Playground de Madeira: mais de 15 fotos incríveis para você se inspirar!


Basta uma criança ver um playground de madeira para os olhos começarem a brilhar e ela pedir para brincar. Esse tipo de brinquedo realmente é bastante popular e, vamos admitir, até nós adultos temos vontade de nos divertir neles as vezes. Mas para que a brincadeira seja totalmente segura e para que o playground não dê muito trabalho com relação à manutenção, é preciso que todo o planejamento na hora da construção seja muito bem pensado. Você está empolgado em fazer um para os pequenos? Então confira as dicas abaixo!

Fotos e Ideias de Playground de Madeira

Playground de Madeira colorido.

Os tipos de Playground de Madeira são infinitos! O que você deve levar em consideração na hora de construir um espaço como esse, são três grandes detalhes:

  • Iluminação
  • Espaço disponível
  • Solo

A questão mais fundamental na hora de escolher o playground ideal para você é o espaço que você tem disponível. Esse ponto vai influenciar diretamente no estilo e quantidade de brinquedos que você vai poder incluir na construção. Mas não é só isso. Nós podemos até não pensar muito nisso, mas na maioria das vezes, esse tipo de brinquedo é usado pelas crianças durante o dia, por isso o ideal é que ele esteja em local onde a incidência de luz solar seja grande. Além disso, também é bastante importante pensar no solo onde o brinquedo estará. O aconselhável é que esteja em um terreno sem desníveis, para evitar quedas.

Para os playgrounds de madeira, outro ponto deve ser levado em consideração: a umidade. Afinal, se o local onde você for colocar o brinquedo for muito úmido, o material pode ser danificado com facilidade!

Playground simples de madeira, nas cores amarelo, vermelho e azul.

Os tipos de playground podem variar bastante. Eles podem ser mais simples, como o modelo acima, e elaborados, como a imagem a seguir.

Playground com parede para escalada.

E que tal se o seu playground de madeira seguir o estilo de casa na árvore? A construção pode ficar incrível!Playground de madeira com algumas tábuas em verde.

Playground com rede de escalada, escorregador e mesa de piquenique.

O espaço pode ficar ainda mais completo com uma mesa de piquenique.

Playground com ponte.

Playground no estilo 'casa de madeira'.

Outra ideia incrível é usar e abusar das cores para pintar pintar o playground dos pequenos.

Playground com casinha.

Dicas de Como Fazer um Playground de Madeira

Além das dicas citadas anteriormente, outros pontos também devem ser levados em consideração na hora de planejar e fazer um playground de madeira. São eles: as medidas de segurança indispensáveis para que os pequenos possam brincar sem preocupações, a manutenção necessária para manter o local e, é claro, quais brinquedos colocar.

Cuidados e Medidas de Segurança

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou algumas medidas de segurança para garantir que não ocorram problemas durante a brincadeira das crianças no playground de madeira. Inclusive, existem diferentes recomendações dependendo do local onde o brinquedo é instalado (creche, condomínio, clube, áreas públicas, entre outras). Confira abaixo, os principais conselhos da ABNT com relação ao assunto:

  • Material: Segundo a associação, para crianças até 7 anos, o ideal é apostar em um brinquedo de plástico. Já para as crianças a partir dessa idade, a madeira é a melhor opção. Além disso, deve-se levar em conta as condições climáticas. Por exemplo, se o local tiver uma grande incidência de sol, não é aconselhável usar plástico, pois o material esquenta. Já se o lugar for úmido, é melhor deixar a madeira de lado, pois a mesma pode estragar mais facilmente.
  • Segurança nos brinquedos: Não esqueça de proteger a superfície dos brinquedos com revestimento atóxico. O acabamento deve ser liso, para que não corra o risco de alguma criança se machucar com farpas. E é claro, parafusos e pregos não podem ficar com a ponta exposta.
  • Solo: Um cuidado que muitas pessoas podem esquecer é com relação ao amortecimento do chão. Caso uma criança caia, é preciso que o material do solo amorteça os impactos. A ABNT aconselha o uso de uma camada de 30 cm de areia ou a instalação de pisos adequados a esse propósito, como o emborrachado ou grama sintética.

Essas são as principais recomendações, mas se você quiser saber mais sobre as normas, é só clicar aqui.

Melhores Brinquedos

Aqui a escolha depende muito do gosto das crianças que vão utilizar o brinquedo, mas é claro, sem nunca esquecer da segurança dos pequenos. Você pode optar por escorregadores, redes de escalada, gangorras, balanços, argolas para se pendurar, canos para descida, pontes, parede de escalada e muito mais!

Playground com escada, escorregador e rede.

Playground de madeira.

Playground grande de madeira.

Playground com casinha.

Playground de madeira colorido.

Playground simples de madeira.

Playground de madeira.

Playground grande de madeira.

Playground elaborado de madeira.

Gangorra.

As gangorras também são uma ótima e clássica opção.

Rede de escalada.

Que tal se a única forma de subir no playground for uma rede para escalada?

Manutenção

A manutenção também faz parte das normas da ABNT com relação à playground’s, mas devido a sua importância, resolvemos separar um tópico exclusivo para ela!

Para aqueles pais que acham que é só instalar o brinquedo que o serviço acabou, é melhor dar uma boa olhada nessa parte do post. Para garantir a segurança dos pequenos, deve-se olhar diariamente o estado do playground, para que no caso de rachaduras, pregos soltos e outros problemas encontrados, a solução também seja rápida, não causando nenhum ferimento. Caso o piso seja emborrachado, também é preciso fazer a limpeza do mesmo, para garantir a higiene e organização do local. E fique sempre de olho em possíveis peças soltas!

Também é aconselhável que mensalmente seja realizada uma vistoria mais aprofundada, para verificar se há indícios de desgaste dos brinquedos. Além disso, um técnico responsável deve comparecer ao local uma vez ao ano para realizar um laudo completo do playground, que leva em consideração todos itens de segurança necessários.

Playground em formato de barco.

Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, que tal um playground com formato de navio?

Com todas essas dicas e recomendações, você já sabe o necessário para fazer o brinquedo ideal para o seu filho, presando pela segurança e diversão do pequeno! Não se esqueça de estar sempre atento às condições do playground e sempre que possível, acompanhe o pequeno nas brincadeiras. Pode ter certeza que ele e você vão adorar esse momento em família!



COMPARTILHE COM AMIGOS!

Mais Dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *