CANTINHO DA LEITURA: dicas, modelos e como fazer!
O cantinho da leitura é um espaço especial que além de fazer parte da decoração ainda é um grande incentivo para estimular as crianças desde pequenas a embarcarem no universo dos livros. E se você tem dúvidas de como montar este espaço, é só ficar de olho nas dicas do post.
Dicas para montar um cantinho da leitura
- Claridade
É impossível querer estimular a leitura em um local com pouca iluminação, e isso pode ser até prejudicial para a visão. Então, na hora de escolher o espaço é ideal valorizar um ambiente que tenha boa luminosidade, e caso a entrada de luz não seja natural, a dica é investir em iluminação artificial com lâmpadas e luminárias.
- Silêncio
O ato de ler exige concentração e para isso é preciso instalar esse espacinho em um local silencioso. Não dá para competir com a TV, então, fuja deste tipo de ambiente e escolha um local sem a interferência de barulhos e ruídos.
- Estantes
Pensando no espaço da leitura infantil é preciso deixar tudo ao acesso das crianças, inclusive as prateleiras, afinal a ideia é que o ambiente seja projetado para que os pequenos possam ser estimulados. Para isso, coloque os livros em alturas que as crianças possam alcançar sem a necessidade de um adulto por perto.
- Conforto
Não dá para passar muito tempo em um local desconfortável, e isso pode até desestimular o hábito de ler. Para incentivar, crie um ambiente com almofadas, sofás ou um colchãozinho. A ideia é que o local passe esse conforto desejado e que isso ajude a prolongar o tempo de leitura.
Modelos de cantinho de leitura
Em casa
Olha que charme a decoração deste espaço para leitura. Aqui o cantinho esquecido do ambiente ganhou paredes decoradas em cinza e branco, almofadas tipo futon, prateleiras baixas e repletas de literatura infantil, e um pendente rebaixado para aumentar a luminosidade do espaço.
Aqui a inspiração é de um espaço criado no quarto infantil masculino. O espaço para estudos conta com uma escrivaninha, cadeira e uma estante de livros. A decoração deste cantinho segue as mesmas cores do restante do ambiente – branco, vermelho e azul.
Ah, e não é porque seu filho ainda não é alfabetizado que este espaço não possa existir. A leitura pode começar pelos pais ainda durante a gestação, e depois de algum tempo as crianças podem ser incentivadas a folhearem os livros e isso vai auxiliar no desenvolvimento e até no ato de incentivar a imaginação dos pequenos.
Uma ideia para criar um espaço infantil é fazer um cantinho de desenvolvimento como esta proposta. Aqui o espaço reúne escrivaninha, prateleiras com livros e materiais para desenhar. O ambiente decorado com cores vivas é estimulante para a criatividade.
A leitura tem a capacidade de mexer com o imaginário, e você pode dar um incentivo a mais criando um espaço como uma cabaninha. Assim a criança já vai se sentir em um espaço novo, que pode ser feito até mesmo dentro do quarto.
Falando em cabaninha, neste projeto o quarto ganhou uma tenda super fofa com um colchão e várias almofadas, o que deixa o espaço bem aconchegante. Logo ao lado as prateleiras baixas com livros deixam tudo ao alcance das crianças.
Se a ideia é fazer um cantinho da leitura barato esta inspiração é ótima. Para reproduzir a ideia é possível dar cor nova aos móveis e colocar algumas almofadas coloridas para complementar a decoração e o espaço já fica pronto.
O vão embaixo da escada também é um ótimo espaço para transformar em uma biblioteca infantil. Aqui a ideia foi de usar um sofá futon com almofadas, valorizar a iluminação, colocar estante de nichos para os livros e usar um adesivo de parede para decorar o ambiente.
Aqui a proposta foi investir na decoração com reaproveitamento. E para isso, os pallets foram pintados e com almofadas transformaram-se em um sofá no canto. Os caixotes de madeira também ganharam cor e novo uso, e foram transformados em estantes para livros.
Mais uma ideia para decorar com reciclagem o quarto infantil, aqui o projeto transformou pneus velhos em poltronas para leitura. As almofadas deixam o espaço mais aconchegante e na parede há estantes com livros.
Se a ideia é ter um espaço criativo e aconchegante, não é preciso muito; e é exatamente isso que este projeto mostra. O puff já no cantinho do quarto é aconchegante e ótimo para sentar-se durante a leitura e ao lado a prateleira de livros deixa o espaço ainda mais acessível para as crianças.
Mais fotos
Em sala de aula
A estimulação também pode acontecer na escola, e com algumas ideias simples é possível transformar um cantinho da sala de aula em uma área aconchegante com livros e assentos.
O cantinho da leitura simples é bem fácil de recriar. Faça um mural para definir que aquele espaço é destinado ao silêncio e a concentração e deixe várias almofadas disponíveis para que as crianças possam escolher onde vão sentar-se.
Mais uma ideia boa para criar este espaço em sala de aula é esta proposta. Aqui o tapete no chão delimita a área e deixa o ambiente aconchegante. Para completar, algumas almofadas e estantes e caixotes com livros.
Neste projeto o tapete de EVA recobre o chão e com algumas almofadas deixa o espaço confortável para os pequenos. Logo ao lado as estantes baixinhas e cheias de livro permitem que as crianças possam escolher o que vão ler.
A ideia deste espaço na sala de aula é de usar um tapete no chão para que as crianças não fiquem em contato direto com o piso frio, e as almofadas de centopeia deixam o lugar criativo e confortável.
Mais fotos
Como criar um cantinho da leitura – passo a passo
https://www.youtube.com/watch?v=8JLgeeWvUkM
Agora que você já tem todas as dicas de cantinho da leitura, é hora de separar um espacinho e transformar o ambiente com as ideias do post para incentivar o desenvolvimento e conhecimento infantil.