Brinquedos Folclóricos – 25 Ideias Divertidas & Como Fazer Você Mesmo!

Os brinquedos folclóricos são sempre lembrados quando o dia do Folclore está chegando, mas a verdade é que esse tipo de brinquedo faz sucesso com a criançada durante o ano inteiro. Além das lendas, festas, danças e contos, muitas brincadeiras fazem parte do folclore brasileiro. Essas brincadeiras são passadas de uma geração para outra é até difícil mensurar a idade delas: algumas existem há décadas enquanto outras estão sendo passadas há séculos.

As brincadeiras folclóricas passam por mudanças ao longo dos anos, assim como existem variações de uma região do Brasil para outro, mas a verdade é que a essência continua sendo a mesma. Com tanta tecnologia, passar essa cultura adiante pode ser um desafio.

O mês de agosto é dedicado as brincadeiras folclóricas, mas todo dia é dia de alimentar essa cultura e não deixar brincadeiras tão gostosas morrerem. Pensando nisso preparamos esse post com ideias maravilhosas de brinquedos folclóricos que você pode fazer em casa mesmo usando sucata e outros materiais reciclados. Com certeza fazer os brinquedos e brincar vai render excelentes momentos em família.

Fotos e Ideias de Brinquedos Folclóricos

Os brinquedos folclóricos são super simples e baratos, tanto que a maioria deles são feitos com materiais improvisados e reutilizados. Essa é a graça desse tipo de brincadeira: estimula a coordenação motora das crianças e as suas habilidades sociais, já que a maioria é feita em grupos de amigos ou com familiares.

Com certeza você vai sentir nostalgia com os brinquedos folclóricos que vamos mostrar nesse post e vai desejar ter uma máquina do tempo para voltar na melhor época da vida: a infância.

Para as mamães que desejam fazer um brinquedo super especial para suas princesinhas, preparamos um post ensinando como fazer uma linda casinha de boneca para sua filha se divertir.   Brinquedos Folclóricos peão

O peão é um dos brinquedos folclóricos mais antigos e simples. A brincadeira consiste em enrolar o barbante no peão e soltar no chão para que ele rode. O legal da brincadeira é que precisa de um pouquinho de coordenação (e sorte) para conseguir fazer as manobras logo de cara. Brinquedos Folclóricos vai e vem

O Vai e Vem pode ser feito com garrafa pet e são necessárias duas crianças para brincar. Além de ser um exercícios que estimula a coordenação motora, também ajuda no desenvolvimento social já que é necessário mais de uma pessoa.

Brinquedos Folclóricos peão, bolinha de gude e pipa

Brinquedos Folclóricos pipa

A pipa, ou papagaio como é chamada em algumas regiões do Brasil, é um brinquedo que é febre durante os períodos do ano que tem muito vento. É um brinquedo que ainda está vivo na rotina das crianças, tanto que é comum vermos as cores embelezando os céus.

É importante lembrar que só é permitido soltar pipa em locais aberto, longe da fiação elétrica. Também é proibido usar cortante ou outros tipos de artifícios que deixam a linha afiada. Nada mais gostoso que brincar em segurança, né? Brinquedos Folclóricos corda

A corda é outro exemplo de brincadeira que continua muito viva pelos pátios das escolas. Junto com a corda vem as cantigas folclóricas, quem não se lembrar de pular e bater corda ao som de “Com quem você pretende se casar? Loiro, moreno, careca, cabeludo…”? São marcas de uma época muito boa e que deve sempre ser relembrada! Brinquedos Folclóricos ioiô

O iô iô é um brinquedo simples e muito divertido. Você encontra facilmente em lojinhas de R$1,99, mas também pode fazer em casa com materiais reciclados. É possível fazer usando tampinhas de garrafas, papel, garrafa pet, entre outros. É tão legal que vamos ensinar como fazer com passo a passo completo no final desse post.

Brinquedos Folclóricos bolinha de gude

Capturar burquinha era um verdadeiro desafio! Essa brincadeira consiste em fazer um círculo no chão e colocar algumas bolinhas de gude dentro, sendo determinada quantidade de cada participante. A ideia do jogo é acertar uma bolinha do outro jogador para que fique fora do círculo, se ficar, ela passa a ser da pessoa que acertou.

Brinquedos Folclóricos corda, ioiô e catavento
O catavento é um brinquedo tão divertido que até hoje muitas professoras ensinam as crianças a fazer na pré escola ou primário.

Brinquedos Folclóricos catavento Brinquedos Folclóricos avião de prendedor

Com o passar dos anos os brinquedos de madeira perderam espaço para os brinquedos eletrônicos. Hoje você comprar um carrinho e ele faz tudo sozinho, enquanto os de madeira a criança precisa empurrar ou amarrar um barbante para puxar. É tão divertido que as crianças adoram! Para manter essa cultura viva você pode se aventurar em montar os brinquedos junto com seus filhos ou encomendar com artesãos já lixados e coloridos.

De Sucata

O pé de lata é um dos brinquedos folclóricos que marcaram nossa infância (e renderam algumas quedas). É um brinquedo super simples, você só precisa de duas latas vazias de achocolatado. Faça um furo de cada lado da lata e passe um barbante comprido o suficiente para que a criança suba em cima e possa segurar o barbante com conforto. A ideia é que ao andar a criança puxe o barbante para que a lata suba junto com os pés. Outra possibilidade é passar o barbante para prender as latas nos pés como se fosse um chinelo.

Para as mamães que querem estimular o aprendizado da garotada, preparamos um post completo com dicas incríveis de brinquedos educativos separados por faixa etária!

Brinquedos Folclóricos com sucata telefone sem fio

Brinquedos Folclóricos com garrafa Brinquedos Folclóricos pião de EVA Brinquedos Folclóricos com madeira Brinquedos Folclóricos com garrafa e lata

Brinquedos Folclóricos avião de prendedor Brinquedos Folclóricos com garrafa e tampinhas

Esse brinquedo tem vários nomes e é uma forma de estimular as crianças a pensarem no meio ambiente e a darem novas funções a materiais que acabariam no lixo. A tampinhas ficam presas dentro da garrafa por causa dos palitos. O objetivo do jogo é tirar o máximo de palitos possíveis sem fazer com que as tampinhas caiam. Se você tirar um palito e tudo cair, você perdeu. Brinquedos Folclóricos fantoche de palito Brinquedos Folclóricos estilingue

O estilingue nada mais é que um pedacinho de galho com elástico ou borracha. É muito divertido acertar latinhas e ficar treinando a mira. Por isso vamos ensinar como improvisar um estilingue com o que tem em casa. Brinquedos Folclóricos petéca

Quem nunca brincou de peteca? Esse brinquedo é feito com tecido, feijão e penas. É possível brincar rebatendo com as mãos ou usando uma raquete. Claro que fica muito mais divertido brincando com outras crianças. A ideia é nunca deixar a peteca cair e quem deixar sai do jogo até ficar apenas um vencedor.

Brinquedos Folclóricos Saci de papel higiênico

O Saci é uma figura clássica do folclore brasileiro e não poderia ficar de fora dessa nossa seleção. Ele pode ser feito com rolinho de papel higiênico e tinta guachê. A graça fica por conta de fazer o dedoche e contar as histórias sobre esse personagem. Brinquedos Folclóricos dedoches

Na verdade, todas as figuras do folclore brasileiro podem ser feitas de rolinho de papel higiênico para as crianças brincarem. Basta ter um pouquinho de criatividade e paciência para criar todos os personagens. É legal fazer teatrinho de fantoches e contar as histórias, deixando ainda mais viva essa cultura para nossas crianças.

Além do rolinho de papel higiênico você também pode fazer os fantoches usando tecido, como é o caso do feltro. Na internet você encontra muitas moldes para fazer sem grandes dificuldades, só é necessário saber costurar.

Outra opção é imprimir as imagens e colar no palitinho de sorvete, ou ainda riscar os desenhos para que as crianças pintem com giz de cera e lápis de cor. Com criatividade tudo fica possível!

Brinquedos Folclóricos estilingue, pé de lata e petéca

Brinquedos Folclóricos pé de lata
Além de ser um brinquedo super divertido o pé de lata é um dos brinquedos folclóricos mais simples de fazer.

Brinquedos Folclóricos peteca de papel

Como Fazer Brinquedos Folclóricos: Passo a Passo

O estilingue, também chamado de bodoque, é um dos brinquedos folclóricos mais simples que existem. Para fazer é muito fácil: você precisa de um galho pequeno de madeira em formato de V e um elástico ou borracha. É só prender o elástico em cada lado do galho e usar pedrinhas para acertar o alvo. Você pode colocar garrafas e latas em um lugar que não tenha movimentação atrás e brincar de acertar. Nada de tentar acertar passarinhos e outros bichinhos indefesos!

O iô iô é outro brinquedo fácil de fazer e que garante muita diversão! Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Saquinho plástico
  • Pó de serragem
  • Papel celofane
  • 4 Elásticos de dinheiro
  • Elástico de costura

Passo a Passo:

  1. Coloque o pó de serragem no saquinho de plástico.
  2. Embrulhe com o celofane.
  3. Use os elásticos de dinheiro para prender fazendo um X.
  4. Use o elástico de costura para amarrar no de dinheiro.
  5. Está pronto! É só se divertir!

Gostou do nosso especial de brinquedos folclóricos? Deixe o seu comentário!