Manta de crochê para bebê: 40 modelos, gráficos e receitas!
Sabe aquela história de que quando alguém anuncia que está esperando um baby, logo em seguida alguém da família já começa a tricotar?! Isso não é algo raro, e a técnica usada pode não ser exatamente o tricô, mas sim o crochê. Então, se você é essa pessoa que já prepara as agulhas para começar os trabalhos antes da chegada do baby, hoje tem modelos, gráficos e receitas de manta de crochê para bebê. Afinal, todo bebezinho precisa de algumas mantinhas, e nada mais delicado que uma peça feita a partir de um trabalho manual, como é o crochê.
Tópicos
Modelos de manta de crochê para bebê
Ponto conchinha
Para quem está procurando um tipo de ponto para a manta de crochê para bebê, uma das possibilidades de ponto é o modelo conchinha, que pode seguir a versão tradicional ou ser em relevo, deixando a mantinha com mais volume. Esse ponto lembra uma pequena concha e por isso recebe o nome de ponto conchinha
Se você está em dúvida sobre qual cor fazer a manta de crochê para bebê ou ainda não sabe o sexo do baby, não tenha medo de se arriscar com uma mantinha branca. A cor é clássica e o resultado fica lindo! Neste modelo, a manta foi feita em pontos conchinha com relevo, e para o acabamento a aposta foi por um barrado simples e curto que dá a volta em toda a manta.
Outro modelo feito em ponto concha é esta mantinha. Neste caso, a peça foi feita em uma tonalidade de amarelo clarinho e o ponto conchinha foi usado em todo o comprimento do cobertorzinho, enquanto o detalhe do acabamento nas bordas foi feito em outro ponto – segredo.
Entre as opções e modelos feitos em ponto conchinha, há essa opção de mantinha rosa. Assim como a versão anterior, este modelo é um mix de ponto concha e segredo e ainda tem o detalhe da fita de cetim que passa por todo o contorno da manta e dá um toque ainda mais delicado para a peça.
Mais fotos
Ponto segredo
O ponto segredo é um velho conhecido quando o assunto é fugir dos pontos clássicos do crochê. Esse tipo de ponto é caracterizado por espécies de argolas que são unidas e formam uma espécie de rede no trabalho. Para quem pretende usar esse tipo de ponto na manta de crochê para bebê, a dica é usar o estilo segredo apenas em detalhes, já que a abertura dos pontos não deixa a manta tão quentinha, e ainda pode fazer como que o baby enrosque os dedinhos no ponto.
Neste trabalho artesanal feito em crochê. a aposta foi de usar um ponto mais fechado ao longo da manta para bebê e usar o ponto segredo apenas como acabamento, como na barra. O resultado é um mix de pontos que dá um estilo lindo para a manta de crochê para bebê, e faz com a peça siga dois tipos diferentes de pontos em um só trabalho.
Neste modelo de manta para bebê o trabalho com crochê também valorizou esse mix de pontos usados em uma só peça. Como na versão anterior, aqui o ponto segredo foi usado como barrado da manta, e por ser um barrado mais largo, ganha bastante destaque. O resultado fica super harmônico e o ponto segredo combina com tantos outros estilos de pontos.
Mais fotos
Ponto leque
Pelo nome já dá para se ter uma dica do estilo do ponto, não é?! O ponto faz sim uma referência a leques de se abanar, e o formato do ponto lembra o leque aberto, por isso recebe esse nome. Esse tipo de ponto costuma ser mais fechado e isso é ótimo, já que deixa a mantinha para bebê mais quentinha, e protege a criança do vento.
Neste modelo que foi feito através de um duo de cores – lilás e branco – a peça foi toda feita em ponto leque. O resultado é uma graça, e a vantagem é que o trabalho e tipo de ponto fica lindo dos dois lados da manta, o que faz com que a peça possa ser usada de qualquer um dos lados e sem ter avesso.
Outra inspiração de manta de crochê para bebê são estes modelos. Aqui as peças foram feitas seguindo um mesmo estilo – ponto leque fechado por toda a peça e o barrado foi feito em ponto segredo. A mistura de dois pontos diferentes valoriza a peça e dá um estilo ainda mais bonito para o trabalho artesanal. Além disso, a escolha da linha também é algo importante, e neste caso a linha mais macia deixa a mantinha com mais volume.
Mais fotos
De ursinho
Para quem quer seguir uma temática infantil na hora de fazer a manta de crochê para bebê, há algumas possibilidades, e uma delas é fazer ursinhos ao longo da peça. O personagem delicado é uma aposta ótima e deixa a mantinha uma graça e com jeitinho de criança.
Se você já se aventura entre os sapatinhos de crochê, uma das possibilidades é se aventurar entre as mantinhas temáticas para bebê. Neste modelo, o tema de ursinhos foi a escolha e manta segue a técnica de quadrados (square), que são feitos separadamente e depois unidos. Os quadrados foram decorados com flores e com ursinhos, que ganham um ponto de relevo e foram feitos em quadrados de diferentes cores, dando um toque colorido para a manta de crochê para bebê.
Se você está em busca de um modelo mais simples com desenho de ursinhos, já pode se inspirar neste modelo. Para fazer a manta, a ideia foi de usar pontos estilo corretinha que se misturam entre abertos e fechados e formam o desenho de pequenos ursos ao longo do trabalho. O resultado fica uma graça e o barbante branco deixa a peça clean e ideal tanto para meninos, quanto para meninas; o que faz com que a peça seja unissex.
Mais fotos
Com flores
Outra opção de desenho para decorar a manta de crochê para bebê são as flores. O desenho delicado pode fazer parte da mantinha de diversas maneiras:
- Ser feita a partir de pontos integrados e formar um desenho 2D;
- Flores em relevo que se sobrepõe da mantinha;
- Aplicação de flores de crochê sobre a manta.
Se você está buscando inspiração de um modelo com desenho 2D, esse modelinho é ótimo. A peça foi feita com a composição das cores rosa e cinza, e o desenho de flores forma toda a mantinha. O resultado é uma graça e o desenho sem relevo também é destaque.
A opção aqui é um modelo de mantinha que tem as flores em relevo. Para fazer a peça, a aposta foi pela combinação de branco e amarelo, cores neutras e que combinam super bem. A técnica square (junção de quadrados) foi a escolha para formar a manta, que tem flores na parte central de cada quadrado. As flores foram feitas de barbante branco com o miolo amarelo, mantendo a combinação de cores usadas em toda a manta.
Mais fotos
Como fazer passo a passo – gráfico e receita
Se você gostou das inspirações e trabalhos manuais para as mantinhas, separamos alguns tutoriais de como fazer manta de crochê para bebê; assim você pode colocar algumas ideias em prática.
Agora que você já tem inspirações e ideias para a manta de crochê para bebê é só pegar as agulhas, separar o rolo de barbante e começar os trabalhos, afinal a mantinha precisa ficar pronta antes da chegada do baby!