Atividades de Alfabetização – Os 70 Melhores Modelos para Ensinar!
Um período muito importante da vida dos seres humanos é a fase de alfabetização, onde o processo visa ensinar a leitura e escrita, dois fatores importantíssimos para a vida. E são muitas os métodos que podem ser utilizados nessa fase, inclusive as atividades de alfabetização.
As atividades de alfabetização são meios de ensinarem ao aluno pequenos processos que vão facilitando o dia a dia, e estimulando o aprendizado, de modo a desenvolver a habilidade da escrita e da leitura.
Essas atividades podem seguir diferentes estilos, e isso vai depender da fase de alfabetização que cada pessoa está, podendo iniciar pelo formato e reconhecimento das letras, até mesmo o início da formação de palavras.
E se você faz parte do importante grupo de profissionais que tem como função a alfabetização infantil e adulta, no post trouxemos dicas de como estimular esse processo e muitas atividades de alfabetização para imprimir grátis.
Qual a Importância destas Atividades?
A importância das atividades de alfabetização está no fato de ser uma maneira lúdica de trabalhar o processo de alfabetização.
Com as atividades é possível estimular os alunos de uma maneira diferenciada, que não só lousa e caderno; tornado o processo variado e até mais estimulante.
A escolha da atividade correta de acordo com cada fase de aprendizado é perfeita para estimular os alunos e desenvolver habilidades importantíssimas para a vida, como a leitura e a escrita, e consequentemente a capacidade crítica.
Diante disso, as atividades de alfabetização são de suma importância para ajudar no progresso do aluno durante a fase de aprendizado, trabalhando o ensino de formas diferenciadas.
Atividades de Alfabetização para Imprimir Grátis
E para quem está precisando de uma ajudinha com atividades de alfabetização, separamos várias atividades para imprimir grátis, assim é só escolher qual vai ser o tema a ser estudado e distribuir a atividade entre os alunos.
Dá até mesmo para aproveitar as atividades de alfabetização como uma atividade caseira com os filhos, estimulando o aprendizado e sendo uma horinha extra de estudos em casa.
Para quem está procurando atividades de alfabetização que seja adequadas para a educação infantil e o início do aprendizado do alfabeto, esta atividade é uma ótima proposta.
Além de estimular o aprendizado do alfabeto, a atividade ainda estimula o aluno a treinar e desenvolver as habilidades de escrita, ao reproduzir cada letra do alfabeto.
Desse modo, a opção ensina o alfabeto e ainda estimula a caligrafia.
Outra opção ideal para o início da alfabetização é o estímulo através das vogais.
Além de aprender cada vogal separadamente, a atividade ainda traz uma nova possibilidade, que é a fusão de vogais, que emitem novos sons.
A proposta além de treinar a alfabetização e linguagem, ainda é ótima para trabalhar a sonoridade das novas expressões formadas, entendo assim o som das vogais.
Ainda com o estímulos de atividades que trabalhem as vogais, a proposta aqui ensina cada vogal separadamente e ainda mostra diversas maneiras de escritas, como letra cursiva e de mão, e as letras em versões maiúsculas e minúsculas.
Além dessas propostas, a atividade traz um lado lúdico e divertido que é a atividade de ligar, o que faz com que o aluno se divirta com a proposta e ainda aprenda sobre as vogais.
Como atividade de caligrafia e desenvolvimento da escrita, a proposta aqui é uma atividade para desenvolver o aprendizado das vogais.
Entre tantas atividades de alfabetização desse tipo, a proposta traz o pontilhado de cada vogal em estilo cursivo (de mão) e nas versões minúsculo e maiúsculo, e propõe que o aluno siga o tracejado para aprender a escrita de cada vogal.
Além disso, a atividade ainda trabalha com o desenvolvimento lúdico ao trazer o desenho de um objeto que inicie com a vogal, fazendo o aluno a trabalhar e desenvolver a capacidade de associação.
Para os alunos que já desenvolveram outras atividades de alfabetização e já aprenderam as sílabas, essa proposta traz as primeiras formações de palavras, estimulando a escrita e o desenvolvimento do vocabulário.
Para a realização da atividade, o aluno deve reconhecer os número e assim ir juntando as sílabas a fim de formar a palavra indicada através da sinalização com números.
O resultado da atividade é bastante estimuladora e faz com que os alunos desenvolvam o pensamento associando números e letras para a formação das palavras.
Seguindo uma proposta mais específica de estudo de letras independentes, a ideia aqui é o estudo da letra G, e exige que o aluno já tenha conhecimentos de leitura.
Na atividade escolar, a ideia é de o aluno interprete e identifique a figura, de modo a encontrar a palavra que corresponde a figura indicada.
Nessa associação, o aluno além de aprender novas palavras, ainda faz um estudo mais específico de uma letra.
Se a ideia é trabalhar a formação de novas palavras e o aprendizado de sílabas, vale investir em atividades de alfabetização como essa.
Na proposta, a ideia é usar a sílaba inicial e ir juntando a cada nova sílaba para formar uma palavra.
Além de aprender palavras novas, a tarefa ainda estimula os alunos a aprenderem a separação e contagem de sílabas.
Com o desenvolvimento de atividades de alfabetização que tenham como foco a aprendizagem de vogais e novas palavras, essa proposta traz a ideia de preencher as palavras com sílabas para formar a palavra que corresponde ao desenho.
Além de estimular o aprendizado das sílabas, a proposta ainda traz a tarefa de reescrever cada palavra, de modo a treinar a caligrafia e escrita.
Como a ideia de uma atividade divertida e que pode passar com uma brincadeira para as crianças, a proposta é aqui é de um quebra-cabeça que forma palavras.
As pecinhas juntas estimulam o pensamento para que o aluno aprenda a racionalização na hora de encaixar cada peça, e também desenvolva a capacidade de compreender cada palavra de acordo com o desenho correspondente.
Para começar a trabalhar com a formação de sílabas e novas sonoridades, a professora pode distribuir essa atividade que estimula o aprendizado da letra B e de suas sílabas através da junção com vogais.
Na atividade, as sílabas representam a sílaba inicial de cada desenho, e assim o aluno precisa fazer a interpretação do desenho para ligá-lo a sílaba correspondente.
A atividade é uma ótima maneira de estimular o aluno a conhecer melhor as palavras e como são formadas.
E para desenvolver um vocabulário maior entre os alunos através de atividades de alfabetização, a tarefa traz como proposta juntar sílabas de algumas palavras para formar novas palavras.
Esse incentivo de formar e aprender novas palavras, ainda trabalha a caligrafia e escrita, já que o aluno deve transcrever a palavra formada.
A proposta dessa atividade é de desenvolver a escrita e a sonorização da letra J.
A atividade visa desenvolver o aprendizado de novas palavras, a partir do preenchimento das palavras que já estão com algumas letras previamente preenchidas.
Além de aprender o vocabulário, a tarefa ainda estimula a interpretação dos sons e diferenciação de palavras escritas com a letra J.
Como atividade divertida e simples, a ideia aqui é de desenvolver a aprendizagem do alfabeto.
Na proposta, a cobra vem com algumas letras do alfabeto já preenchidas, e o aluno deve dar continuidade ao preenchimento de cada quadradinho de acordo a formar a sequência do alfabeto.
Além de estimular a aprendizagem do alfabeto, a atividade ainda é uma forma de explorar a caligrafia e o formato das letras, que podem ser escritas em letras de forma ou cursiva.
E para quem quer atividades de alfabetização com foco em uma letra, essa proposta traz um mix de atividades para aprendizagem da letra D.
Na tarefa, o aluno vai treinar a caligrafia através dos pontilhados, aprendendo a escrever a letra. Além disso, ainda aprende novas palavras e deve buscar nas palavras escritas a letra que está aprendendo.
Esse mix de atividades é uma ótima maneira de trabalhar uma letra específica e pode ser feita na sequência do alfabeto.
Agora é só aproveitar as dicas e usar o método como um incentivo e facilitador para essa fase de aprendizado.