+8 atividades de Coordenação Motora Grossa – Ideias 2024
Trabalhar e desenvolver atividades para coordenação motora grossa pode ser uma maneira de estimular crianças no desenvolvimento.
A coordenação motora grossa está relacionada a movimentos feitos com grandes músculos, o que auxilia no desenvolvimento saudável, e por isso, as atividades de coordenação motora grossa podem auxiliar tanto no desenvolvimento de bebês e crianças.
Para estimular esse desenvolvimento, reunimos dicas e opções de atividades para fazer com bebês e crianças e ajudar no desenvolvimento motor.
Tópicos
Coordenação motora fina X Coordenação motora grossa
É bastante comum as dúvidas sobre coordenação motora fina e coordenação motora grossa, e apesar de ambas serem importantes para o desenvolvimento de bebês e crianças, essas coordenações motoras se diferenciam em vários aspectos.
A coordenação motora está relacionada à capacidade do corpo de realizar movimentos articulados, sendo o resultado da interação entre os sistemas muscular, nervoso, esquelético e sensorial.
Nesse sentindo, a coordenação motora fina está relacionada a habilidades mais delicadas que podem ser desenvolvidos com atividades de desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse tipo de movimento observa-se o envolvimento de pequenos músculos.
Já a coordenação motora grossa envolve habilidades menos delicadas, incluindo atividades como pular, subir e descer escadas, atividades de equilíbrio, entre outras. Essas atividades envolvem grandes músculos.
Quais os benefícios das atividades?
As atividades para coordenação motora grossa podem ser relacionadas a diversos benefícios para a saúde de bebês e crianças. Alguns desses benefícios são:
- fortalecimento muscular, sincronização e coordenação de grandes músculos;
- desenvolvimento de percepções gerais, tônus muscular e equilíbrio;
- crescente autonomia e desenvolvimento para novas habilidades.
Ideias de atividades de coordenação motora grossa
Atividades de coordenação motora grossa para bebês
As atividades de coordenação motora grossa podem ser desenvolvidas a partir da fase de bebê, ajudando no desenvolvimento dos grandes músculos e melhorando o equilíbrio e as atividades realizadas por bebês.
Sentar
A partir dos 4 meses alguns bebês já começam a mostrar interesse em se sentarem, e isso pode ser melhor desenvolvido com a atividade para auxiliar nesse processo.
Para auxiliar nesse processo e fortalecer os músculos da barriga, uma das atividades é a de colocar o bebê deitado de barriga para cima e entregar um brinquedo ou objeto que ele possa segurar com as 2 mãos.
Enquanto o bebê segura o objeto com as 2 mãos, vá puxando-o lentamente para cima através do objeto, auxiliando no fortalecimento dos músculos da barriguinha e ajudando o bebê a ficar sentado.
Esse processo pode ser feito várias vezes ao dia e para as crianças que ainda não conseguem sustentar a cabeça, a recomendação é de dar suporte segurando a cabecinha e levantando a criança apenas alguns centímetros do chão.
Olhar
Uma das atividades para auxiliar no desenvolvimento do bebê é a atividade que ajuda a fortalecer músculos posteriores e anteriores, dando base motora para o bebê engatinhar.
Para essa atividade, coloque o bebê deitado no chão de barriguinha para baixo.
Atrás do bebê coloque brinquedos ou objetos que façam barulho. Mexa nesses objetos atrás do bebê para emitir sons e chamar a atenção do bebê.
Ao emitir os sons, é provável que o bebê tente procurar de onde está vindo o barulho, virando a cabecinha e o corpinho, o que pode auxiliar na localização espacial e na construção do tônus muscular.
Essa atividade pode ser desenvolvida a partir dos 4 meses.
Escadas
A atividade de subir e descer escadas também pode ser desenvolvida com bebês que já estão engatinhando e quase andando.
Para essa atividade, coloque brinquedos que chamem atenção da criança alguns degraus para cima.
Fique um pouquinho acima desses brinquedos e vá chamando a criança para que ela comece a subir os degraus.
É provável que no início a criança comece a subir os degraus engatinhando. O processo para descer pode ser um pouco mais complicado e um adulto pode auxiliar nessa etapa.
Durante toda a atividade, é essencial que um adulto esteja acompanhando a criança, e o processo pode ser feito subindo de 2 a 3 degraus, garantindo a segurança do bebê.
Engatinhar
Para o bebê que está começando a engatinhar, é possível incentivar o processo através de atividades de coordenação motora grossa, ajudando o bebê a evoluir nesse processo.
Para a atividade, sente-se a uma certa distância na frente do bebê e chame-o para que ele tenha interesse em ir até você.
No percurso, é possível colocar algum brinquedo que o bebê goste ou até mesmo almofadas no caminho para criar obstáculos e ajudar no processo do bebê engatinhar e passar por desafios.
Atividades de coordenação motora grossa para crianças
As atividades de coordenação motora grossa também podem ser desenvolvidas com crianças, auxiliando no equilíbrio e desenvolvimento das crianças.
Saltar
Para auxiliar no desenvolvimento dos grandes músculos e equilíbrio da criança, a atividade de saltar é uma ótima proposta!
Para a atividade, escolha alguns objetos, como brinquedos e até mesmo itens decorativos, e coloque-os no chão para criar estações.
Fique ao lado da criança e segure uma das mãos, vá pulando junto com a criança de uma estação para outra.
Ao chegar em uma estação, a criança deve dizer o nome do objeto e ao acertar ela pode seguir para a próxima estação.
Coletar
Para a atividade, crie um circuito no chão para que a criança possa segui-lo. Coloque alguns brinquedos ao longo desse circuito.
Dê para a criança um cesto ou deixe o cesto ao final do circuito.
A proposta da atividade é que a criança siga pelo circuito se abaixando para pegar um brinquedo por vez e colocá-lo no cesto.
A atividade ajuda no desenvolvimento do equilíbrio e treina os movimentos.
Teia
A atividade da teia é uma ótima proposta para entreter as crianças de um modo divertido e que estimule o desenvolvimento da coordenação motora e também do pensamento.
Para essa atividade, crie uma espécie de teia entre as paredes de um corredor. A teia pode ser feita de barbante, linha ou até mesmo papel.
Crie a teia com os fios passando de um lado para o outro da parede, de modo que a teia vá até o chão.
A proposta da atividade é que a criança escolha a melhor forma de passar ao longo de toda a teia, chegando ao outro lado. Para isso, a criança precisa pensar e também desenvolver movimentos de se levantar e abaixar.
Circuito
A atividade de circuito é uma ótima proposta para desenvolver o equilíbrio das crianças.
Para a atividade, use uma fita adesiva para colar no chão, criando linhas retas, em zig-zag ou em formato de ondas.
A criança deve seguir andando sobre o circuito colocando um pé a frente do outro e seguindo exatamente o desenho no chão.
Agora que você já viu como trabalhar com a coordenação motora grossa, é hora de colocar as atividades em prática e estimular o desenvolvimento saudável.