+40【NOMES NÓRDICOS】» Para meninas e meninos • 2022

Já pensou em batizar os seus filhos com nomes nórdicos? Se você ama conceito e pensa em um termo diferente, fora do convencional, vale a pena se inspirar com várias ideias legais.

De fato, a cultura nórdica é muito admirada. Além disso, apresenta nomes repletos de significados. Para saber tudo, acompanhe este conteúdo completo e inspire-se.

bebes com nomes nordicos

Sobre a cultura nórdica

A cultura ou mitologia nórdica é derivada da Europa, da região dos países escandinavos. Sendo assim, é comum em locais como Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia e Suécia.

Trata-se de um conceito popular nos séculos 8 e 9, unindo misticismo  crenças em plena era Viking. As histórias dessa cultura foram registradas no século XIII. Desde então, são seguidas por diversos grupos, sejam europeus ou de outras regiões.

Os livros que destacam os conhecimentos nórdicos são conhecidos como Edda. São obras importantes baseadas em manuscritos e que inspiram muita gente ao longo do tempo.

Além disso, a mitologia nórdica é formada por uma série de figuras. São seres sobrenaturais classificados em elfos, dragões, nornas, valquírias e anões. Do mesmo modo, há muitos deuses importantes. Os mais comuns são Thor, Odin, Tyr, Njord, entre outros.

Para entender essa cultura, é necessário muito estudo. Entretanto, se você já tem certa admiração por esse conceito, é interessante batizar o seu filho com um nome temático e cheio de significado.

Quer mais inspirações? Confira uma lista com 100 nomes mitológicos!

bebe nordico

Lista completa de nomes nórdicos

Felizmente, existem diversos nomes nórdicos maravilhosos. Antes de escolher o melhor, você deve entender o que significa, para depois contar ao seu filho tudo o que está por trás do termo.

Preparamos uma lista incrível e surpreendente.

Nomes nórdicos femininos

Para escolher o melhor, confira os nomes nórdicos femininos mais populares.

Bruna – Chegou ao Brasil através do italiano. É derivada da palavra brun, que significa marrom e moreno. A variante Brunette ainda é usada pelos ingleses para caracterizar mulheres com cabelos ou olhos escuros.

Ingrid – Significa amazona da paz ou da fertilidade. É relacionada ao nascimento, mãe, algo que começa. De fato, tem uma origem nórdica impressionante.

Astrid – quer dizer bela ou divina. É um nome muito comum na região escandinava, comum entre as mulheres da realeza.  Além disso, é tradicional em países como Alemanha.

Valquíria – é o nome nórdico mais representativo. A Valquíria é aquela que escolhe aqueles que vão morrer. Do mesmo modo, refere-se a mulheres que seguiam o deus Odin, São tratadas como guerreiras lendárias e destemidas, carregando escudos, capacetes e outras armas.

Liv – é um dos nomes nórdicos mais lindos e simples. Mas, na verdade, tem uma série de significados. Significa vida ou algo relacionado às oliveiras, como uma derivação de Olívia.

Berit – nome curto que significa mulher inteligente. Está na lista dos mais diferentes e conceituais.

Edilene – por incrível que pareça, é um dos nomes nórdicos mais populares. Quer dizer mulher trabalhadora, como uma variação do nome Edina ou Edino.

dicas para viajar com bebe

Kristen – parece um nome inglês, mas também tem origem escandinava. É um nome usado para mulheres e também para os homens. O significado é cristão ou ungido.

Nilma  – é um nome bem diferente, mas que carrega um grande significado. Quer dizer aquela que é recém chegada, que conduz o povo à vitória, como se tivesse um espírito de liderança.

Dagmar – pode ser um nome feminino ou masculino. Tem uma simbologia muito nobre, que tem a ver com a glória do dia. É um nome muito comum em países como Suécia.

Helga – quer dizer “pessoa sagrada”. Tem relação com o termo/nome feminino Helgi, muito comum na cultura nórdica, uma bela opção para você batizar a sua filha.

Torvi – na lista de termos comuns, esse se refere à deusa do trovão. Vem do nórdico antigo relacionado ao deus Thor, um dos principais dessa cultura.

bebe com manta de inverno com capuz

Hella – de fato, um nome bem diferente, sobretudo na escrita. Porém, uma opção simples de falar, que significa santa ou abençoada.

Laga – se você busca uma opção bem conceitual, Laga é a deusa nórdica das nascentes. É uma figura muito comum nessa mitologia e que pode ser incluída na sua família.

Gefion – é a deusa nórdica da agricultura e da fertilidade.

Idon – deusa da primavera e da juventude. Também era considerada a guardiã das maçãs.

Nanna – deusa da paz e da alegria. Tem grande significado, um nome facilmente adaptado a nossa cultura.

Ran – deusa do mar, considerada inclusive a personificação deste.

Var – deusa nórdica responsável pelos contratos de casamento. É uma das mais importantes da cultura nórdica, com um nome simples e fácil de pronunciar.

Hilda – um nome de forte simbolismo. Tem a ver com guerreira e combatente, muito popular na Suécia.

foto de casal com sapatinho de bebe para anunciar gravidez

Nomes nórdicos masculinos

Os nomes nórdicos masculinos também se destacam. Veja só quantas ideias legais para o seu filho.

Arn – é um nome comum e fácil de falar. Na tradução, significa águia.

Igor – significa “aquele que trabalha na terra”. É uma variação russa, mas que também tem grande influência na região escandinava.

Álvaro – é o nobre guerreiro, aquele que lidera o exército dos elfos. No nórdico antigo, esse nome tem relação com essas figuras.

Arvid – é um nome sueco que significa árvore. É uma opção interessante e conceitual, bem diferente do convencional e que vai agradar pais e mães.

Bjorn – nome comum entre os vikings, significa literalmente urso. Para se ter ideia, é um nome muito popular na Suécia e vem ganhando várias famílias brasileiras.

musica de bebe para dormir

Brandt – um nome nórdico bem popular. Na tradução, quer dizer espada.

Colby – parece inglês, mas o significado desse nome nórdico quer dizer “cidade das trevas”. É uma alternativa bem comum na região escandinava.

Dag – nome curto e fácil de falar. Entre os nomes nórdicos, é bastante escolhido pelos admiradores. O significado quer dizer “dia”.

Erik – famoso governante da Era Viking. Esse nome tem total relação com a realeza, por isso é um nome forte que vale a pena batizar seu filho.

Frode – parece estranho, mas quer dizer “homem inteligente”. É um nome popular na Dinamarca.

Gustaf – lembra Gustavo, mas é menor e mais simples. O significado é bem forte: bastão de deuses.

Hagen – um nome que tem origem dinamarquesa e significa proteção ou lugar protegido.

Holmes – parece nome de detetive, mas significa literalmente “ilha” ou “lugar baixo”.

Jari – é um nome finlandês com forte veia nórdica. O significado? “Aquele que se levantará”.

Loki – um termo muito famoso na mitologia nórdica. Quer dizer aquele que faz travessuras.

musica para colocar bebe para dormir

Odin – não podemos deixar de fora o nome de um dos mais famosos deuses dessa cultura. É o deus da guerra e o governante de todos os mortos.

Sigmund – nome famoso e super popular. Nome de gente importante. Na tradução, quer dizer protetor.

Torben – é o urso do trovão, um nome que também pode ser visto em muitos lugares. Tem uma grande força e pode ser a opção perfeita para o seu bebê.

Tyr – é o deus nórdico das guerras e da Justiça. Seu nome significa anjo, aquele que vem das estrelas. De fato, um dos nomes nórdicos mais importantes e aclamados.

Vali – o grande e o poderoso. Outra ideia bacana para quem busca um nome forte e cheio de conceito.

bebes com nomes femininos diferentes


Enfim, existem diversos nomes nórdicos maravilhosos e encantadores. Veja a nossa lista, escolha o mais legal e tome a melhor decisão. Seja coerente e tenha bom gosto. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte com seu baby e até mais.


buy levitra buy levitra online