Dedoches / Fantoche de Dedo – 35 Ideias Divertidas & Tutorial Fácil!

Os dedoches são ótimos artifícios para contar histórias para as crianças, passar conhecimento, cultura e até mesmo estimular o gosto pela leitura. É sempre importante buscar formas de entreter os pequenos, principalmente de formas criativas proporcionando momentos divertidos tanto em familia como para sala de aula.

São inúmeras histórias que podem ser contadas com o uso de dedoches e é exatamente essa variedade que faz com que eles sejam muito usados em casa, na sala de aula e até como lembrancinha de aniversário.

Nesse post 35 vamos mostrar 35 ideias lindas de dedoches  com dicas para fazer em casa com diferentes tipos de materiais e ainda disponibilizamos moldes para as histórias que os pequenos mais gostam.

Fotos e Modelos de Dedoches

Fazer os dedoches em casa é uma ótima forma de economizar, afinal, é legal variar as histórias para manter as crianças entretidas. Também pode ser uma forma de fazer um dinheiro extra vendendo para outras mamães que não tem tanto tempo de produzir essas peças em casa.

Dedoches inspirações

Dedoches inspirações

De Feltro

Os dedoche de feltro é resistentes e esbanja fofura. Com esse tecido é possível criar dedoches de qualquer tema e para todos os tipos de histórias. O mais legal é que as crianças podem criar os dedoches juntas e depois usá-los para contar as suas próprias histórias.

Dedoches de feltro bichinhos Dedoches de feltro pirata Dedoches de feltro abelhinha

O ponto caseado forma um detalhe delicado que deixa a peça ainda mais rica. Geralmente, os trabalhos em feltro são costurados a mão, mas algumas máquinas de costura mais modernas permitem fazer esse tipo de ponto.

Usar a máquina de costura é ótimo para quem deseja fazer dedoches em grande quantidade, seja para lembrancinhas de festa ou mesmo para vender para outras mamães.

Dedoches de feltro palhacinha Dedoches de feltro animais

De EVA

O EVA é um material mais duro se comparado ao feltro, por isso a forma de fazer o dedoche é diferente. É mais difícil dar movimento com os dedos, alguns modelos são parecidos com um anel. Veja alguns modelos lindos para se inspirar e fazer em casa:

Dedoches de EVA Adão e Eva Dedoches de EVA Animais da Floresta

Contar histórias biblícas para as crianças por meios criativos é uma forma super eficiente que pode ser usadas por evangélicos para passar conhecimento aos filhos. Quando as crianças são pequenas é importante incluir algo durante o ensinamento que chame a atenção da criança. Além do uso dos típicos fantoches os dedoches são uma ótima opção para esse momento tão especial.

Outra vantagem é que além de usa-los durante a hora da história as crianças podem criar os modelinhos de dedoches  juntos com os pais. Com isso além de ensinar o pequeno a família também poderá passar ótimos momentos juntos.

Outra atividade bem divertida que pode ser usada para transmitir conhecimento aos pequenos são os desenhos para pintar. Pensando nisso, preparamos um post especial com 54 desenhos bíblicos para colorir e imprimir grátis. São opções com as mais diferentes histórias para os pequenos!Dedoches de EVA Os Três Porquinhos

A vantagem de usar o EVA para fazer dedoches é a facilidade de encontrar esse tipo de material. Ele é comercializado na maioria das papelarias, custa mais barato que o feltro e você não precisa costurar, basta colar as partes que formam a peça.

Dedoches de EVA Os Legumes

Para desenvolver os hábitos saudáveis é muito importante que o pequeno receba todo o conhecimento da importância de cada alimento durante a infância. Para tornar essa fase de aprendizado super divertida você pode ensinar por meio dos dedoches. Os modelos nessa imagem que separamos podem seu uma ótima referência para se inspirar.

De Papel

Os dedoches de papel são descartáveis, mas nem por isso deixam de ser úteis e lindos. São ótimos para contar histórias em escolas e estimular as crianças a criarem os seus próprios dedoches.

Os pequenos se sentem super valorizados produzindo esse tipo de arte, seja na escola ou em casa com os pais. Confira alguns modelos fofos e fáceis de fazer:

Dedoches de papel serpente Dedoches de papel gatinho

Para fazer dedoche de papel você pode usar gramaturas e texturas diferentes. Também é possível colorir com caneta, giz de cera e tinta guache. Use a criatividade para fazer um  dedoche lindos e deixar as crianças empolgadas com as histórias. Dedoches de papel rei

De Animais

Com dedoches de bichinhos é possível contar os mais variados tipos de histórias. As crianças ficam entretidas porque a vida na selva é algo que desperta a curiosidade.

São dedoches tão versáteis que você pode tanto improvisar contando suas próprias histórias ou do folclóre brasileiro.

Dedoches de bichinhos Dedoches de bichinhos Dedoches de bichinhosSe você quer fazer um dedoche mais fofinho a nossa dica é usar pelúcia. Por ser um tecido mais firme é necessário costurar na máquina para que o acabamento fique realmente bom. São tão lindos que ninguém resiste a tanta fofura.  Dedoches de bichinhos Dedoches de bichinhos

Pocoyo

Pocoyo é um desenho que os pequenos adoram. Imagina ter os personagens em casa? Com os dedoches isso é plenamente possível.

Na linha de produtos licenciados você encontra os dedoches prontos para comprar de plástico, mas também é possível fazer em casa usando feltro e EVA.

Dedoches do Pocoyo Dedoches do Pocoyo Dedoches do Pocoyo Dedoches do Pocoyo Dedoches do PocoyoO crochê está super em alta, mas é necessário saber a técnica para conseguir criar peças lindas como essas. Esse tipo de trabalho é chamado de amigurumi e é uma tendência no Brasil.

Dedoches do Pocoyo

Chapeuzinho Vermelho

A história da Chapeuzinho Vermelho nunca sai de moda. Usar o dedoche é uma forma de contar a história com mais diversão e mexer com a imaginação dos pequenos.

Dedoches da Chapéuzinho Vermelho Dedoches da Chapéuzinho Vermelho Dedoches da Chapéuzinho Vermelho Dedoches da Chapéuzinho Vermelho Dedoches da Chapéuzinho Vermelho

Galinha Pintadinha

É incrível como as crianças são apaixonadas pela turma da Galinha Pintadinha. É uma historinha simples que virou febre entre as crianças, tanto que esse é um dos temas mais procurados para festa.

Os dedoches da Galinha Pintadinha são super coloridos e divertidos. Veja alguns modelos para fazer parecido em casa:

Dedoches da Galinha Pintadinha Dedoches da Galinha Pintadinha Dedoches da Galinha Pintadinha

Como Fazer Dedoche: Passo a Passo Fácil

Fazer dedoche é uma tarefa fácil e super divertida, tanto que você pode colocar os pequenos para fazerem juntos e colocar a imaginação para funcionar.

Nesse tutorial vamos ensinar dedoche de feltro, mas o processo é bem parecido para fazer com EVA e você pode usar o material que estiver a mão. Vamos dar dicas preciosas que servem para fazer qualquer tipo de dedoche.

Materiais

  • Feltro nas cores necessárias para o desenho que escolheu
  • Molde
  • Tesoura
  • Cola instantânea
  • Linha
  • Agulha
  • Giz branco

Passo a Passo

  1. Comece passando o molde para o papel cartão.
  2. Recorte.
  3. Passe o molde para o feltro respeitando as partes como indicadas no desenho. Use o giz para riscar.
  4. Corte as peças.
  5. Agora vamos costurar o corpinho do seu dedoche.
  6. Costure como se fosse um saquinho. O ponto mais usado no feltro é o caseado. O acabamento fica muito bonito e resistente.
  7. Costure toda a volta tomando cuidado para que os pontos fiquem em tamanhos iguais e com a mesma distância entre um e outro.
  8. Dê um nó duplo para finalizar.
  9. A base do dedoche está pronta. Agora vamos colocar os detalhes.
  10. Detalhes como olhos, nariz e cabelinho podem ser colados com a cola instantânea.
  11. Essa cola não pode ser usada por crianças.
  12. Cole todos os detalhes e espere secar antes de usar.
  13. Simples, né?

Quer aprender a fazer outros tipos de dedoches? Nesse vídeo que escolhemos você aprende a fazer com o passo a passo completo caso tenha ficado com dúvidas.

Moldes para Imprimir Grátis

O molde de dedoche facilita muito na hora de fazer. Na verdade, os moldes garantem que o desenho vai ficar certinho e do jeito que imaginou.

A seguir separamos alguns moldes que podem ser usados na maioria das histórias. Se o seu objetivo é fazer em quantidade grande para dar como lembrancinha de aniversário a dica é imprimir o molde e depois transferir para um papel mais duro.

Pode ser papel cartão ou folha de acetato. Com esse tipo de molde fica mais fácil passar o desenho para o EVA ou feltro. Para riscar use um giz branco para depois poder limpar sem ficar com acabamento.

Esses moldes de podem ser usados tanto por quem vai fazer de EVA quanto de feltro. Bora fazer fofuras para nossos pequenos?

Molde para dedoche de coelhinho Molde para dedoche de animais Molde para dedoche de Chapéuzinho Vermelho Molde para dedoche de coelho Molde para dedoche de urso

Já sabe quais dedoches vai fazer primeiro? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.