+21 nomes gregos masculinos » Lista com significados【2021】

A escolha de um nome para bebê pode ser bastante difícil, afinal é preciso pensar em um nome para um novo ser humano no mundo, considerando um nome que traga um significado especial, e uma das ideias para a escolha são os nomes gregos masculinos.

E se você está na fase de decidir nomes para bebês, reunimos uma lista com nomes gregos masculinos que trazem opções mitológicas e opções clássicas, reunindo os significados desses nomes e ajudando na escolha.

nomes masculinos gregos

Lista completa de nomes gregos masculinos

Nomes gregos mitológicos masculinos

A lista de nomes gregos masculinos pode trazer opções de nomes mitológicos, que representam seres importantes da mitologia grega e com nomes especiais!

  • Adônis: Adônis foi um jovem de muita beleza que despertou a paixão de Afrodite, e esse nome significa “jovem”, “belo”, “pessoa que é bonita e jovem”.
  • Apolo: um nome clássico da mitologia grega é Apolo, deus mais belo entre todos os deuses. Esse deus grego habitava o Monte Olimpo e era responsável por puxar o sol com sua carruagem, fazendo o dia nascer. O deus Apolo é associado a música, dança, poesia e medicina, e pode significar “espírito do calor”.
  • Aquiles: na mitologia grega Aquiles é conhecido como herói da guerra de Tróia e o nome está associado a significados como “espírito de vida”, “calor da criação” e “sofrimento do povo”.
  • Dionísio: o nome representa o Deus grego do vinho, da fecundidade e das festas, conhecido como filho de Zeus e Semele. O nome Dionísio está ligado a significados como “espírito das águas”, e “dia e noite”.
  • Eros: Eros é um deus bastante conhecido da mitologia grega por ser o deus do desejo, e considerado o cupido dos romanos. Eros é representado sempre com flechas que são disparadas em um indivíduo para que ele se apaixone por alguém. Assim, o nome está associado a “amor”.
  • Hades: o nome é uma referência ao deus do mundo subterrâneo, dono do mundo inferior. Segundo a mitologia grega, Hades era irmão de Zeus e marido de Perséfone, e o nome traz como significado “invisível”.
  • Hélio: segundo a mitologia grega, Hélio é a personificação do Sol e filho dos titãs e Hipérion e Téa. Dessa maneira, o nome está associando ao significado de “sol”.
  • Heracles: também chamado de Hércules, é um semideus da mitologia grega e conhecido por sua enorme força através das diversas lendas. Hércules também é conhecido por suas doze atividades, feitas para se redimir por ter matado a esposa e os filhos. O nome do jovem guerreiro traz o significado de “aquele que dispensa o calor e a claridade”.
nomes gregos e mitologicos masculinos
Os nomes mitológicos são carregados de significados
  • Hermes: o nome é uma referência ao deus grego do comércio, da prosperidade, da eloquência e da riqueza. Hermes era considerado um dos principais deuses do Olimpo e esse nome está associado a “espírito da vida”.
  • Ícaro: conhecido por querer voar, Ícaro era filho de Dédalo, que construiu asas artificiais para o que filho pudesse voar, com o alerta de que não poderia se aproximar do sol. Ao voar com as asas feitas pelo pai, Ícaro não seguiu o alerta e ao se aproximar do sol, as asas derreteram, levando Ícaro a cair no mar e morrer afogado. O nome está associado a ambição e determinação e tem como significado “o seguidor”.
  • Orfeu: filho do Deus Apolo com Calíope, Orfeu tinha muitas habilidades musicais, atraindo até mesmo a atenção de animais com sua melodia. Assim, o nome é associado a “aquele que toca música com perfeição” ou “talentoso poeta”.
  • Poseidon: considerado o deus dos oceanos, tempestades e mares, Poseidon era conhecido por carregar um tridente e ser forte, um dos deuses mais importantes da mitologia grega. O nome está associado a “senhor da terra”, “deus dos mares, oceanos e tempestades” e “marido da terra”.
  • Zeus: conhecido como um dos mais importantes deuses gregos, Zeus era o deus dos homens. O deus é associado a deus do trovão, deus dos deuses, deus do relâmpago. O significado do nome é associado a “força” e “poder”.

Nomes masculinos gregos e simples

Para quem busca inspirações de nomes gregos masculinos e mais simples, reunimos nomes mais tradicionais e que também são ligados à cultura grega.

  • André: nome de origem grega Andreas, e calcado do elemento andrós, o nome está ligado a significados como másculo e viril.
  • Felipe: originário do nome Phílippos, e derivado da junção de phílos (amigo) e híppos (cavalo), o nome está associado é associado a “aquele que gosta de cavalos” e “amigo dos cavalos”.
  • Heitor: com origem do nome Héktor, e com raiz no termo ekhein, que significa “possuo, tenho em meu poder”, o nome Heitor significa “aquele que guarda”.
  • Leandro: nome vindo do grego Leíandros, formando a partir de léon (leão) e andrós (homem), o significado de Leandro é “homem leão” ou “home dócil”.

nomes gregos masculinos

  • Lucas: o nome popular vem do grego Loukás, apelido para Loukanós, com raízes dos termos lyke, luk, luc, que posteriormente deram origem a palavra lux (luz). O nome significa “luminoso” ou “iluminado”.
  • Nicolas: com origem de Nikólaos, o nome junta os termos níke (vitória) e laos (povo), dando significado de “vitorioso” ou “o que conduz o povo à vitória”.
  • Pietro: originário de Pétros, do termos petra (pedra), o nome é ligado ao significado de rochedo.
  • Theo: o nome de origem Théos  é ligado ao significado de “deus”, “deus supremo”.

 

E se você precisa de inspirações femininas, não deixe de conferir nossa lista com nomes gregos femininos, vendo opções lindas para as meninas!

Já conseguiu escolher o seu nome favorito? Compartilhe conosco qual opção você mais gosta.