Como Montar um Enxoval de Menino: Dicas Para Você se Preparar!

Se você é mãe de primeira viagem, certamente está se perguntando: o que eu preciso comprar para o enxoval do meu bebê? E por ser uma novidade, é normal surgirem várias perguntas mesmo! Afinal, até as mamães mais experientes acabam tendo algumas dúvidas.  Mas não se preocupe, após esse texto, você com certeza vai saber o que comprar e ainda ter uma ideia de lugares para procurar o que você precisa. Tudo isso e muito mais para montar um enxoval de menino completo!

O que Comprar? Onde Comprar?

Você acabou de descobrir que está esperando um menino e após a comemoração, já começou a pensar no que precisa para fazer o enxoval do seu filho? Nós temos uma boa notícia para você.

Geralmente, o enxoval de menino é mais barato que o de meninas.

Quatro body com tons de azul.

O motivo é um tanto óbvio: no geral, são menos opções de roupas que você vai precisar comprar. Afinal, enquanto os meninos usam camisa, blusa, short, calça e macacão, o enxoval de menina ainda inclui saias, vestidos, lacinhos e outros adereços. Mas antes de passar uma lista completa de tudo o que você vai precisar, temos algumas dicas que você deve levar em consideração antes de ir as compras:

  • Antes de mais nada, tenha em mente em qual estação de ano nós vamos estar no momento do nascimento, assim as peças serão compradas visando a época.
  • Roupas de cama com babados são lindas, mas dão mais trabalho na manutenção. Pois, para lavar, precisarão ser passados e engomados.
  • Prefira peças de algodão, principalmente para os lençóis.

Blusa de lã azul com desenhos brancos.

Roupinhas

Para facilitar para você, vamos fazer uma listinha com os itens básicos e as quantidades que você vai precisar para o enxoval do seu bebê:

  • 6 macacões;
  • 6 mijões;
  • 6 bodies de manga longa;
  • 6 bodies de manga curta;
  • 3 meias;
  • 2 casacos de lã;

Dois bodys e uma calça com estampa de elefante.

Essas peças são o mínimo que você vai precisar para completar um enxoval de menino, mas é claro que outros itens podem ser incluídos nessa relação. Essas outras roupas vão depender do clima da região onde você vai ter o seu neném. Por exemplo, é aconselhável você comprar luvinhas para o seu bebê. E se realmente fizer muito frio onde você mora, pode ser uma boa ideia comprar um cueiro. Ele é feito de flanela e é ótimo para aquecer a criança em dias muito gelados.

Blusa de frio azul escuro.

É claro que no momento da compra, é difícil não se encantar com as peças fofíssimas que estão à venda nas lojas, mas é preciso ter cautela! Muitas coisas são opcionais e até mesmo desnecessárias!

Pense sempre na praticidade do produto que você está comprando, para facilitar o seu dia a dia.

Também é importante lembrar de não comprar tudo de uma só vez, pois você provavelmente vai ganhar muitas roupinhas lindas para o seu bebê!

Dica extra: para a saída da maternidade, é legal combinar a roupinha com a mantinha do bebê. Mas se os preços dos conjuntos que você encontrar estiverem muito altos, você também pode montar um por conta.

Cama e Banho

Além das roupinhas, outras peças também são essenciais para cuidar do seu bebê. Aí vai a listinha:

  • 10 fraldas de tecido;
  • 3 toalhas-fralda;
  • 3 toalhas;
  • 2 kits de protetor de berço;
  • 3 lençóis para carrinho;
  • 3 lençóis para berço.

Montagem com três tipos de jogo de berço.

Você pode até estar pensando que a listinha está um pouco reduzida, mas a verdade é que muitas coisas não precisam ser compradas nesse primeiro momento e talvez nunca. Saias de berço, por exemplo, podem ser bonitinhas, mas sujam facilmente. Dessa forma, precisam ser lavadas com frequência e acabam aumentando seu trabalho. Já os travesseiros, não são necessários nesse primeiro momento. Já que o bebê deve dormir sem ele até completar um ano de vida. Outro produto que leva em consideração o local onde você vive é o mosquiteiro. Você deve pensar em comprá-lo se morar em um local quente e com vários mosquitos e insetos.

Roupão de banho com touca de tubarão.

Higiene

No quesito higiene, é mais prático montar um kit com tudo o que você vai precisar na hora de trocar a fralda do bebê, para o banho e outras ocasiões também.

  • Fraldas descartáveis;
  • Lenços umedecidos;
  • Creme para assaduras;
  • Algodão;
  • Sabonete neutro;
  • Escova e pente para cabelo;
  • Conjunto para manicure;
  • Aspirador nasal;
  • Termômetro;
  • Tesoura.

Montagem com três fotos de fraldinhas e toalhas para bebê.

Você não precisa comprar grandes quantidades desses produtos logo no início, mas se encontrar preços em conta e tiver espaço disponível, também pode valer a pena ter um pequeno estoque. Por exemplo, um bebê usa em média 4 mil fraldas até os dois anos de idade. De acordo com o portal Tulipa Baby, são:

  • 480 fraldas P;
  • 1080 fraldas M;
  • 1500 fraldas G;
  • 1050 fraldas EG.
Kit de higiene, com porta-algodão e porta-fralda.
Que tal um kit personalizado para o seu bebê?

Existem também, as fraldas tamanho RN, que é para os recém-nascidos. Porém, o uso dessa fralda depende do tamanho que o seu bebê vai nascer. Já que muitos nascem maiores e mais pesados do que o recomendado para esse modelo. Mas de qualquer forma, é sempre bom estar prevenida, não é mesmo? Então, tenha em mãos um ou dois pacotes desse tipo.

Onde comprar

Agora, tudo vai depender do seu orçamento e dos seus planos. Por exemplo, você já deve saber que fazer um enxoval de menino nos Estados Unidos pode ser muito em conta. Então, se você tiver uma viagem marcada para lá, ou planos para conhecer o país do Tio Sam, essa pode ser uma ótima oportunidade.

Se esse não for o caso, você pode procurar em várias lojas. Aquelas facilmente encontradas em shoppings, geralmente são um pouco mais caras, porém, mais cômodas para fazer as compras. Mas se você gosta de andar e o médico permitiu, uma boa ideia é ir ao centro da sua cidade, você pode encontrar opções boas e em conta para completar o enxoval.

Já, se você gosta de fazer compras online, pode recorrer aos famosos Mercado Livre e Elo7, ou buscar outras opções. A loja Cordel do Bebê por exemplo, tem uma aba de ofertas com várias opções. Uma das mais em conta é o body curto com 3 peças para meninos, por R$30,00.

Na loja Era Uma Vez, você também pode encontrar roupinhas, itens para o enxoval, para o quarto e até para os pais. Uma das opções que nós mais gostamos foi o conjuntinho de três calças para neném, por R$31,90.

Dicas para Montar seu Enxoval de Menino

Agora chegou a hora da diversão! Até porque, não tem nada mais gostoso nesse momento, do que pesquisar e ver a quantidade de coisinhas fofas que você pode comprar para o seu bebê! Além dos itens e cores básicas, você também pode ousar um pouco. Se os pais não forem muito tradicionais, podem optar por outras cores que fujam um pouco do azul, verde e tons pastéis. Porque não comprar para o seu bebê roupinhas vermelhas, amarelas e laranjas?

Jardineira jeans com blusinha listrada.

Camisetinha com desenho de dinossauro para enxoval de menino.

Ideias de bodys para enxoval de menino

Jardineira jeans com blusinha listrada.

Outra ideia é comprar chapéus e bonés. Além de proteger o couro cabeludo, vão deixar seu bebê super estiloso! Além disso, uma novidade que alguns pais estão incluindo no enxoval de menino é o protetor para trocas. Ele é uma espécie de cone que é colocado no pênis do menino para que você não tenha uma surpresinha, caso seu filho resolva fazer xixi no momento da troca.

Tipos de gorro para menino.

Protetor de troca azul.

Esperamos que após esse texto, você já esteja mais segura para montar o enxoval do seu bebê. A verdade é que depende muito do seu gosto e orçamento. Mas pode ter certeza que você pode montar um enxoval lindo, independente do investimento que você puder colocar nele! E agora, para encerrar, temos a dica mais especial de todas! Se divirta! Curta muito esse momento, afinal, cada filho é único e todo esse processo é maravilhoso para conectar os pais ao bebê!

Bebê com roupinha do Stitch, do filme Lilo & Stitch.