+ 9 Brincadeiras de Páscoa para divertir toda a família!

O feriado de páscoa é também um grande encontro de crianças da família com filhos, primos e netos cheios de energia. Tantos menores juntos exige uma distração e diversão não pode faltar. Como entreter os pequenos? Brincadeiras de páscoa podem ajudar a garantir os sorrisos e gargalhadas. Temos algumas sugestões bem legais a seguir, tanto para quem tem espaço como para quem é restrito em um apartamento. Confira!

brincadeiras de pascoa

Ideias de brincadeiras de Páscoa infantis

O almoço de páscoa é apenas uma das atrações de um dos feriados mais familiares do ano. A Páscoa celebra a ressurreição e cristo e os valores familiares cristãos, sendo um grande encontro entre parentes próximos e distantes. Crianças unidas adoram se divertir e algumas atrações direcionadas podem ajudar a compor o melhor dia do ano! As brincadeiras de Páscoa a seguir são para isso e fáceis de fazer.

brincadeiras de Páscoa com garrafa pet

Criando cestas de páscoa com garrafa PET

A arte de recicla conquista pequenos e adultos facilmente, deixando uma bela mensagem sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. A casa cheia no feriado familiar pode ser inspiração para as crianças aprenderem a como um plástico pode ter um segundo uso por meio do artesanato com reciclagem.

Os mirins adoram esse estilo “faça você mesmo” e aprender coisas novas, por isso podem gostar de brincadeiras de Páscoa com garrafas pet. Com elas dá para construir coelhos, cestinhas e porta lápis.

Você vai precisar de:

  • Garrafas pets vazias e limpas
  • Eva;
  • Tesoura;
  • Fita adesiva;
  • Cola;;
  • Pedacinhos de tecido.

Os convidados a participar da mini oficial de artesanato com PET devem ser livres para criar um coelhinho de sua preferência. Precisam, entretanto, de supervisão para manipular tesoura adequadamente e não estenderem a brincadeira para algo perigoso.

brincadeiras de pascoa pintar os ovos

Decorando ovos de páscoa

Entre alguns povos os ovos de Páscoa não são de chocolate. São ovos de galinha mesmo decorados pelos membros da família e exibidos no dia do feriado decorando a mesa e outros pontos importantes da casa. Em alguns países eles são presenteados a amigos queridos e parentes, assim como os brasileiros fazem com os ovos de chocolate.

A decoração dos ovos de galinha (ou outro animal de sua preferência) pode ser feita na manhã do feriado com crianças e a supervisão de adulto. Para isso você vai precisar de:

  • Pincéis;
  • Tinta de tecido ou tinta à óleo – a aquarela infelizmente não funciona;
  • Aventais de pintura para não estender a brincadeira à roupa.

Reserve um espaço em uma mesa, no terraço ou na sala para as crianças poderem desenhar sem danificar os móveis.

Pinhata (Cabra Cega)

Em todos os dias do ano e em todos os feriados a pinhata funciona. Conhecida em alguns estados como Cabra Cega, a diversão consiste em bater em um  bater em um balão colocado no teto até ele estourar. O conteúdo é composto por doces e todos os tipos e quando estoura o balão é uma festança! As crianças podem pegar tudo e quando mais pegarem melhor!

Nas lojas de produtos para festa há lindos modelos de Pinhata (‘piñata’ é a grafia original em espanhol) em formato de coelho de páscoa.

Pintando coelhos

Procure por desenhos de Páscoa online, imprima um por folha. Caso a quantidade de visitantes seja numerosa será mais econômico copiar(xerox) ao invés de imprimir todos. Una alguns lápis de cor, hidrocor, giz de cera ou ainda tinta aquarela, coloque em alguns potes e distribua entre as crianças. Agora eles são livres para colorir como desejarem.

Para deixar a brincadeira divertida ao extremo faça as crianças se esforçarem na composição de cores e tons porque haverá um concurso ao final. Quem ganha deve ser premiado com algum brinde!

brincadeiras de pascoa caça aos ovos

Caça aos ovos

Esta é uma das brincadeiras de Páscoa mais conhecidas e reproduzida em filmes.

O funcionamento é bem simples: ovos de chocolate devem ser escondidos em diferentes pontos da casa (ou jardim). Em um determinado período de tempo as crianças serão encorajadas a procurar os ovos. A melhor parte é que quem encontrar ganha o ovo! Quanto mais encontrarem melhor!

Bingo de Páscoa

Bingo sempre é divertido e pode ser uma das brincadeiras de Páscoa para crianças e adultos participarem juntos. Quem não curte uma brincadeira de pais e filhos, não é mesmo? Diversão garantida!

Em um programa de edição de imagens simples (o Paint pode te servir muito bem) crie cartelinhas de bingo divertidas com símbolos da páscoa. Poucos quadradinhos para ser uma brincadeira rápida, com cinco ou seis símbolos. Desenhe os mesmos símbolos em outra folha, imprima e coloque dentro de um saco.

Um adulto será o responsável por tirar de dentro da sacola os símbolos da Páscoa. As crianças devem marcar em suas cartelas e quem finalizar primeiro ganha!

brincadeiras de pascoa fazendo ovos

Fazendo ovos de chocolate

brincadeiras de pascoa colheita

Tem espaço na cozinha e quer ensinar as crianças como se faz um ovo de chocolate, o principal doce do evento? Então compre forminhas, separe um pouco de chocolate e faça o passo a passo com eles. O chocolate para fazer o ovo, entretanto, é quente, então é melhor mostrar apenas um e deixar os demais prontos.

A parte das crianças na fabricação dos ovos fica em decorar. Eles devem encher de docinhos, colocar o recheio pré pronto (pode ser de brigadeiro, de queijinho, de côco e afins), encher com granulado e itens afins.

Acerte o rabo do coelho

Coloque na parede um desenho grande de um coelho sem rabo. Na mão de um dos convidados deve ficar o rabo do coelho com um ímã ou um acessório adesivo na ponta. Os olhos do participante devem ser vendados. Ele deve ser guiado pelos demais convidados para encaixar o rabo do coelho no lugar correto.

Para deixar tudo ainda mais divertido uma dica é separar os pequenos em equipe. Quem encaixar primeiro o rabo no lugar correto ganha!

O que é o que é?

As crianças conhecem mesmo todos os símbolos da Páscoa? E se você apenas listas as características, elas conseguem adivinhar? É só testar!

Em voz alta um adulto deve citar entre dois e cinco pontos de um objeto ou um animal. Todos ao redor sentados devem tentar adivinhar e ganha um brinque quem acertas. Uma das brincadeiras de Páscoa mais simples e fáceis de organizar!