Os 20 Principais Cuidados com Recém-Nascidos & Dicas Super Valiosas!

Durante meses o bebê ficou guardado na barriga da mamãe. Chegou o momento de conhecer o mundo no parto, um período mágico e também preocupante para os pais de primeira viagem. Para evitar o pânico já podemos afirmar que é prazeroso demais aprender sobre os cuidados com recém-nascidos. Gera novas experiências e é tão simples que chega a ser engraçado em alguns momentos com algumas dicas listadas a seguir.

cuidados com recém-nascidos

Principais Cuidados com Recém-Nascidos

Muitos pais procuram um grande manual de cuidados com recém-nascidos. Infelizmente este livro não existe e caso fosse real teria uma quantidade milenar de páginas pela quantidade de dicas possíveis (e seria um best seller em horas de vendas!). Podemos não reunir todo o conhecimento do mundo em algumas folhas de papel na sua tela mas muita coisa já foi listadas e podemos comentar de experiências de pais e profissionais da área.

Em primeiro momento é importante saber que não é difícil aprender sobre os cuidados com recém-nascidos. É preciso um pouco de paciência, cautela e se deixar abrir a mente sobre erros e acertos. É comum em muitos momentos não saber o que fazer ou qual seria a melhor atitude e consultar o vovô e a vovó. Um pediatra pode ser chamado se achar necessário, dentre outras formas de buscar conhecimento. Mas para ajudar temos muitas dicas de cuidados com recém-nascidos.

cuidados com recém-nascidos na maternidade

Cuidados na maternidade

O bebê saiu da barriga: e agora? O momento é mágico e pela primeira vez o recém nascido pode colocar um rosto na voz a qual ele escuta sempre. A mamãe caso seja seu primeiro filho está em um misto de felicidade e medo de errar e precisa de cautela. O que fazer?

Faça os testes do olhinho, coração e linguinha – são testes simples e rápidos realizados pela equipe hospitalar para identificar doenças congênitas. A ultrassom é eficiente mas nem sempre mostra todos os tipos de anormalidade, necessitando de mais exames.

Vacine ainda no hospital – no geral a maternidade cuida das vacinas de BCC e hepatite B. As demais podem ser aplicadas em postos de saúde e não devem ser adiadas. Os prazos devem ser respeitados também porque cedo demais pode causar doenças ou reações fortes.

O primeiro banho é do enfermeiro(a) – a menos que você já seja pai ou mãe há um tempo o melhor a fazer é deixar os enfermeiros tomarem conta do primeiro banho. Assista com atenção e reproduza com assistência no próximo.

cuidados com recém-nascidos em casa

Os primeiros dias em casa

O bebê sai da maternidade revisado, já com suas roupas tradicionais e nos braços dos pais. Agora papai e mamãe é quem tomam conta e alguns cuidados com recém-nascidos são essenciais como:

Visitas restritas – Durante os primeiros 30 dias de vida quanto menos gente visitar o bebê é melhor. Seu sistema imunológico está em formação e o bebê é suscetível a contrair doenças. O ideal é um quadro de visitas de novas pessoas por no máximo 15 minutos por dia para manter o controle infeccioso.

Ambiente tranquilo e sons baixos – o útero é um local tranquilo e com sons muito baixos e calmantes para a audição do bebê. Fora dele os barulhos externos incomodam e agitam o bebê, alternando seu sono e o deixando nervoso. Quanto mais silenciosa estiver a casa melhor.

Evite os passeios nos primeiros meses – nada de banho de sol até o pediatra autorizar. O melhor é esperar em casa o sistema imunologico se fortalecer. No máximo uma visita ao pediatra.

O banho de sol, contudo, deve acontecer. Uma vez autorizado pelo pediatra ele deve ser feito pela mãe ou o pai por 15 minutos por dia no máximo para ativar a vitamina D no organismo do bebê.

cuidados com recém-nascidos alimentacao

Cuidados com a alimentação

Em qualquer fase da vida a alimentação é importante mas é quando estamos cuidando de um recém nascido que tudo deve receber mais cautela. Durante os primeiros meses de vida o leite materno é o mais indicado sempre e deve ser estimulado.

Limpar as narinas antes de amamentar – com soro fisiológico em spray específico.

Não lave o interior da boca – a higienização desta parte deve ser feita apenas por fora com uma toalhinha.

Levante a cabeça para evitar refluxo – refluxo entre os recém nascidos é comum. Logo após a mamada erga a cabeça do bebê e o permita o arroto leve.

Evite a chupeta na primeira quinzena – ela atrapalha na mamada e no hábito do leite materno.

Choro por cólicas? Faça uma massagem – esta é uma dica de cuidados com recém-nascidos apreendida com os pais. Os bebês sentem alívio quando sua barriga é massageada com a ponta dos dedos por poucos minutos e a cólica vai embora.

cuidados com recém-nascidos trocando a fralda

Trocando a fralda

Os pais se acostumam rápido com a troca de fralda porque os recém nascidos costumam precisar de em média oito por dia. Sim, isso mesmo! Entre xixis e cocôs serão oito trocas todos os dias até a ingestão de sólidos iniciar.

Não use lenço umedecido – eles são para os primeiros meses e não assim que sair da maternidade. Algumas substâncias contidas são agressivas e podem causar alergias fortes na pele do bebê. No lugar do lenço use algodão e água morna.

Troque a fralda rápido – evite que o bebê fique com assaduras e manchas na pele (e muito incomodado) para tentar economizar fraldas.

cuidados com recém-nascidos no banho

Cuidados na hora do banho

Segure firme o bebê na banheira – durante os primeiros meses o bebê não é rígido o suficiente para conseguir se segurar na banheira sozinho e deve receber um sustento de mão dos pais no pescoço e nas pernas. A água deve ser apenas jogada suavemente sobre o corpo da criança e sem imersão completa.

Água morna sempre – uma dica legal dos pais é esquentar um pouco de água no fogão e mixar na banheira com água fria. Assim terá a temperatura perfeita para o recém nascido tomar banho. A temperatura considerada ideal é de 36º.

Não lave dentro das orelhas – apenas passe a toalha para remover a umidade.

A cabeça deve ser lavada primeiro – enrole o corpo do bebê com uma toalha e lave a cabeça. Depois o restante.

Deixe tudo o que for usar de fácil acesso – o bebê jamais deve ser deixado sozinho em uma banheira de água. Por este motivo durante o banho tudo o que for usado deve ser levado para o lado da banheira e assim é evitado o movimento e acidentes.

Todos os produtos devem ser exclusivos para recém nascido – a química usada em produtos específicos para os primeiros meses de dia é diferenciada e não agride a pele do bebê. O valor não muda tanto para manter os cuidados com recém-nascidos com carinho.

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.