Brinquedos Indígenas: Conheça, Aprenda Como Usar e Onde Comprar

Dos índios, povos pioneiros nas terras conhecidas como Brasil, herdamos muitos costumes e bons hábitos. Também podemos agradecer a herança na fabricação de alguns artefatos de uso no dia a dia como os brinquedos indígenas. São muitas brincadeiras curtidas pelas crianças com origem em tribos do nosso Brasil e você pode conhecer algumas a seguir.

fotos de brinquedos indigenas

Fotos e Ideias de Brinquedos Indígenas

Os índios são os primeiros habitantes do nosso continente. Foram assim chamados pelos povos exploradores de novas terras, os europeus, enquanto expandiam território . Povoando diversas regiões do Brasil, temos então diferentes tribos indígenas e com elas costumes diferenciados. Isso gera uma diversidade de brinquedos indígenas.

Assim como temos diversidade cultural nos diferentes Estados do Brasil temos entre os povos indígenas. Cada tribo ocupa uma região, isso quer dizer morar em climas diferentes e por isso se vestem de formas diferentes. Também possuem formas de cozinhar diferenciadas e brinquedos indígenas diferentes também. Conheça alguns a seguir e saiba como funcionam.

brinquedos indígenas arco e flecha

Arco e Flecha

O arco e flecha é uma arma de defesa de diversos povos tanto brasileiros como de outros continentes. Foi durante milênios a principal arma de defesa de muitos povos, seja porque as flechas são fabricadas de madeira afiadas ou por seu longo alcance enquanto arma.

Mas não podemos esquecer da beleza da dupla arco e flecha. É um artefato feito manualmente composto por duas peças cuja matéria prima vem do ambiente natural. Algumas tribos decoram com penas ou desenhos, o que também pode ser uma forma de diferenciar a origem da flecha para quem as encontra ou é atacado por ela.

Onde comprar: lojas de produtos indígenas, sites de artesanato indígena, lojas de brinquedo (plástico ou madeira), lojas de acessórios para fantasias.

O arco e flecha é um esporte olímpico! Para quem não conhece se chama “tiro com arco”, com registros históricos de participação em competições desde o século XVI. Hoje temos torneios locais, nacionais, mundial e a cada quatro anos competições olímpicas.

brinquedos indígenas peteca
Peteca industrial vendida em lojas x peteca indígena original.

Peteca

A peteca é um brinquedo simples, divertido e contagiante. O princípio é passar para o colega sem deixar o objeto cair. As regras atuais quem determina são os jogadores, podendo ser de permitir apenas um toque ou no máximo dois por pessoa, por exemplo.

Nas lojas de brinquedos você encontra uma peteca com base de plástico, enchimento de areia ou outro material durável e penas falsas. A versão indígena é feita com palha, penas de animais e grãos de milho para compor a parte pesada do brinquedo. Pode ser com pedras também o peso, depende da região da tribo e material disponível.

Onde comprar: lojas de brinquedos e lojas de artigos esportivos.

Você sabia que temos um campeonato de peteca? O Campeonato Brasileiro de Peteca acontece todos os anos desde 1987. O esporte é tão contagiante e divertido que cresceu e se tornou mundial, com direito a torneios disputadíssimos.

brinquedos indígenas cabo de guerra

Cabo de Guerra

Uma corda no meio, um grupo de um lado e a mesma quantidade de integrantes do outro. É assim que a gente brinca de cabo de guerra, uma das brincadeiras mais divertidas da criançada. O que pouca gente sabe é ser de origem indígena.

Tribos brasileiras brincam com o cabo mas a origem não é certa ser brasileira. Já foram encontrados registros dessa atividade em diversos povos do mundo. Até mesmo os egípcios tem registro.

Hoje em dia este é um dos brinquedos indígenas mais populares tanto em crianças como adultos, em especial em festas. Consiste em uma corda grossa o suficiente para ser boa de segurar com as duas mãos e resistente o suficiente para não torar com os puxavantes. 

Onde comprar: em armazéns de construções você consegue boas cordas para a atividade, inclusive corda naval, uma das mais resistentes.

 O cabo de guerra é um esporte militar! Muitos exercícios (não apenas o brasileiro) mantém em suas atividades e disputas internas o cabo de guerra por ser um excelente exercício de demonstração de força e auto controle.

brinquedos indígenas bolinha de gude

Bolinha de Gude

Assim como as crianças criadas nos centros urbanos os índios adoram a bola de gude. Este é um dos brinquedos indígenas mais queridos por crianças e adolescentes no Brasil e um dos mais fáceis de usar. Um saquinho de bolinhas coloridas (algumas maiores e outras menores propositalmente) é o grande responsável por horas de diversão.

O que não se sabe ao certo é onde surgiu essa diversão com bolas tão pequenas. Alguns historiadores afirmam ter sido na Roma Antiga e outros ser uma criação asiática. O item já foi encontrado de argila e outros materiais. Na versão vidro, entretanto, apenas no século 1 a.C. em terras romanas.

Onde comprar: encontrar bolinhas de gude é fácil. Muitas lojinhas de bairro vendem a unidade ou o saco, assim como lojas de brinquedo. Até estabelecimentos lojas de produtos de beleza revendem o item porque são suados dentro de bandejas para os pés como relaxantes.

brinquedos indigenas maraca

Maracá

Estamos falando na verdade de um instrumento musical de percussão. O maracá é feito de um pedaço pequeno de madeira como cabo. Na parte de cima de onde sai o som de fato temos o uso da cabaça devidamente decorada com tinta natural obtida de plantas também. Algumas sementes são inseridas dentro da cabaça e com o seu balançar ela acaba gerando um som bem legal.

O instrumento é tocado em celebrações e por diversão também entre os indígenas. Mas para quem não faz parte deste universo cultural e não mora em uma Aldeia é um belo brinquedo. As pinturas representam costumes e cores das diferentes tribos e muitos povos indígenas diferentes possuem maracá na sua base cultural. Desde criança eles aprendem a brincar com o instrumento de madeira e apreciam muito.

Onde comprar: em lojas de produtos artesanais, em feiras artesanais e lojas de instrumentos musicais feitos com as mãos.

brinquedos indígenas balboque

Bilboquê

A brincadeira é simples: tentar encaixar a parte de cima do brinquedo (a bola com furo) no espeto de madeira usando apenas uma mão. É só sacudir e tentar! Simples, não é? E contagiante! Este é um dos brinquedos indígenas que os adultos mais gostam de curtir. E pode ser feito em casa com garrafa PET. Costuma, inclusive, ser uma atividade em sala de aula do ensino infantil.

Onde comprar: em lojas de brinquedos e lojas de artesanato indígena ou lojas de brinquedo na versão plástica.

brinquedos indígenas pião
Criança em aldeia brincando com pião de madeira.

Pião

Uma corda e um acessório oval com uma pontinha metálica e é tudo o que a criança precisa para se divertir por horas com os amigos ou sozinha. O pião é simples e um prazer compartilhado entre as crianças das tribos e as criadas com asfalto e prédios.

Uma vez lançado corretamente o brinquedo dá milhares de voltas em torno do seu eixo e assistir os giros é a verdadeira diversão. O desafio é lançá-lo certo. Em grupos a brincadeira muda um pouco: ganha quem conseguir deixar o pião por mais tempo rodando no chão. 

Onde comprar: vendinhas do seu bairro, lojas de brinquedos e até papelarias!

brinquedos indígenas zunidor

O pião é um esporte também e exige muito treino, hein! Tem campeonato mundial e eventos o ano todo!

Zunidor

Crianças sempre são atraídas por sons diferentes dos objetos e esta é a mágica do zunidor. O pedaço de madeira cortado em um formato específico e devidamente decorado deve ser amarrado a uma corda. É só balançar a corda e ele emite um som semelhante a um zunido, daí o nome.

Onde comprar: lojas de artesanato indígena e no Mercado Livre. Originais são itens de exposição e com preço elevado.

Conhecer tantos brinquedos indígenas deu até vontade de brincar, não foi? Todos eles são divertidos em todas as idades! E se você gostou de algum deixa nos comentários abaixo.