Desfralde – Como Fazer com 24 Dicas Infalíveis & Dúvidas Frequentes!

O desfralde é um momento muito esperado pelas mamães, significa que o bebê está crescendo e evoluindo bem, mas também significa muita economia com fraldas, afinal, hoje em dia a parte mais cara para cuidar de um bebê fica por conta das fraldas e produtos para bebê. Com tudo isso também vem aquele medo de não ser o momento adequado e como fazer todo o processo da maneira correta.

Se você tem dúvidas sobre como fazer o desfralde, vamos te ajudar nessa missão! Nesse post você vai descobrir como funciona o desfralda, qual a idade ideal, as diferenças entre meninos e meninas e muitas outras dúvidas que temos certeza que estão rodeando a sua cabeça! Vamos lá!

Sobre o Desfralde

O que é?

O desfralde como o próprio nome já sugere é o processo de parar de usar fralda na criança. É quando ela começa a ir no banheiro sozinha e não há mais a necessidade de colocar fraldas, tanto de dia quanto de noite.

Como Fazer o Desfralde Corretamente

Como Fazer o Desfralde Corretamente

Qual a Idade Ideal?

Essa é a dúvida principal de toda mamãe e bate aquele medo de começar muito cedo ou muito tarde. A verdade é que o desfraldamento só pode começar quando a criança tem controle sobre o esfíncter para segurar as suas necessidades e saber diferenciar qual é a hora de ir ao banheiro.

Como Fazer o Desfralde Corretamente

Saber o momento exato gera muitas dúvidas, pois algumas crianças estão fisicamente prontas para isso com 18 meses de idade enquanto outros só após completar 3 aninhos.

Como Fazer o Desfralde Corretamente

Como Fazer o Desfralde Corretamente

Querer começar esse processo antes do tempo pode causar problemas. Primeiro que é um desgaste de energia desnecessário, causando muita frustração. Segundo que a criança pode se sentir cobrada por uma coisa que ela ainda não tem capacidade para fazer. Nossa dica é observar todos os sinais:

  • Observe como está o desenvolvimento motor do seu bebê. Ele consegue andar bem e abaixar para ajudar a erguer a roupa?
  • Como está o desenvolvimento da linguagem? Ele entende tudo que você diz? Consegue expressar quando está com vontade de fazer xixi? Ele atende aquilo que você pede?
  • Ele conhece bem a casa? Sabe identificar onde fica o banheiro?
  • Ele já reclama quando está se sentindo molhado e com a fralda suja?
  • Manifesta incômodo por usar a fralda? Fica tentando tirar?
  • Ele faz bastante xixi de uma vez e fica mais tempo sequinho? Ele avisa ou pergunta se pode fazer xixi? É sinal que ele aprendeu a controlar o esfíncter.

 

Qual a Diferença entre Desfralde Diurno e Noturno?

O desfralde diurno é feito primeiro e para fazer o desfralde noturno é necessário esperar que a criança esteja pronto. Nunca o desfralde noturno acontece simultaneamente com o diurno, são etapas de desenvolvimento diferentes e é necessário saber esperar o tempo da criança.

Se o desfralde diurno já foi um sucesso, há algumas dicas para incentivar o noturno. A primeira coisa é dar pouco líquido no jantar e cortar o leite de antes de dormir, na idade do desfralde ela não precisa mais dessa mamadeira.

Levar ao banheiro antes de ir dormir é uma boa solução. Os pediatras não recomendam acordar a criança no meio da noite para ir ao banheiro, apenas ajudar se ela acordar e chamar.

Como Fazer o Desfralde Corretamente

O momento certo de tirar a fralda noturna totalmente é quando a criança acorda sequinha por vários dias seguidos.

É necessário estar preparado para alguns acidentes, até os 7 anos é normal que ainda ocorram alguns escapes de xixi na cama, principalmente nas noites mais geladas ou quando a criança está agitada ou ansiosa por alguma coisa. É comum acontecer de a criança voltar a fazer xixi na cama porque mudou de cidade ou de escola, por exemplo. Só é necessário consultar um pediatra quando a criança passa dos 7 anos e ainda não tem controle sobre a bexiga durante a noite.

Meninos X Meninas: São Diferentes?

Quando o assunto é desfralde de meninos e meninas não existe um mais fácil que o outro, há algumas diferenças, mas os dois casos exigem muito carinho e compreensão para passar por todo o processo com sucesso.

Não existe uma explicação científica para isso, mas ao que se sabe as meninas passam pelo desfralde mais rápido que os meninos. Claro que não é uma regra, geralmente é assim que acontece.

Como Fazer o Desfralde Corretamente

As meninas amadurecem mais cedo, enquanto os meninos levam um pouquinho mais de tempo e a ocorrência de acidentes durante a noite também é maior. Tirando esses detalhes, o processo do desfralde é exatamente o mesmo.

Como Fazer o Desfralde Corretamente

Se você está pesquisando sobre o assunto a algum tempo provavelmente já ouviu falar em desfralde em 3 dias. Para saber se esse é o melhor método para o seu bebê é necessário entender bem como funciona, afinal, passar por isso em apenas 3 dias é o sonho de muitas mamães. Embora esteja muito em alta atualmente, esse não é um método de desfralde novo, na verdade há pesquisas de décadas atrás sobre isso.

O primeiro porém para o desfralde em 3 dias é que a criança precisa ter pelo menos 22 meses. É necessário que a criança ande bem pela casa, se comunique com os pais e consuma pouco líquido durante a noite. Fazer isso durante o verão é muito mais fácil: a criança usa menos roupa e a quantidade de xixi é menor em função da transpiração.

Fazer com a criança tenha familiaridade com o penico ou vaso sanitário leva mais tempo. O desfralde em 3 dias é apenas parte do processo e é errado pensar que seu filho será rapidamente desfraldado. Encare os 3 dias como o pontapé para todo o processo, nada de frustração por não acontecer no tempo que você deseja.

Como Fazer o Desfralde Corretamente

Independente do método que escolher preparamos algumas dicas para facilitar esse processo:

  • Caso trabalhe fora, comece o desfralde no final de semana. É necessário estar de olho na criança nos primeiros dias para ajudar em tudo que for preciso. Cancele os planos de sair de casa ou receber amigos e familiares.
  • Cancele o início do desfralde caso a criança esteja constipada ou doente. Se ela mostrar resistência em relação a cooperar também é um sinal de que ainda não está na hora. Não force nada.
  • Deixe o penico no banheiro ou use um redutor com escadinha para que a criança possa usar o vaso sanitário.
  • Se prepare para possíveis acidentes pela casa. Tenha materiais de limpeza por perto e nada de reclamar perto da criança.
  • Coloque roupas confortáveis na criança para facilitar tirar na hora de ir ao banheiro. A dica é usar calça larga nos meninos e vestido nas meninas.
  • Forre os sofás e bancos que a criança usa para o caso de acidentes.
  • Para usar a parte externa da casa leve sempre um penico portátil.
  • Capriche na alimentação do bebê para estimular o xixi. Os líquidos são muito bem-vindos durante o dia.
  • Tenha a mão um prêmio simples para quando a criança acertar ir ao banheiro fazer cocô ou xixi. Pode ser um adesivo, por exemplo.
  • No primeiro dia de desfralde deixa a criança sem fralda e apenas com uma blusinha. Se estiver frio, coloque meias até os joelhos.
  • Leve ao penico a cada meia hora, mesmo que ele diga que não está com vontade. Programar o celular ou o timer de cozinha vai ajudar muito a lembrar de fazer isso!
  • Induza a criança a beber mais líquido.
  • Sempre que perceber que a criança está fazendo força leve ao banheiro.
  • Comemora com entusiasmo a cada vez que a criança conseguir ir a tempo.
  • Mesmo se ela começar a fazer xixi no chão é importante correr para o banheiro para que as últimas gotas sejam no penico.
  • Se não der tempo, explique novamente o que ela deve fazer. Seja firme, mas tome cuidado para não humilhar o bebê. Cobrar demais pode provocar traumas e ter o efeito totalmente contrário.
  • Sempre que precisar ir ao banheiro leve a criança junto. É importante que ela observe o jeito de tirar a roupa, se limpar e lavar as mãos.
  • Antes do cochilo da tarde leve a criança ao banheiro. Não pergunte se ela quer ir, pois mesmo com vontade é provável que ela diga não.
  • O segundo dia é basicamente igual ao primeiro. A única diferença é que você pode sair de casa e ficar uma hora fora. A ideia é levar a criança ao banheiro antes de sair e ao chegar em casa, para que ela associe esse comando. Evite sair de carro para não ocorrer incidentes.
  • Lembre-se de sair com roupas extras caso seja necessário trocar.
  • No terceiro dia cabe mais um passeio seguindo o mesmo esquema dos dias anteriores. Sempre indo ao banheiro antes e depois de sair.
  • Os dias seguintes devem seguir a mesma rotina: roupas fáceis de tirar e muita atenção a qualquer sinal de vontade de ir ao banheiro.
  • Se não der certo, espere algumas semanas para tentar novamente. Se a criança não acertar ir ao banheiro pelo menos 75% das vezes é sinal de que ainda não está pronta e que você deve refazer todo o processo no mínimo dois meses depois.
  • O desfralde noturno só pode ocorrer quando a criança conseguir ir ao banheiro todas as vezes durante o dia, sem escapes.

Gostou das nossas dicas sobre como fazer o desfralde? Aposto que não é o bicho de 7 cabeças que você imaginava! Faça a experiência e volte para contar para gente quais foram os resultados!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.