Primeiro Banho do Bebê: O Que Você Precisa Saber!
Alguns bebês realmente amam a água, mas é um momento estranho e muito íntimo para depois da saída de um espaço seguro que é a barriga da mamãe. Para as marinheiras de primeira viagem existem algumas regras importantes a serem seguidas para um primeiro banho do bebê seguro, simples de serem cumpridas. Nunca deu um banho em um bebê? Não tem problema, nem todo mundo nasce sabendo, mas o instinto de proteção maternal é um guia excelente. É super simples de aprender e depois de quebrado o mito, você vai sentir como se tivesse feito isso a vida toda.
Como dar o Primeiro Banho no Bebê
Organize todos os itens do banho – jamais o bebê deve ficar sozinho na banheira. Os bebês podem se afogar em menos de três centímetros de água e pode levar apenas alguns segundos para um bebê escorregar ou cair na água e ser indefeso, por isso mantenha sempre uma mão em apoio ao menos nos primeiros meses. O indicado é no primeiro banho sempre ter ajuda, nunca o fazer sozinho. Deixe tudo ao lado da banheira ou da sua área de banho e potes e tampas destampados para facilitar o acesso.
Temperatura da água – A temperatura de um banho para bebê perfeita está entre 37 graus C a 38 graus C, muito próxima da temperatura corporal. Se você não estiver usando um termômetro, uma maneira rápida de verificar é usar o cotovelo em vez de sua mão para medir a temperatura.
- A água do banho deve estar confortavelmente quente, mas não muito. Coloque água fria primeiro e em seguida, adicione a água quente.
- Misture o líquido com as mãos limpas para se certificar de que não existem quaisquer pontos quentes, reduzindo tanto o desconforto da criança como as chances de queimaduras. Um dos erros mais comuns é colocar o bebê primeiro e depois ir adicionando a água. Seria o inverso: primeiro prepare a banheira e nunca coloque seu bebê na banheira.
- Cuidado com a água quente demais. Com a pele sensível, um bebê pode ficar com queimaduras de segundo e terceiro grau em apenas segundos na água muito quente.
- A temperatura da água pode mudar rapidamente dependendo do clima de sua cidade, por isso você pode querer comprar um termômetro para verificar a temperatura correta, mas não é necessário. A sua pele é um bom medidor para saber se está tudo certo ou não.
- Alguns termômetros também são um brinquedo divertido para a criança e tem até pequenos animais e você pode usar para distrair o pequeno morador novo da casa também.
Profundidade da água – recém-nascidos e bebês até seis meses de idade devem ter a banheira cheia em cerca de 13 centímetros de profundidade. Outra forma de medir é encher a banheira o suficiente para que seu bebê se instale na água com os ombros bem cobertos. Nunca encha mais do que a altura da cintura (na posição sentada) para os bebês mais velhos e crianças.
Quantos banhos por dia? – A mãe é quem decide. O banho pode ser um divertimento e intimidade para mãe e bebê e até um ritual relaxante, mas não exagere. O indicado é de dois s três banhos por dia durante o primeiro mês no máximo. Em alguns casos de crianças sensíveis pode ser indicado apenas cinco banhos por semana no máximo. Uma boa dica de rotina é começar a fazer do banho de parte de sua rotina de dormir, assim a criança dorme limpa e relaxada.
Como dar o primeiro banho do bebê? – Posicione o bebê na posição sentada na banheira já com a água. Segure-o firmemente nas costas com uma mão na parte de trás do seu pescoço e ombros. Sua outra mão deve ficar livre para banhar a criança, usar o sabonete e shampoo e esfregar as partes necessárias, sempre com movimentos delicados.
Primeiro Banho do Bebê na Maternidade
Logo após o parto o bebê precisa se manter quente, então não deve tomar um banho logo após ele nascer. Os enfermeiros são os responsáveis pelo primeiro banho da criança a seco, usando panos limpos e toalhas quentes. O primeiro banho deve acontecer apenas após duas de nascimento, mas também pode ser no segundo dia . No primeiro banho da maternidade a enfermeira deve ajudar e ensinar o passo a passo.
Os recém-nascidos podem perder o calor do corpo muito rapidamente, por isso o banho deve ser rápido e preciso e logo em seguida levar a criança para uma toalha limpa o mais breve possível. Deixe tudo organizado sempre que for dar banho ou fazer a limpeza na necessidade de troca de fraudas.
Ainda na maternidade, é bom verificar se o restante do cordão umbilical caiu e fazer a devida limpeza na área para evitar infecções. Seque com cuidado após o banho esta parte e faça o curativo se o medico indicar.
Algodão e frauda úmida – A mamãe pode dar a seu bebê um banho já no primeiro dia ou ainda usar algodão e uma frauda úmida ou esponja para fazer a limpeza nos primeiros dois dias. O indicado é começar na maternidade porque a mãe terá uma ajuda profissional para orientação de como fazer, principalmente em caso de primeira maternidade.
Primeiro Banho do Bebê em Casa
Para a primeira semana de vida em casa nova pode ser indicado apenas um banho de esponja de bebê com um pano quente e úmido. Lave o rosto e as mãos da criança, limpe a área genital. A criança pode ficar em cima da cama forrada com uma frauda limpa ou manta ou em sua banheira, mas sempre com o apoio com a mão nas crianças.
O banho de banheira é indicado apenas quando o cordão umbilical já caiu. Nos primeiros dias de vida ou primeiro mês, os pais podem usar usar a pia da cozinha ou uma pequena banheira de bebê de plástico em vez de uma banheira normal. Um dos acessórios mais usados é o ofurô.
Quanto tempo deve durar um banho de bebê? – Alguns bebês relaxam muito na água morna, então o banho pode durar um pouco mais se o clima não estiver muito frio e a criança dê sinais de contentamento. Outros choram durante todo o banho e para evitar que haja taquicardia, soluços e outros problemas, seja o mais breve possível.
Balde Ofurô para Bebê
A banheira para o bebê é um acessório para quando ele é um pouco maior e pode lidar bem com o espaço e a mãe também. Ainda pequeno uma dica legal é o ofurô para bebê, um pequeno balde criado apropriadamente para banhos de bebês. Os baldes já são usados para banhar recém nascidos há um tempo, apenas houve uma adaptação mais moderna e chique.
O modelo é comprado em lojas de produtos para bebê e como o fundo é pequeno, tem a vantagem de evitar que a criança deite-se e por não conseguir levantar, afogue-se.
Segundo os especialistas o ofurô tende a deixar o bebê mais calmo porque reproduz as condições do útero em posição e sensação de envolvimento da criança, sendo muito útil para aquelas crianças que não conseguem relaxar diante da água.