As 7 Melhores Receitas de Papinha de Frutas para Fazer em Casa!

Sem dentes e recém saídos do leite materno os bebês aos poucos começam a mudar de dieta. A melhor sugestão dos pediatras é a papinha de frutas, agradável ao paladar, fácil de ser digerida e não agressiva ao estômago ainda se acostumando com o novo mundo do bebê. Também é uma alimentação nutritiva e fácil de fazer em casa com receitas simples. Confira!

dieta com papinha de frutas para bebês

Benefícios de dar papinha de frutas para os bebês

Até os seis meses de idade não se deve pensar em outra coisa para a dieta infantil além do leite materno. Ele é a fonte principal de nutrientes e com tudo o que o bebê precisa para seu desenvolvimento. Mas com o tempo começa a ser uma alimentação pobre e é necessário mudar. A papinha de frutas é uma boa sugestão.

As frutas estão no segundo grupo de maior fonte de nutrientes da pirâmide alimentar. Elas deveriam acompanhar os seres humanos por toda a sua vida mas infelizmente alguns adultos a abandonam com o tempo. A melhor forma de introduzir as frutas na dieta de crianças é quando elas ainda não podem falar.

Os nutrientes da fruta são completos. Ajudam a regular o intestino, a fornecer as vitaminas necessárias para a pele e cabelo e proteger o sistema imunológico. Frutas são importantes em todas as fases da vida!

Mas por que a papinha? A papinha de frutas é a indicação porque estamos falando de uma fase com um bebê ainda em formação do sistema digestivo. Ele ainda está aprendendo a digerir os alimentos, regular o suco gástrico e não possui dentes ou apenas alguns. As papinhas então são a melhor forma de cuidar da criança.

Outro momento importante para pensar em papinha de frutas é no nascimento dos dentes. Há dor, em alguns casos febre e as gengivas do bebê ficam sensíveis. Ele vai querer algo bem mole e fácil de digerir.

bebê comendo papinha de frutas

Como Fazer Papinha de Frutas: Receitas e Passo a Passo

Além de ser um alimento nutritivo a papinha de frutas é um prato barato. Frutas frescas são mais em conta em comparação a comprar o mesmo prato já pronto em supermercado. Também são infinitamente mais saudáveis e sem conservantes, a melhor característica. Quanto menos produtos industrializados forem ingeridos na dieta do bebê melhor!

Uma pergunta comum: qual fruta deve iniciar a dieta de papinha de frutas? Não existe nenhuma com contra indicação ou segredo. A criança com o tempo mostrará as suas preferências a medida que degustar as receitas.

Papinha com abacate

O abacate faz muito bem ao corpo humano em qualquer dieta. É rico em vitamina E, lecitina e muitos outros nutrientes ótimos para ajudar na formação do sistema nervoso. As crianças podem se acostumar facilmente com o sabor quando estiver com misturas suaves como nas sugestões a seguir.

Papinha de abacate com pera

Ingredientes: meia pêra, pedacinhos de abacate.

Raspe a pera e misture bem com o abacate bem amassadinho. Já pode servir!

Papinha de pêra com banana

Ingredientes: meia banana prata e meia pêra

Amasse bem as duas frutas e pode misturar em seguida. Deve ser servido ainda fresco.

Papinha de abacate com mamão

Ingredientes: pedacinhos de mamão e pedacinhos de abacate

Pode amassar tudo e servir logo em seguida. Esta é uma papinha indicada para crianças com mais de um ano de idade para ajudar a regular a atividade intestinal. 

receitas de papinha de frutas

Papinha de cenoura

Acredite ou não as crianças costumam gostar de cenoura. O sabor é suave e levemente doce. A cenoura também é rica em potássio, cálcio, fósforos e outras vitaminas importantes para o crescimento. Esta é a melhor papinha para bebês com os dentes crescendo.

Ingredientes: cenoura sem casca

Tire a casca da cenoura e leve ao fogo em pedaços bem pequeno. Quando ela estiver bem molinha é só tirar e amassar. O ideal é servir sem sal como um purê.

Papinha de banana

Ingredientes: banana maçã ou de outro tipo muito mole, aveia e leite em pó.

Amasse bem a banana em um pratinho. Misture uma colher de chá de farelo de aveia e uma colher de leite em pó específico para crianças de até dois anos. Misture bem e sirva em seguida.

Papinha de maçã

Maça ajuda a controlar a glicose nos sonhos e regula a digestão. É uma das frutas com sabor mais amenos para introduzi na dieta do bebê. Crianças costumam gostar bastante.

Papinha de maça simples

Ingredientes: maça de qualquer tipo que você desejar.

Coloque a maça cortada em pedaços e sem os caroços dentro de uma panela com água e ferva por vinte minutos. Já mole é só tirar do fogo e amassar em um pratinho ou vasilha e esperar esfriar para servir.

Com frutas com uma grande quantidade de água como mamão e melancia o mais indicado é servi-las sozinhas. Elas são ótimas para as crianças de acostumarem e fazem muito bem à dieta do bebê. Não precisam vir em papinha de frutas porque já são docinhas.

Papinha de maça com espinafre

Ingredientes: uma maça madura grande, um punhado de espinafre picado em pedaços bem pequenos, meia colher de chá de canela em pó, uma colher de sopa de maisena, duas colheres de sopa de mel para adoçar.

Corte a maça em pedaços pequenos e deixe cozinhar por vinte minutos. Logo em seguida misture toda a lista acima e amasse bem de modo a não conseguir identificar nenhum dos ingredientes. Espere esfriar e sirva em seguida.

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.