ATIVIDADES RECREATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
No inicio da vida escolar é um pouco difícil adaptar a criançada a nova rotina, não é mesmo? Tudo é novo para elas, o ambiente, as pessoas, o fato de ter que acordar cedo ou não ter mais o cochilo da tarde, mas adapta-las a esse novo mundo pode não ser tão complicado assim quando relacionamos nossos objetivos com os seus interesses. Crianças gostam de brincar, e na fase escolar esse desejo se intensifica. Por isso as atividades recreativas para educação infantil se fazem necessárias neste período, elas têm uma importância significativa na formação e desenvolvimento integral das crianças.
As brincadeiras recreativas para educação infantil devem ter como objetivo desenvolver habilidades e capacidades das crianças nestes primeiros anos de vida, sendo assim nada melhor que fazer isso da forma que elas mais gostam, brincando.
3 a 4 anos
A partir dos 3 anos de idade, as crianças já conseguem interagir com grupos e é nesse período que elas desenvolvem sua identidade e vínculos afetivos com o mundo. No seu desenvolvimento as crianças tendem a imitar gestos e atitudes de quem os cerca, é importante que as brincadeiras ajudem-nas a criar seus traços específicos.
Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a estes pequenos devem desenvolver habilidades especificas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e desenvolver a linguagem como forma de comunicação. Portanto, para um melhor desempenho, as atividades lúdicas para educação infantil podem prever algumas regras mais definidas.
Abaixo, deixarei algumas dicas de atividades de recreação educacional que tornarão o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos mais divertidos.
1 – CADA UM É DO SEU JEITO (Construção da identidade)
Esta atividade visa auxiliar a criança a construir a imagem do próprio corpo, além de trabalhar a auto-estima e auto-imagem.
MATERIAIS:
- Papel Kraft
- canetinhas hidrocor
- fita adesiva
- e tesoura
BRINCANDO:
Você irá pedir para cada criança deitar sobre uma folha de papel e em seguida irá desenhar a silhueta dela. Escreva o nome da criança e entregue a ela. Quando todos estiverem com suas folhas de papel peça que completem desenhando os olhos, o nariz, a boca, os cabelos, etc. Neste momento você pode incentivar a criança a observar o próprio corpo. Quando todos tiverem concluído os desenhos, cole-os lado a lado na parede e peça que eles observem o próprio desenho e o dos coleguinhas, neste momento você deverá estimular a observação, peça que comentem sobre as diferenças nos desenhos (como altura, por exemplo). Aproveite o momento dos comentários para conversar bastante com elas sobre as particularidades de cada uma.
2 – MÚSICA
O objetivo desta atividade lúdica é estimular a criança a aprender a ouvir e prestar atenção aos sons.
MATERIAIS:
- Aparelho de Som e CDs com músicas de ritmos variados.
COMO FAZER:
A forma de elaborar a atividade pode ser variada e fica a critério do professor ou orientador, porém a música deve ser o foco da atividade e não um pano de fundo. Ele deverá estimular as crianças a ouvir os sons presentes na música, como por exemplo, os sons dos instrumentos, dos animais, dos elementos da natureza, elas também podem acompanhar o som batendo palmas ritmicamente ou até mesmo cantando.
Se o professor ou orientador souber tocar algum instrumento musical ou cantar, ele pode propor as crianças que escrevam uma música juntos.
3 – CAMINHADA COMPANHEIRA
Esta brincadeira desenvolve a ideia da tolerância entre as crianças. Ela deve ser aplicada sempre que houver necessidade das crianças andarem juntas, como para ir a sala de aula, ao pátio, a quadra, etc.
COMO ORGANIZAR A ATIVIDADE RECREATIVA PARA CRIANÇAS:
O professor ou orientador deverá colocar as crianças em fila indiana. No inicio da atividade peça que coloquem uma das mãos sobre o ombro do coleguinha da frente para delimitar um espaço para os passos. Feito isso peça que tirem as mãos e sigam até o destino. A regra é, quem quiser correr ou andar mais rápido que as outras crianças deve se controlar e aguardar ou quem for mais lento precisa andar mais depressa. Se houver alguma criança com dificuldade de locomoção, os coleguinhas terão de esperá-lo.
4 – CAIXINHA DAS SENSAÇÕES
A caixa das sensações visa trabalhar os sentidos das crianças, através das sensações que os objetos ali dentro colocados despertam nos pequenos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Caixa de papelão (pode ser de tênis) decorada pelo professor / orientador ou pelas próprias crianças.
- Objetos variados como tampinhas, lixas, pedaços de pano ou algodão, botões, dentre outros.
COMO BRINCAR:
A caixa deverá ter um furo em cima na forma de círculo, onde as crianças colocarão a mão e outra abertura onde o professor / orientador colocará os objetos um por um, a fim de que as crianças, com a mão possam identificar o material.
Se não tiver uma caixa o orientador / professor pode estar vendando a criança.
5 – BOLA POR CIMA, BOLA POR BAIXO
Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, concentração e velocidade. Ótima brincadeira para crianças já com 4 anos de idade e pode ser usada tanto na aula de educação física quanto na sala (caso tenha espaço suficiente).
MATERIAIS:
- Bolas
BRINCANDO:
O professor / orientador deve colocar os alunos em duas colunas, em fila indiana. Podendo dividir em equipes ou meninos versus meninas.
Ao primeiro sinal, que pode ser dado com um apito, o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça (com as duas mãos), até chegar ao último colega da fileira. Quando este pegar a bola, deverá correr até a frente da fileira e passar a bola por cima da cabeça, dando sequência a atividade.
Assim que todas as crianças completarem e o que iniciou a atividade voltar a ser o primeiro, o professor / orientador deve pedir que todas as crianças afastem as pernas e deem sequência a atividade, sendo que desta vez devem passar a bola por baixo, até que todos completem a tarefa.
Quando terminar esta sequência, a primeira criança deve passar a bola por cima da cabeça, e a segunda deve pegar a bola e passar por baixo das pernas, a terceira criança deve pegar a bola embaixo e passar por cima da cabeça, até que todos completem a tarefa.
6 – CORRIDA DO SACI
Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.
BRINCANDO:
O orientador / professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada, as crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma irá segurar uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.
Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão (sair da posição de saci) e ganhará ultrapassar a linha de chegada primeiro.