Remédio Caseiro para Cólica de Bebê: Dicas, Receitas e Preparo

Muitos probleminhas de saúde são esperados nos primeiros meses de vida do bebê. Entre 0 e 24 meses a cólica será um dos problemas mais comuns, infelizmente. A boa notícia aos pais é que com alguns tipos de remédio caseiro para cólica de bebê dá para sanar o problema.

dicas de remédio caseiro para cólica em bebês

Entendo Mais Sobre Cólica em Bebês

Sabe aquela dor de cabeça que a gente sente sem motivo alguma? Assim são as cólicas em bebê, vindo sem previsão e causando um choro desesperador nos pais.

A cólica em bebês se apresenta da mesma forma  que em adultos. É uma dor abdominal na região da barriga, logo abaixo do umbigo. Como a criança não sabe identificar se é fraca ou forte ela apenas chora.

Principais causas

A boa notícia para os pais é que a cólica não é uma doença. Ela surge mais comumente nos três primeiros meses de vida da criança porque o sistema digestivo infantil ainda está amadurecendo, aprendendo a lidar com os alimentos.  É a partir do quarto mês que a flora intestinal começa a funcionar melhor. Logo, as cólicas devem diminuir.

Após o terceiro mês a cólica deve ser investigada com cautela porque a origem pode ser outra. Uma das causas comuns é inflamação do sistema intestinal, mas pode ser também intolerância à lactose, dentre outras causas. Cólicas persistentes devem ser investigadas por um pediatra.

Como saber se é cólica

A maior dificuldade dos pais é saber se é de fato cólica porque o bebê, como sabemos, apenas chora. Uma análise de alguns sintomas pode ajudar. Se for cólica você vai observar:

  • Choro constante;
  • Ele não está com febre;
  • A bebê se contorce e flexiona as pernas enquanto chora;
  • Há gases;
  • O rosto do bebê fica vermelho;
  • A criança aperta as mãos com força e constantemente.

Dicas de Remédio Caseiro para Cólica de Bebê

Nem sempre medicamento de laboratório é a melhor solução, em especial com um organismo frágil e em desenvolvimento como de um bebê. Um remédio caseiro para cólica de bebê pode ajudar bastante e feito rapidamente. Algumas receitas a seguir podem ajudar.

dicas simples de remédio caseiro para cólica de bebê

Chá de Camomila e Erva Doce

Esta é uma das receitas mais populares e eficientes dentre os remédio caseiro para cólica de bebê. Também são substratos fáceis de achar no mercado e baratos, tornando a receita muito melhor para aderir.

A medida é de uma colher de chá tradicional de erva doce com uma colher de igual medida de camomila. Coloque os dois em 500 ml de água fervente, deixe esfriar, coe e sirva em seguida.

Chá de louro

Coloque um copo de água para ferver. Quando a água já estiver fervendo acrescente cinco folhas de louro novas. Tape para abafar e deixe o chá se formar.

Coe e sirva para o bebê em temperatura ambiente. O mesmo chá pode ser ingerido por adultos para o mesmo problema.

Chá de manjericão

Não é um chá muito conhecido na lista de remédio caseiro para cólica de bebê mas é um dos melhores.

A medida é de um litro de água com uma colher de sopa de manjericão (cerca de um punhado). Deixe ferver tudo junto e espere esfriar para coar e servir para o bebê na mamadeira.

Chá de alfazema

Um dos chás mais cheirosos. Vai deixar a sua cozinha com um aroma muito agradável!

Em uma panela pequena ferva um copo de água grande (300 ml) com uma colher de chá de alfazema.  Espere esfriar completamente com uma tampa para abafar e deixar o chá mais forte. Coe e sirva em uma mamadeira.

receitas fáceis de remédio caseiro para cólica de bebê

O que mais pode ser feito para aliviar o desconforto do bebê?

Além do remédio caseiro para cólica de bebê há algumas que os pais podem tomar para aliviar as cólicas.

São medidas simples que os pais podem fazer em casa:

  • Uma bolsa de água morna;
  • Coloque o abdome da criança em contato com o seu por alguns minutos. O calor humano ajuda a aliviar a dor e será muito agradável para a criança;
  • Coloque um pano úmido com água morna em cima da barriga do bebê por algum tempo;
  • Evite amamentar por um tempo ou enquanto ele estiver em crise porque o leite pode agravar a cólica;
  • Com o bebê de costas flexione suas pernas suavemente para ele liberar os gases.

Outros remédio caseiro para cólica de bebê são propagados na Internet. Caso use algum medicamento para misturar a substratos naturais devem ser ignorados. Remédios vendidos em farmácia devem ser ministrados tanto para crianças como adultos apenas com acompanhamento de um pediatra ou outro médico especialista.