+8 atividades de Coordenação Motora Grossa – Ideias 2022

Trabalhar e desenvolver atividades para coordenação motora grossa pode ser uma maneira de estimular crianças no desenvolvimento.

A coordenação motora grossa está relacionada a movimentos feitos com grandes músculos, o que auxilia no desenvolvimento saudável, e por isso, as atividades de coordenação motora grossa podem auxiliar tanto no desenvolvimento de bebês e crianças.

Para estimular esse desenvolvimento, reunimos dicas e opções de atividades para fazer com bebês e crianças e ajudar no desenvolvimento motor.

0 atividades de coordenacao motora grossa

Coordenação motora fina X Coordenação motora grossa

É bastante comum as dúvidas sobre coordenação motora fina e coordenação motora grossa, e apesar de ambas serem importantes para o desenvolvimento de bebês e crianças, essas coordenações motoras se diferenciam em vários aspectos.

A coordenação motora está relacionada à capacidade do corpo de realizar movimentos articulados, sendo o resultado da interação entre os sistemas muscular, nervoso, esquelético e sensorial.

Nesse sentindo, a coordenação motora fina está relacionada a habilidades mais delicadas que podem ser desenvolvidos com atividades de desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse tipo de movimento observa-se o envolvimento de pequenos músculos.

Já a coordenação motora grossa envolve habilidades menos delicadas, incluindo atividades como pular, subir e descer escadas, atividades de equilíbrio, entre outras. Essas atividades envolvem grandes músculos.

Quais os benefícios das atividades?

As atividades para coordenação motora grossa podem ser relacionadas a diversos benefícios para a saúde de bebês e crianças. Alguns desses benefícios são:

  • fortalecimento muscular, sincronização e coordenação de grandes músculos;
  • desenvolvimento de percepções gerais, tônus muscular e equilíbrio;
  • crescente autonomia e desenvolvimento para novas habilidades.

Ideias de atividades de coordenação motora grossa

Atividades de coordenação motora grossa para bebês

As atividades de coordenação motora grossa podem ser desenvolvidas a partir da fase de bebê, ajudando no desenvolvimento dos grandes músculos e melhorando o equilíbrio e as atividades realizadas por bebês.

Sentar

A partir dos 4 meses alguns bebês já começam a mostrar interesse em se sentarem, e isso pode ser melhor desenvolvido com a atividade para auxiliar nesse processo.

Para auxiliar nesse processo e fortalecer os músculos da barriga, uma das atividades é a de colocar o bebê deitado de barriga para cima e entregar um brinquedo ou objeto que ele possa segurar com as 2 mãos.

Enquanto o bebê segura o objeto com as 2 mãos, vá puxando-o lentamente para cima através do objeto, auxiliando no fortalecimento dos músculos da barriguinha e ajudando o bebê a ficar sentado.

Esse processo pode ser feito várias vezes ao dia e para as crianças que ainda não conseguem sustentar a cabeça, a recomendação é de dar suporte segurando a cabecinha e levantando a criança apenas alguns centímetros do chão.

1 atividade de coordenacao motora
A atividade auxilia o bebê a se sentar

2 atividade para estimular bebe

Olhar

Uma das atividades para auxiliar no desenvolvimento do bebê é a atividade que ajuda a fortalecer músculos posteriores e anteriores, dando base motora para o bebê engatinhar.

Para essa atividade, coloque o bebê deitado no chão de barriguinha para baixo.

Atrás do bebê coloque brinquedos ou objetos que façam barulho. Mexa nesses objetos atrás do bebê para emitir sons e chamar a atenção do bebê.

Ao emitir os sons, é provável que o bebê tente procurar de onde está vindo o barulho, virando a cabecinha e o corpinho, o que pode auxiliar na localização espacial e na construção do tônus muscular.

Essa atividade pode ser desenvolvida a partir dos 4 meses.

3 atividades para bebes 4 atividade de coordenacao motora para bebe

Escadas

A atividade de subir e descer escadas também pode ser desenvolvida com bebês que já estão engatinhando e quase andando.

Para essa atividade, coloque brinquedos que chamem atenção da criança alguns degraus para cima.

Fique um pouquinho acima desses brinquedos e vá chamando a criança para que ela comece a subir os degraus.

É provável que no início a criança comece a subir os degraus engatinhando. O processo para descer pode ser um pouco mais complicado e um adulto pode auxiliar nessa etapa.

Durante toda a atividade, é essencial que um adulto esteja acompanhando a criança, e o processo pode ser feito subindo de 2 a 3 degraus, garantindo a segurança do bebê.

5 atividade de coordenacao motora para bebe
A atividade deve ser acompanhada por um adulto

6 atividade para treinar coordenacao motora grossa de bebe

Engatinhar

Para o bebê que está começando a engatinhar, é possível incentivar o processo através de atividades de coordenação motora grossa, ajudando o bebê a evoluir nesse processo.

Para a atividade, sente-se a uma certa distância na frente do bebê e chame-o para que ele tenha interesse em ir até você.

No percurso, é possível colocar algum brinquedo que o bebê goste ou até mesmo almofadas no caminho para criar obstáculos e ajudar no processo do bebê engatinhar e passar por desafios.

7 atividade para incentivar bebe a engatinhar
A atividade estimula o bebê a engatinhar

8 atividades de coordenacao motora grossa para bebes

Atividades de coordenação motora grossa para crianças

As atividades de coordenação motora grossa também podem ser desenvolvidas com crianças, auxiliando no equilíbrio e desenvolvimento das crianças.

Saltar

Para auxiliar no desenvolvimento dos grandes músculos e equilíbrio da criança, a atividade de saltar é uma ótima proposta!

Para a atividade, escolha alguns objetos, como brinquedos e até mesmo itens decorativos, e coloque-os no chão para criar estações.

Fique ao lado da criança e segure uma das mãos, vá pulando junto com a criança de uma estação para outra.

Ao chegar em uma estação, a criança deve dizer o nome do objeto e ao acertar ela pode seguir para a próxima estação.

9 dica de atividade com criancas

Coletar

Para a atividade, crie um circuito no chão para que a criança possa segui-lo. Coloque alguns brinquedos ao longo desse circuito.

Dê para a criança um cesto ou deixe o cesto ao final do circuito.

A proposta da atividade é que a criança siga pelo circuito se abaixando para pegar um brinquedo por vez e colocá-lo no cesto.

A atividade ajuda no desenvolvimento do equilíbrio e treina os movimentos.

10 dica de brincadeira para treinar coordenacao motora
A atividade treina o equilíbrio

Teia

A atividade da teia é uma ótima proposta para entreter as crianças de um modo divertido e que estimule o desenvolvimento da coordenação motora e também do pensamento.

Para essa atividade, crie uma espécie de teia entre as paredes de um corredor. A teia pode ser feita de barbante, linha ou até mesmo papel.

Crie a teia com os fios passando de um lado para o outro da parede, de modo que a teia vá até o chão.

A proposta da atividade é que a criança escolha a melhor forma de passar ao longo de toda a teia, chegando ao outro lado. Para isso, a criança precisa pensar e também desenvolver movimentos de se levantar e abaixar.

11 brincadeira de teia para treinar coordenacao motora
A atividade estimula o pensamento e o movimento

12 dica de atividade de coordenacao motora

Circuito

A atividade de circuito é uma ótima proposta para desenvolver o equilíbrio das crianças.

Para a atividade, use uma fita adesiva para colar no chão, criando linhas retas, em zig-zag ou em formato de ondas.

A criança deve seguir andando sobre o circuito colocando um pé a frente do outro e seguindo exatamente o desenho no chão.

13 atividade de coodernacao motora para crianca
A atividade de circuito trabalha com o equilíbrio

14 atividades de coordenacao motora para fazer com criancas

 

Agora que você já viu como trabalhar com a coordenação motora grossa, é hora de colocar as atividades em prática e estimular o desenvolvimento saudável.


buy levitra buy levitra online