Brincadeira em Família – 15 Ideias p/ Se Divertir com a Família Toda!

Um tempo com a família é tudo o que alguns precisam para renovar as energias. Curtir todos os membros, dar boas gargalhadas e entreter crianças e adultos dispostos a passar um período juntos pode ser o melhor momento da semana para uma família. Esse tempinho em união pode ficar muito mais divertido com diferentes tipos de brincadeira de família, simples de fazer e com diversão garantida.

brincadeira em familia

Ideias de Jogo e Brincadeira em Família

Vai passar o fim de semana com a família em uma casa de praia e não sabe como entreter as crianças? Ou quem sabe é um bom momento de criar uma rotina familiar de diversão, uma nova cultura familiar de criar um momento para todos? As dicas de brincadeira em família abaixo podem ser o que faltava para todo mundo se divertir na sala, no terraço ou no quintal. Simples e práticas, podem ajudar a entreter a galera até em festas!

brincadeira em familia jogos de tabuleiro

1 – Jogos de tabuleiro

Não existe idade para uma diversão de tabuleiro. Jogos antigos ou novos, eles agitam a galera e liberam até um lado competitivo desconhecido de alguns pais. É uma forma de interagir com a garotada e ainda ensinar valores como ‘ganhar e perder’, ‘o prazer de competir sem necessariamente ganhar’ e  curtir um momento em família.

Alguns jogos de tabuleiro conhecidos e aclamados pela crítica:

  • War – o jogo da estratégia;
  • Jogo da Vida;
  • Cara a Cara;
  • Banco Imobiliário / Monopoly;
  • Show do Milhão;
  • Dentre outros.

2 – Complete a minha estória / contação de estória em grupo

Sentados em uma roda todos devem participar da contação de uma estória criada naquele instante. Uma pessoa inicia com um “era  uma vez …” e cria um cenário, o qual desejar. A ideia é ser bem criativo. O próximo do lado deve complementar o trecho já contado criando algo de sua mente.

brincadeira em familia pintura

3 – Pintura manual

Uma das formas de estimulas as crianças em atividades lúdicas é com brincadeiras envolvendo a pintura. Enquanto ainda estão desenvolvendo a coordenação motora é legal investir em atividades educativas usando as mãos.

A pintura usando as mãos é uma brincadeira em família para envolver tanto os adultos em um momento infantil diferenciado como os menores de três anos de idade, os novos membros. Você vai precisar de:

  • Folhas de papel ofício / A4;
  • Tinta para dedo – produto vendido em papelarias específico para atividades infantis, atoxico;
  • Uma bacia de água para todos molharem as mãos e modificarem a cor a ser usada;
  • Uma toalha para enxugar as mãos e evitar manchas ao redor da casa, em especial nas paredes – se possível uma toalha na cor escura.

Cada participante deve usar a criatividade para elaborar um desenho bacana. Ao final todos podem fazer uma exposição com a arte para visitantes da casa ou brincar de concurso de pintura.

brincadeira de criança com fantasia

4 – Concurso de fantasia improvisada

Todo mundo tem no closet peças que quando unidas podem se tornar uma bela fantasia ou um acessório de  fácil combinação com uma roupa para se tornar um personagem em quadrinhos. Vale aqui toda a criatividade.

A brincadeira em família da fantasia funciona determinando um período de tempo para os participantes encontrarem peças de roupas e acessórios no guarda roupa. Vale tudo: desde enrolar-se com papel higiênico para se fantasia de múmia até uma boa maquiagem. Adultos julgam qual look ficou melhor e mais criativo!

5 – Qual é a música?

Uma brincadeira para crianças e adultos funcional e sem sujar nada! Diante dos membros da família devidamente instalados em um lugar confortável para sentar, um escolhido deve cantarolar uma canção e os demais tentam adivinhar.

Não vale:

  • Dizer palavras;
  • Gesticular.

A única ferramenta usada deve ser cantarolar o ritmo ou assoviar.

brincadeira em familia guerra de bixiga

6 – Guerra com bexiga

Terraço e quintal amplos se fazem necessário para uma brincadeira  como essa porque será água para todo lado! O propósito aqui é acertar o oponente com uma bexiga cheia de água, o mesmo modelo usado em festas de aniversário.

O ideal é um dia ensolarado com todos vestindo roupa de banho e evitar molhar roupas pesadas. Compre um saco de bexigas de festa e aguarde a oportunidade para encher e criar a sua guerra molhada.

7 – Quebra cabeça

Em muitos países a montagem de um quebra cabeça é uma atividade para toda a família. A cada mês os membros podem se programar para a união em um projeto único, investindo em grandes quebra cabeças com muitas peças. Pode ser um projeto para montar algo com 1 mil peças, dedicando alguns minutos por dia em família ou todos os fins de semana.

Os quebra cabeças montados podem ser usados em algumas finalidades. Uma dica pode ser emoldurar e criar belos quadros. Com o tempo a atividade familiar pode ocupar espaços demais na parede, sendo um lindo presente para parentes e amigos.

8 – Criando seu quebra cabeça

Que tal estimular a arte nas crianças? Muitas vezes o lado artístico de um pequeno é desenvolvido em atividades extras em sala de aula ou em casa, podendo ser uma ótima dica para a criançada no fim de semana e feriados.

Você vai precisar de:

  • Uma folha de papel ofício / A4 /Cartolina;
  • Canetas coloridas, lápis de cor ou giz de cera;
  • Um lápis ou uma caneta;
  • Tesoura.

As crianças devem criar a arte do quebra cabeça na folha de papel bem colorida, sem deixar espaços em branco. Na parte de trás deve desenhar mosaicos ou quadrados para serem cortados e criar as partes do seu quebra cabeça. O ideal é usar um papel de gramatura elevada, podendo ser portanto uma cartolina. Ou colar a folha de papel ofício na cartolina.

brincadeira em familia mimica

9 – Mímica temática

Um jogo de mímica não necessita de acessórios e é sempre divertido, não importa a idade!

Escolha um tema principal para nortear os participantes. Um dos membros participantes da brincadeira de família deve ficar de frente para os outros. Não devem ser usados objetos ou acessórios, apenas os gestos e sem cantarolar músicas.

Sugestões de temas para a brincadeira com igual grau de dificuldade para crianças e adultos:

  • Profissões;
  • Animais;
  • Meio de transporte;
  • Esportes.

10 – Contação de piadas

Todo mundo sabe uma piada divertida ou simples e pode  aproveitar para explanar seu conhecimento e aumentar seu acervo de piadas em uma roda de família com os amigos. Cada membro da família deve participar uma vez na rodada contando uma piada. Pode ser feito um concurso e a mais engraçada ganha, com votação feita por todos.

brincadeira em familia self

11 – Concurso de selfs

Aproveitando o entrosamento das crianças com a tecnologia elas podem ser estimuladas a serem criativas. Um concurso da melhor self da casa pode ganhar um brinde!

Elas devem ter um tempo pré determinado para criarem um cenário ou escolherem a melhor pose. Os adultos votam na foto mais criativa e ensinam os outros a ousar na próxima rodada. A ideia principal aqui não é ganhar ou perder e sim estimular a criatividade.

12 –  A foto mais bonita

O conceito de bonito e feio sempre é relativo mas estimular a escolha de um cenário e o olhar fotográfico das crianças pode ser uma ótima pedida. Como todo mundo tem um celular na mão hoje em dia, crianças devem receber um tempo pré determinado para fazerem a melhor foto. Pode ser escolhido um tema central para auxiliar na busca por cenário como “fotos de portas”, “fotos de abajus”, dentre outros.

13 – Quem sou eu?

Mais um jogo de adivinhação para ser curtido em família, mas agora quem trabalha são os que estão sentados.

Uma pessoa deve ter em mente quem ele é: um animal, um profissional, um lugar… e dai em diante todos devem fazer perguntas direcionando para acertar. A resposta deve ser sempre “SIM” ou “NÃO”.

Exemplos de perguntas:

  • Você é um animal?
  • Você tem patas?
  • Você lida com animais no dia  a dia?.

brincadeira em familia batata quente

14 – Passe a bola / Batata quente

Todos devem se sentar em círculo com a bola no centro das atenções. Uma pessoa deve controlar a música e a bola vai passando. Quando a música parar de tocar quem estiver com a bola na mão deve pagar uma prenda e sai da brincadeira. No final ficam apenas dois participantes e quem for mais rápido em se livrar da bola ganha!

15 – Qual o nome do filme?

Se estamos lidando com uma família antenada em filmes  a brincadeira ficará bem divertida porque o universo de exploração é longo, hein!

Uma pessoa deve ficar de pé na frente de todos e tentar fazer os demais adivinharem qual o nome do filme baseando-se em dicas como gestos e cantarolando uma música. Evitem palavras para aumentar o grau de dificuldade. Dependendo do grau geek da família outros temas podem ser explorados em brincadeira em família com adivinhação como “séries de TV”, “desenhos animados”, dentre outros.