A troca do leite ou fórmula pode fazer o bebê aceitar melhor a mamadeira

Temperatura do Leite

Entre as dificuldades enfrentadas para a aceitação da mamadeira, um dos fatores pode estar ligado a temperatura do leite oferecido na mamadeira.

Para os bebês que estavam acostumados com a amamentação no peito, a temperatura do leite deve ser morno de modo a criar mais similaridade com a temperatura do leite materno.

Se o leite morno não tem sido aceito, vá tentando outras temperaturas até encontrar uma opção que o bebê comece a aceitar.

temperatura do leite

Respeite o Tempo do Bebê

E apesar de todas as dicas de como fazer o bebê pegar mamadeira, o ideal é respeitar o tempo da  criança.

As tentativas devem ser feitas sim quando houver necessidade da introdução da mamadeira, mas o ideal é tentar a mamadeira por uns 5 minutos, e caso o bebê não aceite, a dica é tentar outros métodos, como a amamentação no copinho de transição.

Vá mudando os métodos e tentando diariamente apresentar a mamadeira ao bebê respeitando o tempo de 5 minutos de tentativa, de modo a evitar a frustração do bebê e dificultar ainda mais o processo.

Sendo assim, a paciência e as tentativas são essenciais para o processo de aceitação da mamadeira.

bebê com mamadeira

Ah, e com certeza você já ouviu dicas de sua avó ou mãe dizendo para adoçar o bico da mamadeira, o que era bastante frequente em outras gerações. No entanto, não é indicado usar nenhum tipo de sabor doce como mel, achocolatado, entre outros. Esse tipo de truque pode fazer com que a criança pegue a mamadeira apenas enquanto estiver com o sabor docinho e logo em seguida larga o item. Além disso, esse tipo de alimento ainda não é recomendado para a primeira infância e fase de bebê.

 

Se você já tentou alguma dessas dicas, conta aqui nos comentários como foi sua experiência. E se você tem aquela dica especial e que funcionou com seu bebê, compartilha aqui nos comentários.