Mordedor para Bebê – Quando Usar, Cuidados & 41 Modelos Fofinhos!

Na preparação do enxoval de bebê, a lista de itens necessárias é enorme e um item que sempre aparece é o mordedor para bebê.

Mas será que o mordedor para bebê é realmente um item necessário?

Se você tem essa ou outras dúvidas sobre esse item de bebê, no post reunimos dicas de como, quando usar e tantas outras dúvidas comuns que surgem sobre mordedores de bebê. Além disso, ainda trouxemos dicas de modelos e como escolher a melhor opção.

modelos e dicas

Sobre o Mordedor para Bebê

Para que Serve?

Com o desenvolvimento do bebê várias mudanças vão acontecendo e uma delas é o nascimento dos primeiros dentinhos, que estão aliados a períodos de sensibilidade, febre, diarreia e a tantos outros sintomas que geram desconforto ao bebê e dor no coração dos pais.

E é nessa hora que entra o mordedor para bebê.

Com o desconforto o bebê tende a levar tudo que está próximo para a boca, na tentativa de aliviar a sensação de incômodo na gengiva, e assim o mordedor entra como uma alternativa segura para ir para a boca e até mesmo como um auxílio  para aliviar o desconforto do bebê.

Sendo assim, esse acessório, que pode ser composto de diferentes materiais, é uma alternativa para tentar aliviar a sensação de desconforto e ajudar o bebê a “coçar” a gengiva que passa a ficar sensível.

 

Quais suas Vantagens?

Apesar de parecer um simples acessório do enxoval de bebê, o uso do mordedor traz vantagens como:

  • Alívio da Dor: com certeza o desconforto sentido pelo bebê não é algo que incomoda apenas a criança, mas os pais também, que muitas vezes ficam sem ação para lidar com o desconforto da dentição. E é esse um dos pontos positivos do mordedor para bebê. O acessório que pode ser levado a boca, ajuda o bebê a “coçar” a gengiva e assim alivia a sensação de desconforto. Além disso, ainda existem modelos que podem ser refrigerados, e o geladinho ajuda a aliviar também a dor e sensibilidade da gengiva.
  • Segurança: outro fator que é vantajoso no uso de mordedores é o fato de ser um item fabricado especificamente para ser levado a boca. Sendo assim, é um objeto seguro para o bebês morderem e sem riscos de terem peças pequenas, pontiagudas ou que podem trazer riscos para o bebê.

 

Quando Usar?

O uso do mordedor pode ser iniciado a partir da orientação de um médico, ou a partir do momento em que os pais notarem que os dentinhos estão começando a nascer e que o bebê está levando tudo a boca para tentar sanar o desconforto.

Em alguns casos, os primeiros dentinhos começam a aparecer a partir de 3 meses, mas em geral, a dentição começa a partir dos 6 meses.

quando usar

Existem Riscos?

Apesar do mordedor para bebê ser desenvolvido com a intenção de ser um objeto seguro para os bebês levarem a boca, o item pode trazer riscos sim.

Os riscos associados ao uso de mordedor costumam estar relacionados a higienização, uma vez que os mordedores devem ser higienizados com frequência para evitar a proliferação de bactérias, já que costumam ficar úmidos por conta da saliva do bebê.

Além disso, também é preciso estar atento ao modelo escolhido, considerando modelos sem peças pequenas e com acabamentos seguros, de modo que não machuquem a boca do bebê.

 

Quais os Principais Cuidados?

Na escolha do mordedor, é preciso estar  atento a alguns cuidados, como:

 

  • Certificação: durante a compra do mordedor para bebê atente-se a embalagem e se a mesma traz certificação do Inmetro, que verifica se o item foi produzido de acordo com normas de segurança, garantindo assim, que o objeto é seguro para o uso do bebê.
  • Faixa Etária: outro detalhe que deve ser verificado na embalagem é a indicação de faixa etária. Para o item ser seguro ao uso do bebê, a faixa etária indicada pelo fabricante deve ser respeitada, uma vez que cada modelo traz é desenvolvido para uma fase do bebê.
  • Material e Acabamentos: entre os cuidados para escolher mordedor para bebê, uma das dicas é atentar-se ao tipo de material usado no item e se os acabamentos não deixam rebarbas que podem machucar a boca do bebê. Para ter certeza dessa segurança, o selo do Inmetro é indispensável.
  • Higienização: para manter o item seguro para o uso do bebê, o mordedor deve ser higienizado, conforme orientações do fabricante, antes do primeiro uso, e depois com regularidade para manter o mordedor para bebê sempre limpo para ir para a boca do bebê.

 

Quanto Custa? #preço

Os preços de mordedores podem variar muito e isso vai depender do modelo de mordedor.

As opções mais baratas são os modelos mais simples em silicone ou em gel, que custam a partir de R$ 6 em lojas como Casas Bahia.

Já os modelos mais elaborados, como as versões de luvinha, custam em média R$ 30 no Mercado Livre.

 

Fotos e Modelos de Mordedor para Bebê

Luva

Um modelo mais recente de mordedor para bebê é o modelo estilo luva, que traz pontinhas em silicone texturizado, ajudando o bebê a “coçar” a gengiva com segurança.

Este modelo é uma ótima escolha para os bebês que não se adaptam ao uso de outros modelos de mordedores, e que insistem em manter a mãozinha dentro da boca.

E apesar de ser uma boa alternativa, este modelo deve ser higienizado com mais frequência, já que tem parte confeccionada em tecido.

luva mordedor
A parte de silicone tem textura
luva com silicone
O modelo traz bolinhas em silicone que ajudam a coçar a gengiva
mordedor luva
O modelo é ajustado com velcro
modelo luva
O modelo tem pontinhas como se fossem dedos

modelo em formato de luva

Chocalho

O mordedor para bebê pode ser além de um simples objeto que alivia a coceira na gengiva, e trazer estimular também outros sentidos, como é o caso do mordedor com chocalho, que estimula a audição.

Esse tipo de mordedor funciona como um brinquedo, que o bebê pode interagir por conta do barulhinho e que também pode ser levado a boca com segurança, ajudando o bebê a “coçar” a gengiva.

modelo chocalho
O modelo em plástico tem bolinhas que fazem barulho

chocalho para bebê

mordedor de chocalho
O modelo traz textura para ajudar a aliviar a coceira
chocalho de silicone
O modelo tem alça em silicone que pode ser levada à boca
brinquedo mordedor
O modelo tem alças para o bebê segurar

Para Geladeira / Gelado

Entre os modelos de mordedores mais indicados para fase em que a gengiva está sensível, o mordedor com gel e pode ser refrigerado é uma perfeita opção.

O modelo, que pode ter diferentes formatos, pode ser mantido na geladeira, e assim o bebê leva o mordedor geladinho para a boca, ajudando a aliviar a sensação de desconforto e o inchaço da gengiva por conta do nascimento dos dentinhos.

mordedor de gel
O modelo tem formato circular
mordedor de silicone geladeira
O mordedor tem pontinha texturizada que pode ser levada à boca
mordedor circular
O modelo pode ser gelado
mordedor gelado
O modelo é em silicone com preenchimento de gel
mordedor de geladeira
O modelo tem formato de hipopótamo

modelos gelados

Mãozinha

Este é um modelo bem fácil de encontrar, e tem como característica ter o formato de uma mãozinha.

Esse tipo de mordedor para bebê traz espécie de dedinhos, que podem ser levados a boca, e assim ajudam a aliviar a sensação de coceira na gengiva.

Para escolher esse modelo de mordedor, o ideal são as versões com alça para o bebê segurar, já que facilitam a “pegada” do bebê.

modelo mãozinha
O modelo tem alça para segurar
formato de mão
O modelo é em silicone

mordedor de mão

modelo de mão
A circunferência ajuda o bebê a segurar o mordedor

modelos com formato de mão

De Silicone

O mordedor para bebê em silicone é uma das versões mais conhecidas, e tem como vantagem o fato de ser um material leve, resistente e mais macio.

Este modelo de mordedor pode ser em diferentes estilos, seguindo desde modelos mais básicos apenas para mordidinhas do bebê, até modelos com escovinhas, que ajudam o bebê a “coçar” a gengiva e até higienizá-la.

mordedor escova
O modelo em formato de banana tem escovinha na ponta
modelo de silicone
O modelo é em silicone macio

modelo em silicone

mordedor simples
O modelo traz cores alegres
brinquedo
O modelo funciona como brinquedo e mordedor
mordedor circular de silicone
O modelo circular tem texturas que aliviam a coceira na gengiva

mordedores de silicone

 

Agora que você já sabe da importância desse item da lista de enxoval, já pode aproveitar as dicas para escolher o modelo ideal.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.