Mini Berço – 77 Modelos Apaixonantes para os Primeiros Meses do Bebê!
Durante o período da gestação, começam a brotar inúmeros afazeres necessários para a chegada do bebê. E entre todas as tarefas, uma delas é escolher os móveis para o bebê, e nessa etapa bate a dúvida se vale a pena investir em um mini berço.
A alternativa do mini berço é uma possibilidade de móvel para ser usado por menos tempo e nos primeiros meses de vida da criança, podendo ser uma opção portátil e até mesmo acoplado a cama dos pais, facilitando as amamentações noturnas.
Mas será que vale a pena investir em um mini berço?
Se você está grávida e fica se fazendo essa pergunta, no post respondemos a essa dúvida e a outras dúvidas frequentes sobre esse tipo de móvel para bebê.
Além disso, ainda trouxemos dicas e modelos desse móvel para te ajudar na escolha do berço certo para os primeiros meses de vida do bebê.
Tópicos
Sobre o Mini Berço
Quais suas Vantagens?
O mini berço é um tipo de móvel com muitas vantagens e para mostrar todos os benefícios que esse móvel têm, elencamos uma lista de vantagens:
- Adaptação do bebê: os primeiros dias de vida do bebê são uma fase de adaptação ao mundo externo, e a vantagem do mini berço nesse ponto está no fato do móvel ser mais compacto, o que deixa o bebê em um espaço menor e com uma sensação mais aconchegante, o que ajuda na adaptação com mais facilidade.
- Tamanho e mobilidade: é comum que os pais optem por deixar o bebê no quarto do casal durante os primeiros meses, e o mini berço é uma ótima alternativa para esse ambiente, afinal é mais compacto e ocupa menos espaço. Além disso, ainda é uma opção mais adaptável para carregar para outros ambientes (modelos com rodinha ou portátil) da casa, o que deixa a criança sempre próxima dos pais e sem ocupar muito espaço.
- Conforto e segurança: a cama compartilhada pode ser uma demonstração de afeto dos pais com o bebê, mas a verdade é que esse tipo de ato pode trazer muitos riscos para os primeiros meses de vida da criança. Por isso, o mini berço acaba sendo uma opção mais segura para ficar próximo dos pais, e ainda tem a vantagem de ser mais confortável, deixando o bebê em um espaço apropriado.
- Facilidade: outro fator que traz pontos positivos para o uso do móvel, é o fato de ser mais compacto e poder ficar no quarto dos pais, o que é mais seguro durante os primeiros meses de vida, além de facilitar as mamadas noturnas, já que o bebê acaba ficando mais próximo da mãe.
Até Quantos Meses Devo Usá-lo?
Não há uma regra de até quantos meses usar o móvel, e o que vai definir isso é o tamanho do bebê.
É comum que o uso do móvel seja mais frequente até os 3 meses de vida do bebê, mas para as crianças menores esse tempo pode se estender e é bem comum que os pais optem por deixar o bebê no mini berço até os 6 meses.
É claro, que antes de definir por quanto tempo a criança vai usar o móvel, o ideal é sempre verificar se a criança ainda se sente confortável no mini berço e se o tamanho ainda é condizente com o tamanho do bebê.
Fotos e Modelos de Mini Berço
Moisés
O moisés um estilo de mini berço que lembra um cesto, sendo uma opção mais compacta e com um ar mais vintage e artesanal.
Apesar desse móvel ter traços mais artesanais, hoje em dia é comum encontrar releituras do moisés com estilo mais moderno, o que adapta o móvel a diferentes estilos de quartinho de bebê.
Como inspiração de um mini berço ao estilo moisés, a proposta aqui traz o modelo mais clássico, que lembra um cesto de vime branco, perfeito para uma decoração neutra e com peças únicas.
O bercinho ao estilo artesanal é bem compacto e perfeito para ser usado no quarto dos pais, como mostra essa ideia.
Outra sugestão de moisés para os primeiros meses de vida do bebê, é este modelo estilo cesto de palha.
Além de ter um visual artesanal que fica lindo na decoração, o modelo ainda traz a vantagem do berço balanço, que ajuda a ninar o bebê na hora de dormir.
Portátil
Para quem quer praticidade no móvel do bebê, pode optar por um modelo de mini berço portátil.
A vantagem desse tipo de móvel está no fato de ser mais fácil de transportar de um cômodo para outro da casa e ser até uma opção transportável para viagens ou passeios.
Entre os modelos de berço portátil, a proposta aqui traz um mini berço de crochê lindo e super adaptável a diferentes situações e locais.
O bercinho de crochê pode ser uma aposta segura para a cama compartilhada, uma adaptação para o berço de tamanho normal e principalmente uma opção portátil, já que é pequeno e prático de transportar de um local para outro.
Para quem quer um modelo portátil que seja mais parecido com um bercinho de verdade, pode se inspirar nesse tipo de modelo desmontável.
Neste caso, o modelo portátil ainda traz a vantagem do uso acoplado, já que o tecido lateral pode ser aberto dando abertura ao lado da cama.
Além da vantagem de ser desmontável e acoplável, o modelo ainda tem como vantagem a regulagem de altura, o que deixa o bercinho portátil como uma opção perfeita para transporte e uso no dia a dia.
Acoplado
Os modelos com abertura lateral que permitem ser acoplados ao lado da cama dos pais são uma excelente alternativa para substituir a cama compartilhada com segurança.
Esse tipo de bercinho traz mais afeto dos bebês com os pais e ainda facilita as mamadas noturnas, já que a mãe não precisa nem sair da cama para tirar o bebê do berço.
Nesta proposta de quarto de casal, a ideia foi de usar um bercinho acoplado de cada lado da cama, o que é uma alternativa de mini berço para gêmeos.
Neste caso, os modelos são em madeira e com pés dobráveis, o que permite deixar o móvel ainda mais compacto.
Outro modelo de mini berço acoplado a cama dos pais é esta versão desmontável.
O bercinho dobrável tem pés de metal com ajuste de altura e cesto em tecido, o que é seguro e confortável para o bebê.
O modelo traz a opção de abertura lateral, o que permite acoplar o móvel à lateral da cama dos pais.
Com Gavetas
E para quem procura por um modelo de bercinho que seja multifuncional, pode escolher entre as versões de mini berço um modelo com gavetas, o que ajuda a manter a organização do quartinho e traz mais que uma utilidade em um único móvel.
Apesar de ser um estilo de móvel com várias utilidades, esse tipo de bercinho traz a desvantagem de ser menos compacto se comparado a outros modelos de mini berço e ser menos adaptável a mobilidade, já que fica mais difícil de transportar o móvel de um cômodo para outro da casa.
Como proposta de um mini berço com gaveta, essa opção é um móvel compacto e com multifunções, já que traz gavetas laterais e abaixo do bercinho.
Além disso, o móvel ainda traz uma superfície lateral que pode ser usada como trocador.
Outra versão de mini berço com gavetas é que não deixa de ser compacto, é este modelo.
O bercinho branco e com detalhes em madeira é compacto e traz as gavetas na parte abaixo do colchão, o que não estende o móvel.
Com Rodinhas
Se a ideia é escolher um modelo de mini berço que seja prático e traga como vantagem a mobilidade, vale a pena escolher um modelo com rodinhas, o que facilita o deslocamento do bercinho pela casa e até mesmo para o momento da limpeza.
Como inspiração de um mini berço com rodinhas, a proposta aqui traz um modelo redondo com rodízios.
O modelo compacto é uma ótima aposta para usar no quartinho do bebê, no quarto dos pais ou em outros ambientes da casa, já que as rodinhas permitem levar o bercinho de um cômodo para outro.
Um modelo mais clássico de bercinho com rodízios é essa versão de mini berço branco.
O bercinho todo branco é clean e além da vantagem de ter rodinhas, o modelo ainda tem outros pontos positivos, como o espaço abaixo do móvel, que é perfeito para deixar itens do bebê e o suporte para mosquiteiro.
Branco
Para quem sonha com um modelo de mini berço clean e moderno, pode apostar nos modelos de bercinhos brancos, que são clean e ainda trazem a vantagem de combinarem com mais facilidade a diferentes propostas decorativas.
Como sugestão de um bercinho branco moderno, a proposta aqui traz um mini berço retangular que tem o cercadinho branco e os pés em madeira mais escura, o que faz uma releitura de móveis retrô.
O modelo ainda tem como vantagem os pés ao estilo balanço.
Um modelo mais clássico de mini berço branco é este modelo que tem as características bem parecidas com um berço de tamanho normal.
O modelo traz como parte os pés com rodinhas, o que facilita o deslocamento do bercinho pela casa.
Redondo
Para quem não abre mão de um design de móvel moderno para o quarto do bebê, pode apostar pelo modelo de mini berço redondo.
Esse modelo de móvel é bem atual e fica lindo para compor o quartinho de bebê.
Além disso, outra característica comum do berço redondo é que o móvel é adaptável a diferentes fases da vida do bebê, já que pode sair de um mini berço e ser estendido para um berço maior e de formato retangular, o que dispensa a necessidade de comprar 2 berços, gerando economia e praticidade.
Como proposta de um bercinho redondo, o modelo aqui traz um berço cor de rosa compacto e perfeito para os primeiros meses de vida do bebê.
O modelo compacto ainda tem como vantagem os pés com rodízios, que dão mobilidade ao bercinho.
Outro modelo redondo é esta versão de um bercinho branco. Neste caso, o berço já é mais estendido que o anterior, o que mostra a adaptação do móvel conforme o crescimento do bebê.
Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços
E para quem gostou da ideia do móvel como uma alternativa para deixar o bebê mais seguro e confortável nos primeiros meses de vida, separamos dicas de marcas e lojas online que vendem mini berços, assim já dá para começar as compras de móveis para o bebê sem nem sair de casa.
Burigotto
Links para comprar: Desmontável / Com rodízios / Amore
Galzerano
Links para comprar: Dobrável / Berço Play
Usado
Links para comprar: Com regulagem / Moisés desmontável / Co-sleeper
Outras Marcas
Links para comprar: Kiddo / Bambino / Para viagem
Agora que você já sabe todas as vantagens e modelos desse tipo de móvel, é hora de pensar nas outras tarefas que antecedem a chegada do bebê.