Brincadeira ao Ar Livre: Benefícios e Ideias para Fazer

Crianças não demoram muito depois de aprender a engatinhar a curtir o prazer de atividades ao ar livre. O simples fato de saírem do confinamento da casa já as deixam felizes e ainda ajuda em diversos aspectos do aprendizado. Para aproveitar mais listamos algumas dicas de brincadeira ao ar livre de diferentes faixas etárias e benefícios. Confira!

dicas de brincadeira ao ar livre

Benefícios de Brincadeira ao Ar Livre

O contato com áreas abertas trás mais benefícios do que o imaginado para crianças e adultos. Um deles os pediatras costumam ressaltar bastante: a fabricação de vitamina D. Esta é a única vitamina que o corpo fabrica sozinho em contato direto com o sol. Por este motivo bebês precisam de sol todos os dias em horários de raios não intensos como das 6h às 8h e das 15 às 17h.

A integração com o espaço natural traz diversos benefícios para a criança também. Os pedagogos e pediatras ressaltam o quanto é importante para os pequenos o contato com o ar, terra, chão duro e batido para o desenvolvimento de anti corpos e melhorar a coordenação motora.

O conhecimento sobre o universo natural proporcionado por uma brincadeira ao ar livre auxilia ainda no aprendizado da criança. É em ambientes externos que acontece o primeiro contato com animais, diferenciais os sons feitos por ele e entender sobre a cadeia alimentar.

As crianças também necessitam ampliar sua visão de mundo e dimensão de espaço. Uma brincadeira ao ar livre mostra para o pequeno o quão amplo é o universo e lhe dá a certeza de não conhecer tudo na vida. Incita a curiosidade, aguçando os sentidos para sons, texturas e cores novas. É uma prova de incentivar a busca do conhecimento entre os menores de 10 anos de idade.

Ideias de Brincadeira ao Ar Livre

Já se animou para guiar as crianças em brincadeiras ao ar livre nas férias ou fins de semana? Opções não faltam para animar a garotada. São algumas delas:

brincadeira ao ar livre pulando cordaPula corda

Há quem veja o ato de pular corda como um simples exercício aeróbico(muito bom por sinal e ovacionado em academias!). De fato é uma opção interessante para a queima de calorias mas este não é o único ponto positivo do acessório. Pular corda melhora a coordenação motora, resistência muscular e cardíaca e auxilia na vitalidade.

O mais legal ainda é se tratar de um item barato. Lojas de esporte vendem diferentes modelos de pula corda. Lojas de brinquedos ofertam também a versão infantil por menos de R$ 20. E há ainda a opção de fazer em casa fazendo uso até mesmo de varal.

brincadeira ao ar livre pulando corda

Empinar pipa

Uma pipa, um campo aberto sem fiação e uma mão puxando a corda. Essa é a combinação necessária para uma criança se divertir por horas com amigos ou sozinha mesmo curtindo o vôo do seu brinquedo cada vez mais alto, ganhando o céu sem barreiras.

A pipa é um dos brinquedos mais antigos e responsáveis por muita diversão e gargalhadas. Com menos de R$ 5 você compra uma em algumas cidades e dá até para fazer em casa com pedacinhos de bambu, folhas de papel de seda e cola do tipo escolar. A atividade de fazer uma pipa com as crianças também é uma forma de diversão!

brincadeira ao ar livre pega congelou

Pega Congelou

O nome pode mudar em algumas cidades mas a ideia se mantém a mesma. A brincadeira consiste em escolher (pode tirar no par ou impar ou 0 ou 1) quem será “o pega” da vez. Esta criança deve tocar nas demais e quem for tocado ficará congelado, sem poder se movimentar. O jogo termina quando todos estiverem congelados.

Para aumentar o grau de dificuldade as crianças ainda não congeladas podem “descongelar” quem estiver parado com um leve toque na mão.

brincadeira ao ar livre bolhas de sabão

Bolhas de Sabão

Os potinhos para bolhas de sabão já são vendidos prontos e até distribuídos em festinhas de aniversário como lembrancinha infantil. Quem não está com um desses ou quer criar um modelo diferente dá para fazer em casa com círculos vazados com canudos e um pouco de detergente de lavar prato com água.

Esta é uma das brincadeiras mais queridas no mundo todo por crianças e adultos  e garante sorrisos por horas!

brincadeira ao ar livre jogos com bola

Jogos coletivos com bola

Jogos os quais as crianças podem brincar com vários colegas são extremamente positivos para seu desenvolvimento físico e mental. Os jogos para serem jogados em grupo estimulam o companheirismo, a criatividade, a socialização e o diálogo entre crianças mesmo sem um amplo vocabulário para uso. Torna os jovens muito mais sociáveis e melhora suas habilidades de conversação.

Alguns jogos simples para brincar em campo aberto como brincadeira ao ar livre:

  • Futebol;
  • Vôlei;
  • Basquete;
  • Handball;
  • dentre outros.

Todos exigem um espaço aberto e uma bola. Ensinam ainda sobre capacidade de liderança e sobre vitórias e derrotas.

brincadeira ao ar livre cantigas de roda

Cantigas de roda

Os cantos de rosa são da cultura brasileira desde os tempos de nossos bisavós. A brincadeira ao ar livre consiste em cantar uma música e fazer os gestos indicados na canção. São muitas as cantigas e os mais velhos podem ensinar algumas como:

  • Escravos de Jó;
  • Eu entrei na roda;
  • Marinheiro Só;
  • Peixe Vivo;
  • Pai Francisco;
  • Dentre outras.

 

brincadeira ao ar livre boliche de lata

Boliche com lata

Uma brincadeira junina também para brincar tanto em casa como ao ar livre.  Latas de leite descartadas podem ser usadas para servirem como os acessórios para serem derrubados com bolas. As crianças podem construir o brinquedo e ainda decorar para depois curtirem com amigos e primos em brincadeira ao ar livre.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.